07 novembro 2018

Como colocar textura/imagem no texto usando Pixlr Editor

Oi gente! Vocês perceberam que eu mudei o header do blog e deixei ele com um efeito em aquarela? Pois então, demorei muito pra conseguir fazer isso. Há meses que eu queria fazer algumas mudanças no efeito dos textos do cabeçalho do blog mas eu não sabia como, até porque a maioria dos tutoriais ou são complicados de entender ou precisam do Photoshop, algo que eu não disponho.

Mas hoje, pelo poder de Deus, eu encontrei um tutorial em espanhol que me explicou como fazer isso de maneira fácil e rápida. O pessoal faz parecer que é um bicho de sete cabeças mas não é! Você paga designer pra mexer nisso sendo que você mesma pode fazer, então resolvi fazer meu próprio tutorial pra ajudar vocês. Vai ficar um pouco grande porque vai ser bem explicadinho pra não ter erro, mas qualquer dúvida, só falar.

Primeiro, vamos entrar no site do Pixlr Editor, que tem as mesmas funcionalidades que o tal photoshop (ou quase!). Ele dá um erro se você não tiver o Adobe Flash no computador, mas é só seguir as recomendações do site que ele abre tranquilo.

Antes de tudo é necessário que você já tenha no computador uma font em mente para usar e também uma imagem de textura ou qualquer outra coisa que você queira pra colocar dentro da font, ok?

Assim que abrir o site você clica em 'Open image from computer', que vai abrir uma aba para você escolher a imagem que quer que apareça na font (textura/aquarela/geometria).
Como podem ver eu escolhi essa preta e branca para fazer o efeito. Assim que você escolher qual imagem você quer, clique em 'Abrir' que ela vai aparecer na tela inicial do programa. Então você clica na opção de 'Texto' que é esse A que aparece na imagem abaixo. Ele vai abrir essa segunda aba pra você digitar o texto que você quiser. Escreveu? Então aperta OK.

OBS: É importante que a imagem que você escolheu antes seja de um tamanho bom para que o texto não ultrapasse a extremidade dela, ou senão você precisa alterar o tamanho da font. No caso vai ter que diminuir para que o texto caiba na imagem. Deu pra entender, né?
Dica: Com a ajuda da seta (indicada em vermelho abaixo) você pode posicionar o texto pra onde você quiser que ele fique na imagem. 
Feito isso, você vai clicar nesse quadradinho chamado Toggle Layer settings (pode clicar duas vezes se ele não abrir a caixa de diálogo).
Vai aparecer a caixa de diálogo e na parte de Mode, você vai colocar a opção Alpha.
Automaticamente a letra vai se misturar com o texto, como vocês podem ver. 
Só que ele vai ficar com o fundo preto, e para tirar isso e deixá-lo transparente, é necessário que você clique com o botão direito encima do layer onde você escreveu o texto. (Como eu escrevi Livros, o layer terá o nome de livros). Vai aparecer uma caixa de diálogo e você vai clicar em 'Flatten Image'.
Pronto, agora o fundo está transparente! Você só precisa cortar o texto da imagem usando a ferramenta de corte, lembrando que precisa cortar nas extremidades certinho senão vai aparecer a imagem do fundo nas extremidades da transparência. 
Agora é só dar Enter e depois clicar em File lá em cima, e salvar o arquivo em PNG. 
Pronto gente, acabou! Enfim, espero que se caso vocês tentarem dê tudo certinho, mas qualquer coisa é só falar comigo que a gente resolve as tretas. Espero que tenham gostado!

5 comentários:

  1. Olá!
    Eu sou a louca dos tutoriais, adoro aprender as coisas e quando eu posso usar no blog me cativa mais ainda. Te falar que eu não conhecia essa editor, mas depois desse tutorial com certeza vou baixar e explorar ele.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  2. Ai, Mika, sou TÃO burra nessas coisas!
    Hahahahaha
    Não consigo nem com tutorial altamente explicativo.
    E desse editor eu nunca ouvi falar, mas é bom sempre conhecer.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu sou muito zero a esquerda quando se trata de edição. Malemá sei fazer aesthetic, mas ainda prefiro usar o Power Point porque sou preguiçosa pra mexer no Photoshop ASHASUHASUHASUHUHASUHAS
    Sempre que envolve montagem mais complicada eu peço socorro pra Bibs, como seria o caso dessa aquarela.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise
      Eu também não sabia mexer em nada mas fui pesquisando, vendo tutorial e hoje em dia só não faço layout porque não sei programar haha

      Excluir
  4. Olá, Miriã.
    Nem com esse tutorial super explicadinho eu me arrisco. Sou muito ruim nesse negócio. E mal sei mudar o tamanho das imagens que coloco na postagem hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