Oi! Trouxe mais um livro para a coluna Abandonei sem dó e dessa vez vamos falar de um livro nacional, que infelizmente foi tão bem comentado aqui na blogosfera, mas que na realidade, não foi tão impactante assim. O livro da vez é Sonata em Punk Rock da Babi Dewet.
Do que se trata a história? O livro conta a vida de Valentina Gontcharov, uma menina que ama música e por tocar tão bem, foi aceita na Academia Margareth Vivela, uma das melhores escolas de músicas do país. Ela não tem dinheiro para pagar a bolsa e muito menos sua mãe, assim, ela acaba pedindo ajuda ao pai dela, que a abandonou e por sinal é um grande musicista. Quando ela começa enfim a estudar na escola e viver na Cidade da Música, ela acaba conhecendo Kim, um aluno excepcionalmente bom no piano e filho da diretora da escola. Só que esse cara não é bem flor que se cheire e ora trata mal, ora trata bem Tim, além dela ter que lidar com o fato de que na escola o rock 'n roll é completamente vetado. Com isso ela precisará descobrir como se adaptar a esse novo mundo e entender como a mente de Kim funciona para começar a entendê-lo.
Em que página você parou? Faz tanto tempo que larguei esse livro que nem me lembro.
O que achou da personagem principal? A Tim é até que uma adolescente legal, com problemas como qualquer outra garota tem, como a falta de dinheiro, a ausência de um pai, enfim. Gostei da personalidade dela que tem tudo a ver comigo e a forma como ela lidou com Kim e suas constantes mudanças de humor. E foi justamente por causa desse carinha que a leitura deixou de ser tão prazerosa. Simplesmente não consegui gostar do cara, achei ele a todo momento mimado e detestável, além de achá-lo muito sem graça e nada a ver com a protagonista, super não shippável.
Por que resolveu abandonar o livro? Além do par romântico da protagonista ser uó, eu não me adaptei ao tipo de narrativa da autora. Ela optou por escrever o livro em terceira pessoa, até aí tudo bem, até porque já li muitos livros assim e não tenho dificuldade alguma de me conectar a história, só que a Babi infelizmente não conseguiu desenvolver bem a narrativa e as passagens de narração de um personagem para o outro. Fiquei muitas vezes confusa em relação a quem estava "narrando" no momento. Também achei que ficou pouco explorado a relação entre pai-mãe-filha da história, acho que poderia ser melhor abordado e muito mais desenvolvido.
Enfim, a leitura não fluiu pra mim. Acho que por ser nacional e ter tido tantas resenhas positivas, acabei me empolgando com a história que acabou se tornando um pouco decepcionante. Ás vezes todo o marketing por trás de um livro não faz jus realmente a história e isso pode acabar deixando o leitor que a compra frustrado.
E aí, algum de vocês já leu a obra e pensa diferente da minha opinião?! Deixe os comentários!
Foto por Como devorar livros |
Que pena que não curtiu :-\
ResponderExcluirVocê não troca ele?
Oi. Não tem como, estava lendo no celular.
ExcluirOi, Mi
ResponderExcluirQue pena que a leitura não funcionou pra você. O meu interesse em ler esse livro é nulo, então não tenho a mínima curiosidade. Essa ressalva da narrativa é um dos defeitos que mais abomino... é horrível as vozes não terem características própria!
Beijo
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Oi, Tamires. Acho que o que realmente não funcionou foi a narrativa, porque me perdia o tempo todo, totalmente mal desenvolvida, infelizmente.
ExcluirOi, Mi!
ResponderExcluirQue bad que a leitura não funcionou pra você. Eu nunca li nada da autora e estava até disposta a ler esse... Depois de seus comentários, vou dar uma grande refletida pra ver se rola porque a gente tem até o gosto parecido e tals..
Beijos
Balaio de Babados
Oi, Luiza. Acho que esse post é mais pra alertar sobre o que eu não gostei, mas você pode se sentir a vontade pra ler ou não.
ExcluirOi Miriã! Que pena que você abandonou o livro, eu ainda não li, mas sempre via resenhas bem positivas sobre a obra.
ResponderExcluirestante450.blogspot.com.br (antigo about books and more)
Oi, Cássia. Eu não gostei tanto da história, mas pode ser que você goste.
