Por que os romances de época encantam tanto os leitores?

Alguns leitores ainda não estão familiarizados com o gênero romance de época, mas aqueles que já puderam ler uma história ambientada no século XIX, sabe que elas acabam encantando o leitor de todas as formas. Mesmo com pouquíssimas mudanças de enredo, as narrativas nos prendem por completo e ficamos cada vez mais entusiasmados para conhecer outros personagens, outro casal. Jane Austen é a grande mãe desses romances e através de sua obra mais famosa 'Orgulho e Preconceito', somos cativadas a entrar neste mundo onde a alta-roda sempre dita as regras e as mocinhas tem que fazer o possível para conseguir um bom casamento.

Por vezes me perguntei os motivos que fazem o romance de época ser um dos gêneros mais procurado nas livrarias. Na minha cabeça, existe três razões principais para isso acontecer. Leia mais e vamos conhecê-las!
  • Tema e cenário
Como citado acima, o século XIX ganha cada vez mais fãs com a gama de características que este acarreta. Os costumes, as roupas, a sociedade que é sempre implacável com quem não a segue, as guerras e batalhas. Tudo é um cenário para uma história de amor começar e isso apaixona o leitor. Além disso, podemos conhecer mais sobre alguns eventos que aconteceram que só encontramos em nossos livros de história. Mesmo com o cenário sendo o mesmo, muitas vezes o tema é completamente diferente do que já vimos. Ele pode ser ambientado na Escócia, em Londres ou em Paris, pode ter um cavalheiro, um camponês ou um guerreiro como personagem principal. Tudo isso depende de como o autor quer desenvolver sua narrativa.
  • Personagens
É bem normal lermos algum livro onde temos aquela mocinha que não se sente atraente, não sabe muito sobre o mundo mas que quer provar que não é simplesmente uma coadjuvante. Romances assim tem o seu valor e ás vezes é muito legal, mas o que nos rouba o coração é justamente aquelas personagens ousadas, que não sentem medo, que sempre pensam a frente do seu tempo e fazem o máximo para não viverem a margem das pessoas. Personagens assim são muito mais cativantes, deixam o leitor encantado e faz a história valer a pena. 
O que falar sobre os mocinhos que de mocinhos não tem nada? Na maioria dos casos somos apresentados a libertinos, donos de cassinos, viciados em vingança, amantes e riqueza, e mesmo que eles tenham sempre segredos obscuros e inúmeros defeitos, nós sempre acabamos nos apaixonando por cada um e desejando que eles existissem.
  • Clichês
Mesmo que as histórias tenham clichês (e quase todas tem), é impossível não gostar de um clichê. Nos romances de época é o que mais tem. Sempre temos uma mocinha e um libertino. É como um ciclo vicioso. E mesmo que soubéssemos como aquilo vai acabar, nós gostamos de ler para saber como o autor irá desenvolver estes dois personagens levando-os a ficarem juntos. É justamente isso que faz uma história ser tão merecedora de nossa atenção. Quantas séries nós vemos que contem os mesmos elementos mas nem isso faz com que deixemos a leitura? Pois é. Acredito que os clichês são os que ainda nos fazem suspirar, mesmo que saibamos que eles se repetem com cada casal.
Ainda não se sabe realmente quais são os verdadeiros motivos para os romances de época serem tão adorados, mas enquanto eles estiverem fazendo sucesso, saberemos que eles não perderam seu brilho. Se você quiser acrescentar algum comentário sobre os itens acima, fique à vontade.

19 comments

  1. Adorei o post!
    Se eu precisava de mais algum incentivo pra ler esse gênero, não preciso mais. Faz todo sentindo todos os pontos que você apontou, mas o que mais me chama atenção são os cenários, antes de tudo. Porque amo história, então aprender um pouco sobre costumes e culturas de diferentes épocas é sempre um prazer!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. O gênero de época traz receio a algumas pessoas mas acho que se você der uma chance, acabará gostando bastante. Leia e divirta-se!

      Excluir
  2. Juro que eu tento, mas não consigo gostar desses romances de época...
    Mas adorei o post e concordo que esses sejam os pontos altos dos livros!

    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara. É uma opção, entendo completamente. Eu detesto distopias e é normal que algumas pessoas também não gostem desse gênero.

      Excluir
  3. Oi Miriã!

