Últimos posts

Os livros mais surrados da minha estante

Tava fuçando meus livros guardados e encontrei alguns bem acabadinhos devido ao tempo e o péssimo manuseio. Confesso que apesar de ter começado a ler há mais tempo, eu só fui ganhar livros mesmo quando já estava no ensino médio. Mas mesmo assim eu ainda não tinha uma noção de como armazenar e fazer a limpeza desses livros, e é por isso que trouxe esse post para vocês, mostrando os livros mais acabados e surrados da minha estante. Antes de mais nada peço desculpas por ter deixado os livros chegarem a esse nível 😂 a imaturidade é algo horrível, sinceramente. 
Começando com ACOTAR! Eu comprei a trilogia em alguma promoção na Saraiva, e infelizmente esse primeiro volume veio com a capa rasgada, então a culpa não foi minha. Fiquei bem P* da vida com isso, mas não surpresa visto que eu já recebi outros livros amassados da mesma loja. Como eu não curti tanto assim a obra, eu acabei vendendo os outros dois volumes e ficando apenas com esse.

Crepúsculo foi um dos primeiros livros que eu ganhei do meu pai. Na época já tinha saído o filme da saga e eu estava apaixonada e queria muito os livros. Como vocês podem ver, o resultado é esse. Ele está extremamente acabado, além de que na foto não dá pra mostrar mas a capa tá rasgada e quase saindo do livro. 
Eclipse foi o primeiro livro que ganhei do meu pai (é, ele me deu a ordem da saga errado mesmo) e eu, muito ingênua, achava que se forrasse meus livros com papel contact ia ajudar a mantê-los mais novos. E dá pra perceber que deu tudo errado... eu não sabia colocar o negócio e criou várias bolhas, além disso o livro está todo sujo porque tem séculos que eu não limpo (eu deixo todos esses livros dentro de uma caixa porque aqui em casa não tenho estante). 

Mais forte que o sol eu comprei recentemente e ele veio rasgado na capa de trás (não dá pra ver, mas está rasgado) e eu não tinha percebido. Aí pra melhorar, fui inventar de deixar dentro do armário e ele acabou amassando aff.
Minha mãe me comprou a trilogia Cinquenta Tons depois que eu implorei e chorei mesmo hahaha só que devido ao excesso de manuseio (eu mesma li a trilogia umas 3x e minha irmã também), a capa ficou toda amassada... não sei se só foi isso mas cheguei a esse ponto. 

Água para elefantes é o tipo de livro que eu não sei como veio parar aqui, mas fazendo jus ao nome, ele acabou molhado depois que deixei cair um copo d'água em cima dele e de outros livros (nem lembro se foi isso na verdade) e até hoje ele está engeado. 
E por último, Harry Potter, que confesso sempre foi um livro que eu deixei meio jogado pra lá e pra cá, e convenhamos que essa edição também é bem furreca, e por isso foi mais fácil de estragar. Chega me dá vergonha essa foto kkkkk

É isso gente! Tem outros livros claro, mas não estão no estado lamentável desses, então só trouxe esses mesmo. Tem algum livro seu que chegou a esse ponto? Como você cuida dos seus livros?

Comentários

  1. Vez por outra limpo meus livros.
    Alguns deles estão ficando com as páginas amareladas. Ainda consigo trocá-los no Skoob.
    Mas até agora nenhum rasgou a capa, ainda bem!

    ResponderExcluir
  2. História!!!rs Estes dias eu comentei com uma pessoa no Insta que ia me mandar um livro dela e ela ali, me pedindo desculpas, pois o livro não era novo. Eu disse que preferia assim, pela história que aquele livro carregava, os dedos que folhearam as páginas, os trechos.
    Eu amo tudo isso!!!!
    E fiquei babando nos seus livros surrados..rs sinal que precisam estar ali e contando a sua história nesse universo da leitura!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Miriã!

    Eu tenho livros assim também, mas a maioria é porque já ganhei eles em um estado ruim rs. Eu também fico bem chateada quando compro algum livro e ele vem rasgado ou amassado, inclusive aconteceu isso comigo recente :( Mas eu tenho um carinho muito especial por livros que foram ficando surrados pelo tempo ♡

    Beijos!
    Floreios

    ResponderExcluir
  4. Eu fico com uma dó quando meus livros estão assim, mesmo sendo sinal que foram bem aproveitados e que eu li várias vezes até cansar! O pior é quando isso é resultado do que uma pessoa fez, nossa!! Daí vem meu trauma de emprestar livros. Eu tento ao máximo não danificar meus livros, não consigo nem grifar e sempre tomo cuidado pra virar as páginas, mas consigo lembrar de 2 que estão desse jeito, o A Última Música, que emprestei pra alguém que eu julgava cuidadosa e voltou assim, e outro que chegou um pouco rasgado também na parte de trás, o Encrenca. :(

