Capítulo Treze

books and geek world

Mika
Oi gente! Aqui quem fala é a Mika. tenho 22 anos e estou terminando o curso de Administração da UnB (amém!). Eu adoro livros, especialmente os romances. Amo me perder nas histórias acompanhada de uma boa xícara de café.

4 motivos para você começar a ler livros eróticos

Eu tenho certeza que muita gente leu o título desse post e já revirou os olhos, mas calma lá! Dê uma chance deu primeiro me explicar. Acho válido cada um ter sua opinião acerca do livro e do gênero que quiser, afinal, gosto é gosto e isso não se discute. Mas indicar um livro de um gênero que você não curte tanto assim também não faz mal. Como uma amante dos eróticos, que por sinal eu mesma crítico muito, hoje trago quatro motivos para você começar a se interessar por livros do tipo.

  • Perder o preconceito 

A coisa mais óbvia que eu vejo muito sobre os eróticos é que há muito preconceito em relação ao gênero. Seja porque o tema sexo ainda é um tabu, seja porque não é preferência de leitura de alguns, o fato é que muitas pessoas que não gostam de livros eróticos ou tem uma ideia totalmente exagerada do gênero, o que leva ao preconceito, ou teve uma experiência ruim com um livro e acabou julgando todo o gênero por isso, o que não é bom de nenhuma forma. Eu convido você então a abrir sua mente e dar uma chance, conhecer de fato o que é o erótico e se depois de tudo isso você ainda não curtiu, aí tudo bem. Mas ficar falando mal do que você não sabe ou pensa que sabe, já não é legal. 

  • Aprender mais sobre seu corpo e sobre sexualidade
Apesar de muita coisa ser exagerada nos livros eróticos, temos que concordar que o que vemos ali não é nenhuma mentira. Existe sim casais que gostam de BDSM, sexo anal, voyeurismo, golden shower, brinquedinhos sexuais, e tudo bem! Eles não são nojentos ou de outro mundo por assumirem seus gostos peculiares e o erótico ta aí justamente pra quebrar essa visão que a gente tem da sexualidade. Quando você lê um livro que fala abertamente sobre isso, você consegue se entender melhor, entender seu corpo e até mesmo descobrir gostos que antes você não conhecia. 

  • Mesmo com tanto livro ruim por aí, ainda sim existem os livros bons
Outra coisa que eu vejo muito nos eróticos são os enredos descabidos que gostam de forçar a barra com o leitor, o que acaba não cativando mas sim o cansando e assassinando a chance que o autor tem de mostrar o "diferente" para quem está lendo. Pra começar a ler erótico você precisa saber que entre 500 livros do tema, 450 são beeeeem ruins e provavelmente você vai acabar lendo vários. Isso é normal, afinal, não é todo mundo que consegue criar uma obra do tipo sem parecer forçada e excessiva demais. Mas acredite, tem autores que se preocupam com isso e acabam escrevendo livros ótimos como a Megan Maxwell, Nana Pavoulih entre outros. Simplesmente dê uma chance!

  • São livros divertidos e tem personagens gente como a gente
Eu não vou entrar no mérito dos personagens CEOs podres de ricos que do nada se apaixonam por alguma guria sem graça, mas a maioria das personagens femininas dos livros eróticos são muito gente como a gente. Quem nunca tentou arrumar o cabelo quando aquele boy gato passou do lado, ou que leu um livro romântico onde queria ser a protagonista? TODO MUNDO! Eu mesma queria que meu milionário já tivesse aparecido na minha vida, mas fazer o quê... O negócio é que os livros eróticos são escritos em sua maioria para nós mulheres e por isso eles encarnam tão bem como nós realmente somos. Personagens humanas que são inseguras em relação ao corpo, ao trabalho, seu potencial, ao amor. Mulheres divertidas que ou querem só se pegar com um cara ou focar nos estudos e em sua carreira. O legal é ver o desenvolvimento delas não somente na vida sexual, mas também nos outros atributos que prezamos tanto pra nós mesmas. Então apesar da maioria dos mocinhos serem boys lixos insuportáveis, as personagens femininas sempre nos representam bem e é legal ver isso em livros do tipo. 

É isso meninas! Espero que tenham gostado das dicas e tentem de verdade dar uma chance ao gênero, eu ficaria muito feliz. Se você já leu um erótico e não curtiu, te convido a tentar outra vez. Vai que não era o livro certo... Me contem a experiência de vocês!

POSTADO POR MIRIÃ MIKAELY



Comentários

  1. Oi, Mi! Tudo bom?
    Como todo gênero literário, os livros hot também têm muito a acrescentar de experiência de leitura e achei bem legal os pontos que tu levantou.
    Porém todavia entretanto, da minha experiência uma coisa que pegou MUITO em quase todos os eróticos que li foi a coisa do romance abusivo extremamente romantizado. É beeeeeeeeem comum no gênero e eu perco a vontade de ler sempre que vejo uma premissa de CEO e coisa do tipo porque o medo de ler abuso romantizado é gigante e eu não tenho mais paciência :P

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise
      Eu também já vi muito isso, é aquilo que falei, as autoras gostam de forçar muito a barra e acabam trazendo elementos na história que não concordamos. Eu ja abandonei muitos livros assim porque me cansam, mas sempre volto a ler porque sou apaixonada.

