Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.
Não-ficção | 200 páginas | Editora Seguinte | Livro cedido pela editora
Cartas secretas jamais enviadas é uma antologia organizada por Emily Trunko, uma garota de apenas dezesseis anos que através de seu Tumblr, Dear My Blank, conseguiu mobilizar várias pessoas do mundo inteiro a compartilhar seus relatos, mensagens e histórias de vida. A premissa segue a mesma que Últimas mensagens recebidas, mas desta vez iremos falar de cartas, estas que jamais foram enviadas a seus respectivos destinatários.
É um livro impactante, que mais uma vez consegue mexer com o emocional do leitor. São cartas reais, puras e que expressam todos os tipos de sentimentos: amor, sofrimento, dor, luta, superação, recomeço.
O mais interessante é que o leitor se coloca no lugar de quem está escrevendo, o remetente que muitas vezes não tem coragem de dizer quem é, mas que através das palavras consegue expressar tudo aquilo que está engasgado para falar.
Queridas pessoas LGBT+,
Vocês são amadas, vocês
são amadas, vocês são amadas.
Por favor, não deixem que o ódio
desse mundo as faça acreditar que
não são dignas ou merecedoras de amor.
Não deixem que rejeitem suas identidades.
Não há mais nada a ser dito.
Vocês são amadas.
Vocês são importantes.
Vocês são dignas.
-D
Também são cartas enviadas a todos os tipos de público, seja ele quem for. Alguém que quer desistir da vida, um amor perdido, alguém que já morreu, a Terra, o mundo, a quem estiver lendo. São frases e textos lindos, que conseguem não somente abalar aqueles que escrevem como também mudar os pensamentos de quem está recebendo a carta.
Eu me senti impactada pela obra. Afinal, quem nunca quis escrever uma carta sabendo que jamais a enviaria? Na época que eu tinha diários, eu vivia escrevendo ali todos os meus problemas, frustrações e esperanças para o futuro e sentia que alguém me compreendia, mesmo sabendo que ninguém nunca iria ler aquilo.
Você é especial para alguém em algum lugar por aí.
Você é especial para alguém exatamente aqui.
Você é importante, e as pessoas que deixa no mundo
fazem toda a diferença. Embora nem sempre
se dê conta disso, você é incrível.
Você vale muito. E estou feliz por você existir.
Mas é isso que nos faz pensar e nos motivar a escrever cartas para alguém. Sabemos que essa pessoa não irá ler, então o sentimento transpassado ali é mais real e verdadeiro possível. O ser humano se despe de suas armaduras e amarguras quando sabe que ninguém está olhando. E o Tumblr da Emily ajuda exatamente nisso.
Ainda acho que Últimas mensagens recebidas é melhor que esse livro porque ele tem mensagens bem mais impactantes, cheias de dor e luto, e foi o que realmente me fez chorar e adorar essa obra, mas Cartas secretas jamais enviadas também tem seu apelo e deve ser lido por todos. É um livro que pode nos ajudar a sermos mais empáticos com as pessoas que conhecemos assim como nos mostra que não estamos sozinhos no mundo. Todo mundo sofre, perde alguém, tem o coração partido. E é normal sofrer, chorar e se desesperar. Mas assim como a tristeza vem, a força e a felicidade de seguir em frente também irão surgir.
Tudo que ouço soa como você,
enquanto o silêncio soa
como eu, completamente só.
Não sei o que me faz chorar mais.
Oiii Mika
ResponderExcluirA ca dos dois livros é muito meiga e caprichada, amo! E a mensagem contida nas cartas certamente deve tocar e emocionar o leitor, nos fazendo sentir como se em parte algumas até falassem com a gente, imagino que deve ser uma leitura emocional e bem inesperada, daquelas que a gente nem pensa que vá se envolver tanto mas acaba completamente encantada.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Oi, Alice
ExcluirA editora com toda certeza caprichou muito nessa edição, eu fiquei apaixonada. Eu confesso que não estava esperando muito desse e do outro livro, mas quando tive minha primeira experiência com a leitura, eu chorei tanto e me comoveu tanto que eu vi que era uma leitura necessária a todos. É lindo esse livro.
Que graça, acho que eu compraria só pelas capas, mas comprarei também em saber que os dois são ótimos e vale a pena a leitura!
ResponderExcluirwww.coisasdepriscila.com
Instagram l SORTEIO
Beijo.
Oi, Priscila
ExcluirTodo o trabalho de edição da obra está fantástico, eu amei.
Olá, Miriã.
