25 julho 2018

Livros que eu gostei no passado mas que hoje não gostaria tanto assim

Eu confesso que sou bem boazinha com as notas que dou aos livros que leio, diferente da Tami do Meu Epílogo que falta massacrar quando um livro não a agrada (brinks, relaxa!). Mas enfim, estou aprendendo com ela e percebi que no passado eu dava nota boa pra livro que não era tudo isso pra mim e então resolvi desabafar e contar pra vocês alguns dos livros que eu fiz exatamente isso e que hoje com certeza eu mudaria minha opinião.


Todo dia - David Levithan

Agora que o filme saiu, todo mundo está comentando sobre essa obra do Levithan, e eu li ela no ano passado por causa de uma indicação que me fizeram. Falaram que o livro era tão bom que eu ia me encantar horrores com a história, e eu demorei tanto pra ler depois que comprei que quando finalizei a leitura eu realmente gostei da obra. É um livro que traz ensinamentos? Com toda certeza, mas nem de longe algo memorável. A escrita do Levithan é muito parada, coisa que me incomoda e não tem nenhum grande acontecimento na narrativa. Eu dei nota 4 mas daria um 3 fácil fácil hoje em dia.

Lembra de mim? - Sophie Kinsella

Esse livro é o que eu menos gosto da Sophie mas dei nota boa no Skoob e não sei porque direito. Eu me decepcionei com o tipo de história, não era bem o que eu estava esperando e até aceitei as justificativas da personagem para trair o marido, mas isso me incomoda e isso pesa muito hoje em dia quando lembro a história.

A era de ouro do pornô - Zeka Sixx

Essa foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada. Tem que ter certo estômago pra ler algumas coisas aqui e eu achei a proposta do autor muito peculiar. Definitivamente gostei da obra, ela não é horrível como alguns livros assim mas não é tudo isso que eu achava na época que li. Agora com um senso mais crítico, consigo ver algumas falhas que teriam mudado minha opinião.

Simplesmente acontece - Cecelia Ahren

Eu adorei o filme desse livro e quando fui ler a obra, eu fiquei encantada de fato, mas é uma obra que se arrasta demais, demora pra acontecer as melhores cenas e eu relevei isso quando fui dar a nota. Mas o livro não é tudo isso, eu admito que prefiro o filme.

As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

Outro livro que eu prefiro o filme que o original... Eu achei a narrativa do livro muito esquisita, o Charlie não é um protagonista tão simpático como as pessoas dizem, ao menos eu achei. É claro que ele sofre uma depressão após a morte do amigo, mas a escrita do autor é arrastada e ás vezes achava que o protagonista divagava demais em alguns momentos. Sabe quando você tá lendo os pensamentos de uma criança com idade mental de 5 anos? Essa é a impressão que eu tinha. Mas assistam o filme, ele é maravilhoso!

O coração do Leão - Mia Sheridan

Eu gostei do livro mas teve várias situações que eu tive que relevar pra conseguir dar nota 4 pra ele. Pra mim não é o melhor livro da série, mesmo com as incontáveis opiniões diferentes.

Estas foram minhas escolhas mas tem mais livros, então vou fazer outro post assim. Eu percebi  também que preciso ser mais crítica ao invés de passar a mão na cabeça de alguns autores e aceitar a obra haha e vocês, o que acham das minhas escolhas?

Postado por Mika Caetano

20 comentários:

  1. Olá!!
    Eu não gosto muito de reler livros, então, acho que vou ficar sempre com essa curiosidade, mas provavelmente vários livros que marquei como favoritos anos atrás não seria tão bons assim hoje... e acho que A Era de Ouro do Pornô também entraria pra lista.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mô
      Quando a gente vai mudando a gente vai refinando os gosto né, por isso a opinião muda.

      Excluir
  2. Meia-noite e meia praticamente e eu dei uma gargalhada aqui na cama! Hahahaha
    Aiii amiga, sou dessas, não passo a mão na cabeça de ninguém, mas sou muito justa e sincera! Hahahahaha
    Dentre todos os livros que você mencionou não cheguei a ler nenhum, mas comecei Todo Dia justamente por conta do bendito filme... e tenho que concordar com você a respeito da escrita do autor, chegava hora que me dava sono, por isso voltei ele pro "quero ler" e tentarei fazer a leitura em um outro momento.
    Obrigada pela homenagem! Hahahahaha <3


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami
      Jamais será esquecida aqui no blog ahsuahsa mas vou tentar ser mais crítica mesmo assim. Levithan tem uma escrita meio fraquinha, traz muitos questionamentos mas não cativa tanto. Eu li o livro em um dia, mas demorei uns 4 meses pra conseguir pegar e tomar coragem pra ler.

