31 outubro 2018

Parceria com autor nacional ainda vale a pena?

Nós blogueiros literários temos um grande papel nas divulgação de lançamentos de livros, principalmente os nacionais, já que estamos influenciando outras pessoas a comprarem aquele tipo de conteúdo. Sendo assim não é a toa que muitos autores tem investido nas parcerias com blogueiros para alcançar um público maior de leitores. Nada de estranho até aí.

Eu sempre fiz parcerias com autores nacionais, alguns que eu só ouvi falar uma vez porque me enviou um e-mail perguntando sobre a parceria (e nunca mais contatou o blog a propósito) e outros que eu tenho um contato maior, que sempre enviam materiais de divulgação, atualizam sobre seu trabalho. Quando um autor se preocupa em firmar essa relação é óbvio que queremos estar a altura dela, e por isso sempre nos empenhamos pra cumprir prazos e sermos sinceros nas resenhas.

Eu não vou ser hipócrita e dizer aqui que eu sempre fui 100% dedicada as parcerias. Teve autores que cederam seus livros pra resenha que até hoje eu não li, não por falta de vontade ou interesse, mas simplesmente porque a leitura não fluiu pra mim, o que me leva a questão do abandono literário. Como vocês bem sabem eu não sou do tipo que insisto em uma leitura que não sai do início, e com as parcerias não é diferente. É claro que eu me empenho mais em ler as histórias, afinal, elas foram gentilmente enviadas para uma resenha, mas ás vezes simplesmente não rola. Não é por preguiça ou falta de educação, só que nem sempre a gente consegue engolir algumas histórias. Por isso eu não faço parcerias com autores do gênero suspense, fantasia, terror e biografias, porque não me desce. Eu sempre tento ser sincera com os meus parceiros quando isso acontece, mas será que eles conseguem entender o nosso lado?

Assim como há vários livros bons no mundo há também histórias ruins, infelizmente. O fato de um autor ser parceiro de um blog não isenta ele de entrar nessa porcentagem de histórias que infelizmente não dão certo. Eu entendo que é difícil escrever um livro mas não posso deixar de afirmar que somos seres humanos, temos gostos diferentes e histórias que podem funcionar com uma pessoa talvez não funcione com outras.

Onde eu quero chegar com isso? Já vi muito na blogosfera algumas pessoas reclamando sobre as parcerias, principalmente porque alguns autores não reconhecem nossos trabalhos e não nos apoiam principalmente quando emitimos opiniões negativas de seus livros. E comigo não foi diferente. Já aconteceu deu ler uma história muito divertida, ter super elogiado um autor mas entrar nas redes sociais dele e descobrir ele falando mal de outra colega da blogosfera porque ela não gostou do livro dele. A admiração que eu tinha por essa pessoa ruiu na hora. 

Recentemente aconteceu deu ter postado uma resenha de um livro (relativamente bom já que dei nota 4), mas com ressalvas. O fato deu ter dado minha opinião com essas ressalvas acabou resultando na indignação desse autor. Espera aí, não era pra ser uma resenha crítica? Se não for pra darmos nossa opinião sincera sobre uma obra, é melhor não dar do que ficar inventando elogios falsos só pra ajudar a vender exemplares. Eu acho que todo mundo tem sua própria experiência e nem todo livro é 100% perfeito, então porque não aceitar as críticas como algo a ser analisado e futuramente melhorado ao invés de achar que são ofensas?

Óbvio que eu fiquei super chateada com a postura do autor, inclusive tirei a resenha do ar e sinceramente não quero mais ler outro livro dele. O que me leva a questão: Parceria com autor nacional ainda vale a pena? Depende. Depende de quem é o autor, se ele tem ética, se ele é realmente parceiro, se ele te respeita e aceita sua opinião. 

Apesar das experiências negativas eu acho que tem muitos autores que valem a pena a gente conhecer, não podemos generalizar todos. Os autores nacionais precisam sim da nossa ajuda pra divulgar seu trabalho, mas eles também precisam entender que nós também precisamos de ajuda. É uma parceria, e não acho que só um lado deveria ser beneficiado.

Eu fico muito feliz com os autores que o blog tem parceria, aqueles que já encerram elas conosco e as próximas que virão, mas fica o alerta pra nós blogueiros que não devemos influenciar nossa opinião sobre um trabalho só porque temos medo de expor as partes ruins dele. Somos formadores de opinião e querendo ou não nossos seguidores compram elas, por isso sejamos mais verdadeiros e críticos. 
Obrigada!

12 comentários:

  1. Oi, Mika!
    No começo do blog, eu achava muito legal ter parcerias com autores nacionais e sempre queria novas. Porém, ao longo desses anos, percebi que é uma coisa muito mais delicada do que só receber livros e resenha-los. É necessário todo um cuidado quando a crítica é negativa, principalmente porque alguns autores não aceitam esse tipo de comentário. Hoje, eu só faço parceria para ler livros que eu acho que combinam comigo ou que eu acho que vou gostar.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. É pelos motivos citados acima (e outros) que não faço parceria com autores. Tenho um Instagram literário grande e isso chama bastante a atenção de autores, que sempre me enviam propostas para parceria... Mas não vejo vantagem em apenas aceitar um livro em troca de divulgação/crítica/analise/resenha/etc, pois isso ajuda somente um lado da história, o do autor. Eu como criadora de conteúdo nada ganho em divulgar um livro para os meus seguidores em troca de apenas um livro (que eu nem queria ler)...

    É uma questão bastante polêmica. O melhor seria estipular um preço para divulgação, dessa forma o criador de conteúdo e o autor ganham... Mas isso acarretaria em uma crítica genérica e muitas vezes falsa, ou mesmo em uma briga com o autor por divergências, fazendo com que a pessoa mais importante de todas, o leitor, seja enganado e prejudicado...