      Excluir
  2. Todo es genial! Tu blog es precioso, espero verte pronto por mi blog y saber tu opinión en mi último post! Feliz día! 💛💛💛

    ResponderExcluir
  3. Não é o meu tipo de livro. Até leio alguns quadrinhos com erotismo, porém este não é o foco da história, sabe? Esse é um dos meus problemas com os livros do gênero... Gosto de enredo, é isso que me envolve em um livro (ou quadrinho), os livros do gênero me parecem rasos demais, não me convencem.
    Outro motivo é justamente o fato de terem pouquíssimos livros bons de verdade e sinceramente, não tenho paciência para buscar um livro bom de um gênero que não me interessa.
    Mas para aqueles que curtem o gênero, só digo uma coisa: Se joguem! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora
      Quando não é o que a gente realmente gosta, não tem o que fazer. Há algumas histórias rasas, mas não acho que só porque o livro não tem uma filosofia gigante por trás que deve ser menos creditado que outro.

      Excluir
  4. Olha só, achei seus motivos bem convincentes :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo conceito sobre leituras sobre erotismos. Acho que as pessoas tem tanto preconceito devido ao título que acaba perdendo conteúdos muito bons!

    Beijos Pâm Sensato
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela
      Exatamente, acho que temos que ver além do que a gente supõe.

      Excluir
  6. Oi! Achei seu post maravilhoso, hoje em dia as pessoas mantém muito preconceito ainda pelo gênero erótico, e é como você disse, dentre 500 livros do tema, 450 podem se sair bem, por isso a importância de ler uma boa resenha antes, para que não se arrependa depois. Adorei sua página!
    Beijocas,
    Taynara Freitas
    https://adamadolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taynara
      As resenhas estão aí sempre para nos ajudar na hora de escolher o livro. Eu tenho várias experiências boas e ruins, mas nunca desisto.

      Excluir
  7. Olá, Miriã.
    Eu já li muitos livros do gênero e não tenho problemas com eles. Quando o livro tem história é claro, porque a grande maioria como você mesma citou são de livros bem ruins. Tem gente que acha que é só ficar descrevendo o ato sexual que já é uma história e a gente sabe que não é bem assim. Mas tem autores muito bons do gênero. É que no momento estou mais na pegada dos livros de suspense hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil
      Qualquer livro, independente do gênero, precisa ter conteúdo, senão simplesmente não dá certo. Queremos coisas de qualidade né Sil.
      Beijo

      Excluir
  8. Oi, Miriã!

    Também gosto de livros do estilo, concordo sobre ser bom até para conhecermos melhor nós mesmos, e não tenho problemas com as descrições, maaaas só não curto quando o livro é composto apenas disso, chega uma hora que o excesso enjoa, por isso costumo ler mais new adult do que erótico em si, que conta também com partes românticas, não apenas o sexo em si. Gostei da postagem!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi, adorei suas dicas. Eu particularmente sempre gostei de livros eróticos, sem preconceito e encontrei alguns muito bons no meio do caminho!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi,
    Acho que é exatamente isso: 'existem livros ruins, mas também existem bons'.
    Ter uma cena íntima na obra, não me incomoda, na verdade, às vezes até acho necessário para mostrar a ligação do casal, porém quando a autora só foca nisso e não desenvolve a personalidade e os sentimentos do casal, fica bem complicado concluir a leitura. E aí, infelizmente, os livros bons perdem público por conta desses ruins :(
    Ótimo post!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mi, como vai?
    Concordo, existem livros ruins, mas também há livros excelentes. Digo isso pois adoro o gênero e já perdi a conta da quantidade de livros assim que li. Por outro lado, também já li vários bem ruinzinhos e alguns que até me fizeram abandonar a leitura.
    Mas é um gênero muito bom com excelentes autoras. Acredito que a gente deve ser saber filtrar.
    Ótima postagem.
    Beijos! Dear Masen

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi :)
    Olha, juro que já tentei dar algumas chances ao gênero, mas ele não é pra mim. Fico super entediada quando estou lendo algum livro desse tipo, e até mesmo quando me deparo com cenas assim em livros do outro gênero. Eu ate leio, mas sabe quando você está lendo algo só por ler e sem prestar a mínima atenção? Pois bem, é isso que acontece comigo quando me deparo com algum livro do gênero rs. Mas acho que dá sim pra tirar bons proveitos e lições da leitura.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa
      Quando a gente tenta muito mas não gosta não tem o que realmente fazer. Eu gosto, por isso sempre leio, mas entendo quem realmente acha exagerado e descarta esse tipo de cena, é muito normal!

      Excluir
  13. Oi Mi
    Achei um máximo o seu post.
    Não ando muito interessada no gênero no momento, mas até um tempo atrás estava devorando um livro atrás do outro.
    Gostei muito dos motivos que você levantou para o povo ler o gênero, e super concordo com você. É um gênero maravilhoso.

    Beijos
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

Formulário de contato