[Resenha] Fangirl, de Rainbow Rowell @Novo Século

Cath e sua irmã gêmea, Wren, estão prestes a ir para a faculdade. Com essa nova fase em suas vidas, ela e sua irmã tem diferentes ideias de como viverão lá. Cath acha que pouco coisa mudará, porém a primeira decepção já começa: sua irmã não a quer como colega de quarto. Por serem gêmeas, Cath sempre se acostumou a fazer tudo com a irmã e justamente pelo mesmo motivo, Wren quer mais independência. 
"- Então por que não mora com a sua irmã?
- Ela quer conhecer gente nova.
- Fala como se ela tivesse terminado com você."
Wren é divertida, bastante sociável e sempre está sorrindo. Já Cath é mais introspectiva, sempre é a que chora das duas e quase não tem nenhum amigo. Ela prefere ficar atrás do computador a ter que fazer contato humano. Além disso, ela é viciada na série de Simon Snow, seu livro favorito. O fato da Cath colocar Simon Snow em primeiro lugar em sua vida foi algo que me irritou profundamente. Pô, ela tem 18 anos! Precisa crescer e parar de ficar idealizando o personagem como se sua vida dependesse disso. Além disso, ela é totalmente dependente de Wren e não sabe se virar sozinha em quase nenhuma situação.

Enquanto sua irmã sai para diversas festas, fica bêbada o tempo todo e não leva a faculdade a sério, Cath é muito mais responsável e o completo oposto de sua irmã, por isso ela tem mais dificuldade em se enturmar com as pessoas. Porém, sua colega de quarto e o namorado dela Levi estão prestes e mudar isso e fazer com que Cath saia da zona de conforto.

Não tenho palavras para expressar a fofura que é esse livro! É muito bom ler uma história que nos encanta bastante e que nos coloca no lugar do personagem principal. A história é bem comovente e cativante mesmo se tratando de um drama "adolescente". Foi meu primeiro contato com a autora e já posso dizer que amo ela e sua forma de escrever, que é completamente fácil e agradável.

Outra coisa que eu amei na Cath é que ela é extremamente zelosa com seu pai (outro ponto diferente da irmã). Como foram abandonados pela mãe dela quando eram crianças, Cath se tornou a responsável da família visto que seu pai não tinha condições para fazer tal coisa. A mãe da Cath é uma personagem que eu simplesmente odiei. Vejamos, ela abandonou as filhas e depois de 10 anos, quer voltar a fazer amizade como se NADA tivesse acontecido. Quanto mais Cath mostrava sua opinião em relação a mãe, mais ficava evidente o amor que ela sente pelo pai dela.
Fonte: Books and a tea cup
Apesar do título, o livro não se baseia somente na paixão de Cath (Simon Snow), mas no amadurecimento dela e no auto descobrimento. Ela vai entender melhor o que é amor, que nem todas as coisas podemos controlar e o mais importante, que é preciso deixar as pessoas errarem porque somente assim elas irão aprender. Cath é uma garota boa apesar da timidez e das inseguranças. Ela sempre coloca as pessoas em primeiro lugar e sempre está disponível para ajudar mesmo que não mereçam.
 "- Gosto dos óculos também - disse ele. - Gosto das suas camisetas do Simon Snow. Gosto do fato de você não sorrir pra todo mundo porque, quando sorri pra mim... Cather. - Ele a beijou na boca. - Olha pra mim.
Ela olhou.
- Escolho você no lugar de todo mundo."
Apesar das incomodações com algumas características da Cath, não tem como não amá-la. O livro é narrado em primeira pessoa e por isso podemos perceber exatamente o que ela está sentindo. Infelizmente não senti tanta empatia por outros personagens, alguns eu simplesmente queria matar! O livro é leve, fofo mas também aborda algumas coisas importantes como escolhas, doenças mentais, abandono e relacionamentos. É uma mistura de elementos que tornam o livro todo especial. Se você quer se divertir e conhecer um pouco mais sobre a Cath, não deixe de ler!



4 comments

  1. Olá.
    Se eu ainda não tivesse lido o livro, com certeza leria após ler sua resenha. Gostei bastante! Na verdade eu não tive a mesma experiência com o livro. Infelizmente eu achei uma leitura um pouco cansativa.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eu acho que a personagem e o fato do livro ser meio "fraquinho" acaba fazendo com que o leitor não tenha uma boa experiência, no meu caso eu consegui superar isso!

      Excluir
  2. Oi Miriã!

    Sou doida pra ler esse livro, só não tive tempo ainda! Pela descrição da protagonista Cath parece ser uma personagem bem interessante, acho que vou gostar da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Eu acho que a Cath pode encantar ou fazer você odiá-la, depende muito de como leve a leitura. Espero que goste!

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!