    Enfim, é por essa razão que até hoje só recusei pedidos de parceria com autores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi! Tudo bom?
    Como blogueira e como autora eu entendo totalmente os seus dois pontos. Essa coisa de se deixar influenciar na hora de fazer resenha é um problema e eu acho certíssimo que a opinião seja imparcial. Tu tá fazendo uma crítica de acordo com a sua experiência de leitura; se ela foi ruim, tem que ser expressada como tal. Já vi muuuuito autor fazendo feio nessa questão de 'ai mas porque criticou meu livro quando eu cedi ele de graça!!!' como se a gente estivesse pagando favor na hora de resenhar.
    Sua liberdade de expressão deve ser respeitada. Tendo respeito, nunca me importei em ler críticas e também não me sinto culpada de fazê-las. É uma forma de crescer profissionalmente.
    Adorei o texto.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Miriã.
    Hoje me dia só tenho parceria com quem eu quero muito ler o livro ou com os que já são parceiros a bastante tempo. Acho parceria uma via de mão dupla e já tive parceiros no blog que nem apareceram para comentar a resenha. E já passei por isso que você passou, dei nota quatro e a autora veio brigar comigo no face. Nunca mais li nenhum livro dela. Não somos obrigadas a gostar só porque é de parceiro. E ainda mais que prezo pela sinceridade seja ela onde for hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mika!
    Esse tema é polêmico.
    E eu estou dos dois lados dessa história, porque tenho blog literário e sou escritora.
    Eu sempre tento ter em mente que eu não vou agradar todo mundo com meu livro e é claro que a gente não gosta de uma resenha ruim e que a gente fica baqueado, mas, paciência, é a vida. Inclusive algumas amigas minhas bem próximas já falaram mal do meu livro, mas nem por isso acabou a amizade nem nada do tipo.
    E eu sempre tento ser o mais sincera possível e não gosto muito de fazer parcerias com autores nacionais porque todas as vezes que fui sincera negativamente sobre um livro assim (inclusive não parceiros, livro que eu li porque quis), fui esculhambada, que não tenho coração, que sou um ser humano horrível, que quem escreveu tem depressão e vai querer se matar por causa do meu comentário. Enfim, por isso eu evito.
    E sei que tem muito livro brasileiro bom, mas prefiro ler por conta própria.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi! Hoje em dia é muito difícil fazer parceria com autor nacional justamente pra evitar a fadiga, mas acho que alguns ainda sabem lidar com as criticas. Muito chata essa situação que vc passou, sinto muito!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Miriã!
    Eu tbm penso nessas questões sabe...
    Ultimamente tenho evitado fechar parcerias com editoras ou autores pq tbm já tive meus problemas...
    Mas especialmente no caso da literatura nacional, acho muito importante apoiar, e eu realmente tenho prazer em descobrir ótimas obras nacionais. Mas acho q os autores deveriam sim entender as críticas construtivas e as questões de gosto pessoal.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi,
    Eu vou te falar que estou negando mais parcerias exatamente por isso. Acho que não é todo mundo que tem maturidade para lidar com críticas e eu também desanimo MUITO quando a leitura não flui. Ai não sei o que faço, resenha negativa ou fico quietinha?
    Eu, pessoalmente, gosto muito de ler livros nacionais e gosto do contato com os autores, mas costumo ficar naqueles que tenho certeza que não vão me decepcionar, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo, que chato essa situação :/
    Gostei muito das sua palavras.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    No inicio do blog tive vários autores nacionais parceiros. Hoje em dia não mais, um que outro. E tem alguns que resenho pq eu quero sem parceria como a Pah uma blogueira amiga querida que publicou livro, a Pam Gonçalves, a Babi, Victor Martins, dentre outros.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiiee Mi

    Concordo PLENAMENTE com tudo o que você disse, eu ainda não tive experiências negativas com meus parceiros, na questão de me criticar, caso eu fale de algo que não gostei na leitura, mas é claro que já rolou aquela falta de no minimo um "obrigado(a)". Eu jamais leio algo, que não tenha me despertado o interesse e quando não quero ler o livro, ofereço ao autor que me mande o material para divulgação (e acho isso super válido para eles). Agora caso uma parceria não seja reciproca, marco o autor no caderninho negro do ranço hahahahaha. Até hoje eu só tive uma critica de uma autora que ficou surtada ao ler a minha resenha negativa, e nem era minha parceira, hoje passo longe de seus livros devido as atitudes que ela teve na época. Como você citou, somos formadores de opinião, e sendo respeitosos não vejo nada de errado em fazer uma resenha negativa, até mesmo porque a liberdade de expressão existe para isso.

    SEU TEXTO TÁ FENOMENAL!!

    Bjokas

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii Mika

    Eu tive algumas decepcões com autores nacionais, infelizmente. E por essas más experiências ja decidi que não farei mais parceria. Já teve autor que fiz a resenha e nem um feedback, nem um obrigado. Já teve autores que não gostaram de uma critica construtiva e encararam mal e teve autora que veio e falou comigo e depois simplesmente sumiu, sem dar satisfacão e nem nada, poxa achei isso chato porque eu não faria com a pessoa. Depois disso decidi parar com parcerias com autores, tava mais dor de cabeca que satisfacão, ainda assim sempre que posso e encontro algum livro interessante divulgo no blog, sem nem esperar parceria. Hj em dia confesso que só leio livros de amigos, pessoas que sei que vão respeitar a minha opinião a respeito de suas obras, mas como conheco poucos do meio a minha lista está bem reduzida. Fico feliz em saber que as parcerias que vc mantém estão sendo proveitosas, espero que vc continue tendo experiências boas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