      Excluir
  3. Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu tenho tanto medo de desgostar dos livros que amava no passado que, por esse motivo, nunca vou reler :P ASUHUHASUHASUHASUHAS
    Hoje em dia eu não suportaria a trama de vários yas/fantasia-adolescente que eu lia uns anos atrás, então prefiro guardar na memória e no coração como uma lembrança feliz.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise
      Eu não releio os livros mas lembro das tramas e fico pensando "Cara, como eu gostava disso?", aí nasceu o post haha

      Excluir
  4. Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Eu derramo em minhas resenhas o que eu senti no momento que li o livro. Então, não corro esse risco de mudar o sentimento no caso de uma releitura. Dizem que se lermos o mesmo livro em idades diferentes, teremos opiniões diferentes, pois somos pessoas diferentes. Eu já fiz essa experiência e comigo, o que aconteceu, foi que percebi coisas que não tinha percebido antes. Como só releio livros que amo, dificilmente irei desgostar deles, risos.. Eu já li comentários sobre a escrita da Cecilia, tipo livro muito parado. Acho que por isso nunca li nada dela. Mas gostei do filme também. Todo Dia coloquei na lista por causa do filme, que pena que a leitura é lenta. Talvez seja esse o motivo de alguns livros funcionarem melhor no cinema, por serem mais dinâmicos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila
      Eu acho que a gente vai criando mais pensamento crítico, eu não releio obras mas lembro bem de algumas e vou pensando que no fim, não gostava tanto delas assim, então é mais uma epifania do que qualquer coisa.

      Excluir
  5. Oi, Miriã!

    Eu também penso em livros que gostei no passado, mas que hoje eu não iria gostar tanto, porém, acho legal, representa uma evolução da gente como leitor, não é?
    Eu adoro As Vantagens de Ser Invisível (mas nunca assisti o filme), no entanto, gosto dele ao todo, porque como você, no início eu me irritava muito com o protagonista, por justamente parecer uma criança (você é a primeira pessoa que fala o que eu penso sobre isso), mas no fim, num conjunto todo, eu gosto da obra, todavia, o protagonista pode ser realmente irritante.
    Adorei a lista, Miriã porque é legal pensarmos em livros do passado que provavelmente não iriamos gostar hoje – já estou olhando os meus...

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi
      Já vi outras narrativas assim e eu me incomodei muito, que nem em O lado bom da vida. Parecia que eu estava lendo os pensamentos de uma criança e não de um adulto, não sei porque.

      Excluir
  6. Tem livros que eu releio mas sinto aquela emoção de quando li a primeira vez, já outros me dão um sentimento diferente, que agrega nas coisas boas, mas é bom selecionar alguns que não leria novamente pra não gerar outra impressão sobre ele e tirar aquele encanto. Gostei do seu post.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque
      Tem livros que não dá pra reler mesmo porque a gente mudou tanto que acaba odiando algo que antes era bom pra gente.

      Excluir
  7. Queria ler "Lembra de Mim?" da Sophie, mas desanimei depois desse post, haha. Porém, quanto "As Vantagens de ser Invisivel" e "Simplesmente Acontece", são dois livros que eu nunca tive vontade de ler, e seu post só arraigou ainda mais essa convicção em mim. Ainda quero ver os filmes, mas, quanto aos livros, não.
    Super apoio um segundo post desse tipo! Até hoje não me lembro de nenhum livro que eu tenha lido e depois mudado de ideia, acho que eu sou como a Tami, já saio massacrando os livros que eu não gosto, hahaha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie
      Pode ler Lembra de mim?, eu não curti tanto mas tem gente que adorou. Esses dois livros são melhor ver o filme, você não perde nada.

      Excluir
  8. Oi, Mika!
    O único livro que li da sua lista é O Coração de Leão e eu gostei bastante dele. Apesar de ter achado o lance da tatuagem bem brega haha ainda assim gostei. Não é o melhor, mas se lesse de novo, não acho que iria odiar ou gostar menos. O bom é que eu nunca releio um livro, então a decepção da expectativa não acontece hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari
      Eu morro de preguiça de reler livros, tem alguns específicos que li porque gosto e sempre me impressiono cada vez mais com eles, mas eu não curti tanto esse livro, achei bem fraco.

      Excluir
  9. Olá, Miriã.
    Estava pensando nisso hoje, sobre como eu amei algum livro antigamente e hoje acho que nem leria. Mas diferente de você eu não mudaria minhas notas porque foi o que senti lendo ele no momento. Dos citados eu li Todo Dia, Lembra de Mim? e As vantagens de ser invisível e todos eles eu amei e leria hoje hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil
      Que bom que você curtiu as leituras! Eu mudaria porque como disse, sou bem "boazinha" e ás vezes isso reflete muito na nota que dou, que pode não ser sincera.

      Excluir
  10. Olá Mika, como vai?
    Eu sou completamente apaixonada em As Vantagens de Ser Invisível, sinto muito por você não ter gostado tanto. Eu amo o livro e o filme dele, e eu vivo relendo ele. Acho que ele é o único da sua lista que eu já li, Simplesmente Acontece você acabou de me contar que há um livro (só conhecia o filme) haha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria
      Eu não curti a escrita, achei bem chatinha mas amei o filme, é muito bom. Não acredito que você não sabia!!! Como assim? haha

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