A melhor coisa por detrás da leitura de um livro é a maneira como ele nos faz sentir. As emoções que ele nos passa ao ponto de refletirmos sobre determinados assuntos, a sensação de querer mudar algumas atitudes que sabemos que não podem ser modificadas, as reações que faz o leitor ter vontade de entrar no livro. Recentemente acabei lendo histórias que me fizeram sentir várias coisas diferentes, algumas até normais e engraçadas, e outras mais profundas. Por isso resolvi listá-las aqui e ver se vocês se identificam.
1. VONTADE DE DAR UMA CATRACADA NOS PERSONAGENS QUE INSISTEM EM FAZER MERDA
Não sei vocês, mas eu consigo me irritar facilmente com personagens, ainda mais se eles insistem em persistir no erro que fazem eles voltaram duas casas no Jogo da Vida. Muito provável de acontecer com protagonistas de chick-lit que tendem a contar aquela mentirinha e acabam fazendo dela um rolo de neve do tamanho da barriga do Fastão, ou aqueles enredos onde tudo poderia ser resolvido com uma boa conversa, mas os personagens insistem em ignorar a ideia mais prática e sempre vão pela mais complicada. Tudo o que eu mais quero fazer é meter um tapa na cabeça deles e falar "Se liga, acorda pra vida moço, deixa de ser burro".
2. PEGAR A DOR DO PROTAGONISTA E SOLTAR O ESPORRO
Típico de livros YA's ou NA's, quando a gente vê algum pai ou mãe fazendo aquela merda na vida do filho, mas tudo o que o filho faz é guardar pra ele toda a dor e a tristeza que está sentido ao invés de desabafar e soltar os cachorros pra cima dos caras. Quantas vezes eu senti aquela vontade de jogar a verdade na cara deles, porque os protagonistas simplesmente conseguiam se controlar, como se dissessem "ele me magoou, mas vou ser um bom menino e vida que segue". Hello, cadê o confronto? Gente, se minha irmã diz um A errado pra mim eu atazano o ouvido dela de coisa, e o que mais me dá vontade de fazer nos livros é justamente isso: jogar a real sobre tudo o que os protagonistas estão sentindo.
3. RIR SOZINHA, CHORAR QUE NEM LOUCA OU GRITAR COM OS PERSONAGENS
Todo mundo já fez isso e não adianta negar. Quem me vê linda assim nem imagina quantas vezes já ri sozinha dentro de ônibus por causa de alguma piadinha que li em um livro, ou como minhas irmãs gostam tanto de dizer, como eu fico parecendo uma louca chorando com câncer terminal quando um personagem favorito morre. Livros são isso minha gente, e essas reações básicas são o que qualquer livro bom faz a gente ter.
4. PERGUNTAR E REFLETIR SOBRE O SENTIDO DA VIDA
Como falei, o intuito dos livros não é somente entreter o leitor mas fazer ele pensar e repensar tudo o que viveu até agora. Até mesmo os livros mais "idiotas" tem uma mensagem por trás, e tantas vezes me vi pensando sobre aquela mensagem embutida depois que terminei determinada leitura. Acho que eu sempre acabo ficando na bad depois de ler livros intensos assim, que fazem eu refletir sobre tudo, mas esses sim valem a pena.
5. SUSPIRAR PELOS MOCINHOS
Como uma piriguete literária assumida que sou, não nego que a melhor parte dos romances é o mocinho, aquele boy magia que sendo perfeito ou não, acaba cativando o coração da gente e faz com que quisemos ter um homem assim em nossas vidas, e sim, eu vivo suspirando por eles porque mesmo sabendo que eles quase não existem, eu desejo sim um boy assim em minha vida.
E vocês tem essas mesmas reações que eu, ou só é a louca aqui?
Com certeza você não é a louca por aqui porque tenho as mesmas reações e até pior um pouco.
ResponderExcluirJá ri alto dentro da sala de aula enquanto estava lendo um livro, mas, o pior foi quando chorei porque um personagem que eu adorava e não imaginava tinha morrido, não consegui controlar e chorei, minha amiga ficou perplexa.
E todas as outras reações, sempre acontecem, morro de vontade de entrar na história e dar na cara de alguns personagens porque só por Deus mesmo.
Mas, no fim de tudo, é justamente por todas as reações que nos causam que amamos os livros.
Beijos.
Magia é Sonhar
Oi, Gabi. Se não for pra fazer tudo isso a gente nem lê, né? Eu já me vi soltando altas gargalhadas na faculdade também e chorando muito no trabalho, principalmente recentemente. Meu chefe vive me perguntando porque choro tanto haha
ExcluirOi Mi, é surpreendente como um bom livro nos faz sentir, já xinguei muito personagem que me irritou bem como já chorei demais em algumas partes, mas uma coisa é certa eu sempre vou suspirar pelos mocinhos, e às vezes até pelo vilao, mas acho que isso é normal afinal parece que os autores fazem de propósito pá te ar um tapa na cara de realidade que vc não tem um daquele kkkk, beijos!
ResponderExcluirEscrevendoerabiscando.blogspot.com
Oi, Rebeca. O que tem de mocinho que a gente se apaixona nesses livros, não dá pra contar na mão né? Eu já tenho uma lita enorme dos que eu mais babo kkkkk
ExcluirA única coisa que faço dessa sua lista é a 4ª: "Perguntar e Refletir Sobre o Sentido da Vida, spoiler, nunca chego a lugar nenhum pensando sobre isso hahahaha.
ResponderExcluirAmei suas reações <3
Toca da Lebre
Oi, Nanda. Eu também não porque sou uma pessoa idiota, mas eu sempre tento ao menos pensar sobre determinados assuntos que geralmente não dava tanto interesse antes da leitura.
ExcluirSe eu morasse perto de você iria mandar um "toca aqui" haha, tenho todas essas reações que você citou. A primeira me fez pensar o que sempre penso quando vemos aquela armação que vai dar em nada se desenvolvendo, ou os protagonistas omitindo coisas um do outro: Um desastre de trem, onde um vai bater no outro e nada podemos fazer kkkk... Sobre rir e chorar é super natural não?? rsrsr... eu faço isso sempre e o aprendizado com os livros é algo maravilhoso. Ótimo post ;)
ResponderExcluirOi, Lili. Acho que essa é a que eu mais faço, porque a gente sabe que o caminho que o protagonista tá seguindo não é o melhor, mas mesmo assim eles ainda insistem em continuar kkkk nossa, me irrito muito com isso.
ExcluirOi Miriã
ResponderExcluirSou igualzinha a você nos 5 itens.
Desteto mentira, inclusive as pequenas, e quando isso acontece nos livros (e já sabemos que vai dar mer...), aí é pior.
Rio e Choro sozinha lendo os livros, falo também com os personagens, não consigo segurar a onda.
Eu já tenho minha cara metade, mas nem por isso deixo de suspirar pelos mocinhos dos livros.
Abraços,
Gisela
Ler para Divertir
Oi, Gi. A gente sempre sabe que quando o enredo tem mentira por parte de alguém nunca dá certo no final né? O chato é que os protagonistas demoram dois anos pra perceber isso aff
ExcluirOlá Miriã!
ResponderExcluirAhh as mesmas reações com certeza hahaha
E são justamente essas reações que tornam as leituras maravilhosas :)
Beijos!
Books & Impressions
Oi, Rai. Acho que se não for pra passar por isso, nem tem graça ler o livro né?
Excluir