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkk
    Os meus não chegaram a esse ponto mas alguns na borda é bem sujo por eu andar pra lá e pra á com eles e colocando em todos os lugares e bolsas, por isso estou preferindo bem mais ler livros em e-book e só comprar os que eu realmente amar para ficar relendo.
    Não acredito que você vendeu os outros livros de ACOTAR, vou chorar aqui kkkk o segundo é o melhor da série, me diz que pelo menos você leu antes de vender!? kkk vou chorar mesmo aqui kkkk

    Cinquenta Tons também foi um que ficou bem feio aqui em casa por eu reler muito kkkk e não é tão culpa da gente, a capa bem que poderia ser mais reforçada.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Olá! Mulher mas que má sorte em relação aos seus livros hein, confesso que deu uma dorzinha aqui no coração o ler a matéria! Eu sou extremamente cuidadosa com os meus pimpolhos, vulgo livros, quando vou ler, coloco a capa, já teve dias de ir viajar e enrolar meus bebezinhos em lençóis para não correr riscos! E de tempos em tempos faço uma limpeza aqui nas minhas estantes... é deu para perceber que eu sou daquelas mães corujas!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mika!

    Crepúsculo não tinha como estar bom tantos anos depois né hahaha tenho muitos livros aqui que estão ficando amarelados, principalmente os mais antigos, sei nem o que fazer pra resolver isso :( dá uma dó né?

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mi! ♡ Tenho uma raiva quando a gente compra o livro pela internet e ele vêm danificado, já aconteceu comigo mais de uma vez.
    Um dos meus exemplares mais surrados é o de O Ladrão de Raios, que por ser um dos livros mais velhos que tenho e um dos mais manuseados ele já está surradinho e as páginas bem amareladas. Também passei contact nele, mas não sei até que ponto isso ajudou rsrs.
    Meu exemplar de Um Marido de Faz de Conta está com a capa danificada, pois a prateleira que ele estava acabou caindo. Quase tive um treco, mas os outros livros passam bem rsrs. O único que ficou bem danificado foi esse :(
    Tenho alguns outros que não estão em bom estado tanbém, mas a maioria foi porque já os ganhei assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Miriã!
    A maioria dos livros que eu pegava na biblioteca aqui da minha cidade estavam surradinhos também :/
    Dá uma dó! Eu tinha alguns livros comigo que estavam beem amarelados e acabei doando-os. Confesso que até hoje não sei cuidar direito de livros físicos, e vou até dar uma limpada na minha estante haha :P

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  10. Olá, Miriã.
    Aqui em casa os do Harry são os que estão pior estado. Tanto por eu ter lido várias vezes como pelas edições da Rocco serem bem malfeitas mesmo. E fora eles tem os livros da Novo Conceito que estão manchando o miolo e nem sei porque. Os de 50 tons eu li emprestado e quando peguei para ler já estava soltando aquela película da capa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Meu pai também me deu Crepúsculo na ordem errada, o primeiro (e único) volume que eu tenho é "Amanhecer" e também está todo surrado (comprei usado).

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  12. Oi Miriã, também já recebi um livro amassado que comprei na Saraiva, triste quando isso acontece, né!? Quando era mais nova já gostava bastante de ler, mas praticamente todos os livros que lia eram da biblioteca ou emprestado mesmo. Fiquei sem ler por um tempo e quando voltei a ler, ano passado, que comecei a comprar livros com frequência, como ainda são novos estão conservados, mas já começo a me preocupar hehe.

    ResponderExcluir
  13. Miriã!
    Nesse estado só os roamnces de banca que compro nos sebos, porque já passaram por tantas mãos e são tão antigos, que nem dá para estarem intactos.
    Quanto aos outros que tenhi na estante, costumo envolvê-los em pla´sticos e limpá-los de tempos em tempos.
    E você agora como faz para conservar seus livros?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. ola
    tambem tenho alguns livros que estão em situação bem critica ,alguns estão tambem dentro de caixas mas só os romances de bancas, mas só mesmo os mais antigos mesmo aqueles que eu sei que nem vou conseguir trocar em sebos .