    Seu post ficou incrível, você falou tudinho! O que sempre me chamou atenção desde de sempre foram os canários a forma de vestir, quem nunca quis usar aqueles vestidos pelo amor de deus? E muito amor <3 mas de uns tempo pra cá eu tenho evitado ler romances de época não sei explicar o motivo! E tento ler e simplesmente não me enquadro mais aquela época ao romance, acho tudo muito surreal e impossível de ser real, todos os livros são surreis, mas hoje não existe nada comparado aquilo, mas ainda não desistir!Tenho alguns anotados que ainda vou conseguir ler, torça por mim :)

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Sei exatamente como é. Um dia desses estava com uma preguiça daquelas dos romances de época e estava evitando a qualquer custo. Se você quiser ler um romance que poderá te ajudar a superar isso, indico Nove regras a ignorar antes de se apaixonar. É uma história linda, cheia de ensinamentos e que te faz gargalhar. Espero que goste!

      Excluir
  4. Oi Miriã,

    Que lindo post Miriã, adorei!
    Olha eu não era fã desse estilo de livro, mas fui sugada depois que comecei a ler, amo muito da autora Lisa Kleypas!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mila.
      Lisa é uma das minhas autoras preferidas, mas também amo a Sarah MacLean. Ela tem uam escrita maravilhosa!

      Excluir
  5. Adoro demais romances, mas esses de época nem sempre me agradam, sabe. Alguns valem super a pena sim, confesso, mas acabam sendo sempre tão previsíveis.

    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. É fato que alguns repetem quase tudo, mas eu gosto muito disso rsrs sou uma fanática por clichês.

      Excluir
  6. Oi Mirlã!
    Ainda não cai completamente dentro do gênero romance histórico, mas amo Jane Austen de paixão e quero muito conferir as outras autoras desse estilo. Julia Quinn e cia parecem ótimas pedidas na hora de ler coisas fofas e românticas do jeito que só o passado tinha.
    Gosto muito das protagonistas femininas nessas obras aclamadas, elas carregam uma força inigualável e uma mensagem muito poderosa. E os clichês são sempre muito bem trabalhados e gostosinhos de ler.
    Adorei o post!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Eu sou apaixonada pelo gênero mas infelizmente ainda não li nada da Jane, toda vez que tento não consigo. Beijo

      Excluir
  7. Oi Miriã!

    Post simplesmente perfeito!! Eu amo principalmente as protagonistas, bem mais até do que os costumes do século 19. E poxa, o clichê é maravilhoso porque tem tanto autor bom que consegue trabalhar isso de maneira muito boa, né?

    Enfim, amei seu post! Excelente, como sempre!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Acho que você e eu temos muitas coisas em comum! Os personagens são os melhores, mas a trama é o que me pega de jeito.

      Excluir
  8. Oi Miriã ! Como vai ?
    Desculpe-me pelo sumiço.
    Adorei o seu novo layout ! Estou precisando encomendar o meu, ha-ha mas o dindin não dá... Fazer o quê ?? rrsrs
    Adorei o seu post ! Com certeza amo os livros com gênero " Romance de época" , mesmo que sabemos que a história pode se parecida nunca deixamos de deixar aquela lágrima cair no final da história ou de suspirar profundamente numa cena. Pelo menos eu entro de cabeça em histórias assim ...
    Podia criar uma página: " O porque disso ... " rsrsrs
    Você escreve super bem...
    Um beijo , um queijo e me visite sempre .... <3
    girlssweeet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Quele. Quanto tempo menina! Você também escreve super bem, olha só seu comentário!!! Amei, obrigada pela visita e vê se não some rsrs

      Excluir
  9. Oi Miriã
    Seu que romances de época são clichês, e todas as histórias giram em torno do mesmo tema, quase sem variações. Mas eu AMO este gênero. Não deixo de ler pelo menos uns dois livros deste por mês. Eu não vou nem falar aqui da Jane Austen pois acho que são sua fã número 1, kkkk, mas acredite, já vi até filmes de 1950 relativos as suas obras. Bem, agora estou querendo muito ler a série da Sarah Maclean que você resenhou.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi.
      Para mim continuam sendo os melhores. A ideia de nos mostrar os costumes da época, com diferentes personagens é o que mais me encanta. Não assisti filmes ainda mas eu sou louca por alguns que relatam o século XIX. Beijo

      Excluir
  10. Adorei o post! São exatamente essas coisas que sempre me chamam a atenção e me conquistam nos romances de época. Eu sou viciada nesse gênero de leitura e acho que são os livros que mais tenho apreço na minha estante hehehe.
    Beijos
    http://no-universo-dos-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!