ExcluirJura? Meu deus eu estava louca pra ler esse livro por ser da Babi, só li dois livros dela, mas adorei sua escrita. Uma pena nao ter dado certo pra você.
ResponderExcluirhttp://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/
Oi, Kézia. Mesmo me decepcionando com esta leitura, ainda quero muito ler outro livro dela, espero que dessa vez funcione.
ExcluirOi!! Poxa, eu nunca li nada dessa autora e todos dizem que o livro é muito bom. Talvez um dia eu tenha mais vontade de ler, mas por enquanto a vontade é mínima. Uma pena não ter dado certo para você :/
ResponderExcluirXoxo
https://ldesaturno.blogspot.com.br
Oi, Lívia. Foi minha primeira experiência com a autora, mas eu até que não detestei tanto.
ExcluirOi Miriã
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas ultimamente faço igual vc não tento empurrar um livro com a barriga, afinal sei que quando chegar no final não vou ter aquela experiência incrível por ter lido "forçada" enfim.... que pena que não deu certo...Beijos
Divagando Palavras
www.divagandopalavras.com
Oi, Aline. Acho sempre melhor tentar algumas vezes para ler o livro, mas se não der certo, não vou ficar forçando realmente a barra.
ExcluirMi do céu, eu morro de vontade de ler alguma coisa da Babi, mas depois desse post eu vou alinhar minhas expectativas porque geralmente a gente tem um gosto bem igual. Foi bom saber da sua opinião!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi. Acho que ás vezes a gente se empolga demais por uma história que realmente não vale a pena, eu não gostei tanto mas talvez você goste.
ExcluirOii Miriã, ainda não li essa obra, e nem me interessei. Não me chamou nenhuma atenção, só a capa que é linda. Acho que se pegasse esse livro eu iria abandonar ele.
ResponderExcluirBeijos ❤
Jardim de Palavras
Oi, Mel. A capa está realmente linda né, pena que a história não agrega tanto valor assim.
ExcluirOlá, tudo bem? Eu tenho esse livro - autografado, aliás - e estava com altas expectativas, é uma pena que não seja tão bom assim, né?!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi, Larissa. Talvez você goste, eu não dei tanta sorte assim.
ExcluirOi Miriã
ResponderExcluirQue chato que você não tenha gostado do livro. Eu confesso que não cheguei a ler esse livro, mas tinha uma certa curiosidade pois a capa me encantou bastante.
Bem... eu já não tinha tanto interesse assim de lê-lo e acredito que agora não irei colocá-lo na minha lista de próximas leituras mesmo, pois provavelmente não gostarei da leitura.
Beijos!!
Abobrinha com Chocolate
Oi, Nahh. Eu acho que você deveria ler ele sim, assim você pode decidir se ele te agrada ou não.
ExcluirOie Miriã.
ResponderExcluirQue pena que você que não gostou do livro =/
Eu adorei ele e faço parte da blogosfera que ficou indicando ele a torto e direito XP.
Eu entendo suas considerações e até porque você não gostou do Kim. A Babi coloca na escrita dela tudo o que ela gosta e essa situação do Kim tem muito a ver com os dramas coreanos, então por eu gostar deles não fiquei tão revoltada com o Kim.
Quanto a relação pai e filha concordo que foi mal desenvolvido, mas por ser um livro com o foco no desenvolvimento dela no conservatório eu até que relevei isso ^^
Bem, espero que voc~e dê chance para as outras obras da Babi,
Bjs e boas leituras
http://www.auniversitaria.com
Oi, Thaty. Infelizmente foi isso, achei a escrita da autora muito chata e com excesso de pontos de vista, o que não funcionou pra mim, ainda assim achei o Kim detestável e como não sou fã de dorama, talvez não tenha entendido o que a autora quis abordar. É uma pena mas não desisti dela, ainda quero ler Sábado a meia noite que há muito tempo anda na minha wishlist.
ExcluirDa Babi Dewet, eu só li o conto que ela escreveu em Um ano inesquecível e eu ODIEI! Apesar de tudo, achei a premissa desse aí legal, além da capa maravilhosa. É o tipo de livro que eu leria.
ResponderExcluir