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mi

    Como sempre tive prateleira e mais tarde estante, os meus mais velhos estão apenas bem amarelados, não tenho livros amassados ou rasgados. E como sou somente eu que manuseia, acho mais difícil de estragar. Os benefícios de não ter amigos ou familiares que gostam de ler. Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Miriã!
    DESCULPA, mas eu estou rindo com o caso do ÁGUA PARA ELEFANTES HAHAHAHAHA. Mas quem nunca, né? Aqui em casa nós guardamos os livros em sacos plásticos, ficam todos embaladinhos e livres de poeira, mas infelizmente a estética na estante fica HORRÍVEL.
    E nossa, a Saraiva é mestre em mandar livro amassado, já aconteceu comigo também. AHHHH e sobre ACOTAR, eu também ENTENDO. O primeiro livro é horrível, mas as sequências são maravilhosas, espero que em algum momento você possa dar continuidade (como o livro é popular eu bati o olho e pensei "aposto que é de tanto emprestar".
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oiii ❤ Minha edição de Querido John está bem danificada, fico com dó só de olhar. Uma tia minha derramou água na capa do livro e claro que deu ruim kkkk, pra ver se melhorava a situação coloquei-o no meio de outros livros, pra ele ficar mais reto e até que ajudou.
    A lombada de Jogos Vorazes está danificada e dessa vez foi por minha culpa mesmo, deixei o livro cair no chão da minha calçada, que era bem áspero, daí um pedaço da lombada ficou solto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. ingriD Figueiredo12.6.20

    As vezes dá um apertozinho no coração ver livros assim, mas entendo que é um processo natural (a não ser que vc tenha a tecnologia do Vaticano que deixa os livros em temperatura baixa e só pode usar com luvas específicas rs)

    Eu tenho mania de embalar os livros com papel filme, e pelo menos 2x ao ano arrumo tudo e deixo pegar vento antes de embalar de novo...

    Mas francamente, algumas editoras não ajudam no quesito preservação de livros, cansei de ver livros recentemente comprados virarem amarelados por causa da qualidade do papel, ou da capa extremamente mole, ou mesmo daqueles que vem com letras douradas mas no primeiro mes fica sumindo pq... enfim, não é da melhor condição vinda da gráfica.
    As vezes só nos resta chorar e aceitar rs

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Os livros mais surrados que eu tenho, são Crepúsculo, Lua Nova, A cabana e Querido John
    A cabana eu acho que é o que está pior, está parecendo com o seu de Eclipse.
    Eu tento cuidar deles, mas é complicado viu kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Miriã!
    Menina do céu, coração chegou a parar aqui com essas cenas fortes, hahaha. Cuido dos meus livros como se fossem bebês. Eu e meu irmão somos muito rígidos no cuidado com o livro, até no jeito de segurar para ler (sempre com as duas mãos, JAMAIS virar a capa para trás), escolhemos a dedo pra quem emprestar, nunca comer ou beber a menos de 1 metro de distância do livro, etc. Quero morrer quando o livro já chega amassado, a gente já não paga barato, o mínimo que espera é receber o negócio intacto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiii Miii!
    Menina, mas que isso, não deveria deixa isso acontece. Poderia ver se consegue coloca prateleira na parede, não precisa de uma estante grande, entende? Acho que ajudaria!
    Eu cuido do meus a cada 15 dias e uso pincel para limpar os livros.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre fui de limpar minha estante regularmente, principalmente porque onde eu moro acumula muita poeira. Tenho pavor dos meus livros ficarem acabados hahah E não tem coisa pior do que emprestar um livro novo e ele voltar todo surrado :/

    ResponderExcluir
  23. Os meus primeiros livros não chegaram nessa situação (ufa haha), mas os estados dos meus primeiros livros me dão vergonha. O primeiro livro que comprei foi Tormenta, da série Fallen (sim, também comprei fora de ordem), e como era aquelas edições dos livrinhos da Avon tive a brilhante ideia de encapar com papel contact, e como também não tinha muita habilidade ele ficou cheio de bolinhas, e tive outra grande ideia: tentar tirar o papel, então não vou nem comentar como ficou a situação daquele livro haha
    E como moro em fazenda eu ia para a escola de ônibus e ainda por cima tinha muita poeira, e como eu gostava de ler no caminho os meus livros ficaram com as bordas das folhas tudo sujas. Dá até um arrepio só de pensar haha

    ResponderExcluir
  24. Oii,
    Aii eu ri de você contando dos estragos kkk
    Mas relaxa. Livro tem que ser lido, amado, grifado e manuseado mesmo!
    Eu cuido bem dos meus, mas acontece da lombada quebrar ou fazer alguma outra marca. Se a gente estraga, imagine papel, como diz minha vó kkkkk
    Eu tenho uns que comprei no sebo já amassado, tava mais barato, pegay mesmo kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!

Form for Contact Page (Do not remove)