ResponderExcluirEu acho esse título e o outro bem interessantes. Como você disse, quando pensamos que ninguém vai ver nos despimos de todo orgulho, medo, rancor e colocamos todas nossas emoções ali. Eu também escrevia diário e hoje quando releio vejo como eu era mais emotiva mas acho que era por saber que só era eu que ai ler hehe. Mas mesmo achando o livro muito interessante eu não leria porque tenho uma pilha enorme de livros de ficção para ler, que são meus favoritos.
Prefácio
Oi, Sil
ExcluirConcordo com você. Parece que o ser humano se torna mais verdadeiro quando ninguém está olhando né? Eu também sou mais emotiva quando escrevo, sempre sofrendo por alguém kkk O livro é lindo mas acho que eu também não compraria se tivesse outros tantos para ler.
Oi Miriã!
ResponderExcluirEu já tinha lido a resenha do outro livro e fiquei bem impactada com o teor das mensagens, mas mais que isso, o que elas representam. Estou bem curiosa pra conferir as obras, realmente nos faz colocar no lugar do outro e é sempre bom trabalhar a empatia.
Beijos
www.lendoeapreciando.com
Oi, Kamilla
ExcluirÉ um livro que realmente mexe com a gente de todas as formas. Eu me coloquei no lugar dessas pessoas e entendi seus sofrimentos, medos e etc, e isso é um grande momento pra mim, eu adorei.
Oi Mi,
ResponderExcluirEu não gostei tanto desse livro quanto gostei de 'Últimas Mensagens Recebidas'.
Mas não deixa de ser forte e intenso. Não acho que todo mundo deveria ir não, porque pode derrubar.
beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Ale
ExcluirAcho que Últimas mensagens recebidas é mais forte, não é pra todo mundo, mas esse é até que de boazinha, dá pra qualquer pessoa ler. Eu preferi o primeiro também haha
E maravilhoso quando o livro nos toca assim ne? Eu amei essas capas, são linda. Me identifiquei pois já fui muito de escrever diários cheio de sentimentos e jamais mandar, sem contar esses quotes ♥️
ResponderExcluirBeijao,
Querida Cretina
Oi, Manu
ExcluirEsse livro é incrível e achei a ideia da Emily sensacional. Acho que a gente se abre mais com os desconhecidos do que aqueles que conhecemos.
Oi Miriã, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a proposta de ambos os livros! Devem ser poéticos e emocionantes.
As capas também são lindas. Me chamaram a atenção!
Fiquei com vontade de ler, mesmo não sendo a maior fã de não-ficção. <3
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, ri
ExcluirEu também não sou mas esses livros são diferentes do habitual. São impactantes e conseguem mexer muito com o leitor, por isso a ideia proposta é maravilhosa.
Oi, Mi!
ResponderExcluirTambém acho que Últimas Mensagens Recebidas deve ter um apelo maior, mas esse das cartas tem sempre aquela que nos toca porque estávamos precisando ouvir aquelas palavras.
Beijos
Balaio de Babados
Oi, Lu
ExcluirO primeiro é realmente O livro mas esse aqui não cai no esquecimento não. É bom a sua maneira.
Oi Miriã, tudo bem? Eu já conhecia "Últimas mensagens recebidas", mas esse ainda não. Sou cheia d vontade para ler ambos, pois acho a premissa muito bacana. Não sabia que do Tumblr e já dei uma passada por lá para conhecer mais. Simplesmente adorei o post e a resenha. Ótima dica :)
ResponderExcluirBeijos e até mais!
www.lunaliteraria.com/
Oi, Júlia
ExcluirÉ muita fofura né! Eu amei os dois livros e acho que a leitura é super válida. Ainda não passei no Tumblr mas adorei a ideia.
Oi Mi! Lá no blog quem leu foi a Rafa e ela gostou bastante. A proposta do livro em parece bem sensível e acho bacana nos ajudar a ter mais empatia, como vc diz, todo mundo sofre, já passou por algum problema, acho que deve ser fácil rolar uma identificação com esse livro!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi
ExcluirTenha certeza disso! É um livro lindo porque a gente se coloca no lugar de quem escreveu, e eu adorei isso.
Beijos
Adorei a proposta desse livro. Ele me pareceu tão real somente pela sua resenha. Adoro não-ficção e acho super válido sairmos da nossa zona de conforto para enxergarmos o mundo com outros olhos.
ResponderExcluirOi, Joyce
ExcluirConcordo com você. Apesar de não gostar de não-ficção, consegui adorar essa história, é lindo.
Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, e amei a ideia!
ResponderExcluirEu acho que vou ficar bastante chorona lendo algumas das cartas, e ainda tem o tumblr para podermos ver e eu achei isso fantástico.
A edição parece estar maravilhosa.
beijinhos
She is a Bookaholic
Oi, Nicole
ExcluirChorei muito com o primeiro livro mas adorei cada segundo, é um livro lindo.