Capítulo Treze

books and geek world

Mika
Oi gente! Aqui quem fala é a Mika. tenho 22 anos e estou terminando o curso de Administração da UnB (amém!). Eu adoro livros, especialmente os romances. Amo me perder nas histórias acompanhada de uma boa xícara de café.

Móveis e decoração clássica para inspirar os romances de época!

Como uma apaixonada por romances de época, o que mais chama a atenção do leitor além do romance, é claro, são as descrições de lugares, móveis e decorações presentes nos livros do gênero. Conhecer a nobreza do século XIX é muito interessante porque conhecemos os costumes da sociedade da época, o que ajuda a nos conectarmos com os personagens e suas histórias, mas são as descrições do espaço físico que acabam compondo uma narrativa rica e cheia de detalhes à obra. 

Visualizar as decorações e os móveis tantas vezes citados é um pouco difícil para o leitor, já que não temos contato direto com esses objetos no dia-a-dia, por isso este post é para você que tem curiosidade a respeito desses móveis e dos artigos que compõe tantas cenas dos romances que gostamos tanto de ler. 

QUARTO

O quarto é um dos cenários mais usados pelas autoras porque é lá onde as cenas tórridas de amor acontecem. E se você assim como eu pensou na cama e nas cabeceiras, você está certíssimo. As cabeceiras geralmente são fabricadas maiores do que a cama, para ficar com uma estética melhor, além de serem feitas em madeira e estofadas em capitone, um material que possibilita criar desenhos gráficos no estofamento. A cara do luxo né?
E se estamos falando de cabeceira, é óbvio que não pode faltar os famosos criados-mudo, que são aquelas pequenos mesas que ficam ao lado da cama onde podem ser guardados variadas coisas. Eles são feitos em sua maioria em madeira, e podem ter diversos tamanhos e designers, assim como duas ou nenhuma gaveta.
Mas nem sempre as melhores cenas acontecem encima de uma cama. Quem lê romances de época sabe que os personagens gostam de sempre dar aquela variada. E por isso os puffs são tão importantes, não somente porque servem de decoração para o ambiente, mas também funciona como palco de várias cenas. Os puffs do Atelier Clássico ilustram bem esse objeto tão usado nos quartos e salas da época, e assim como as cabeceiras, seu estofado é feito em capitone, que dão um acabamento perfeito ao móvel. 

ESCRITÓRIO

Agora falando sobre outro ambiente muito descrito nos livros, principalmente se os personagens são da aristocracia: o escritório. Muitas vezes vinculado a uma biblioteca, o escritório é onde a maioria dos personagens masculinos ficam e resolvem seus problemas, administram suas terras ou até encontram seus amigos para um drink ou um charuto. E as poltronas servem para trazer comodidade ao lugar e também dar aquele ar de sofisticação porque são tantos modelos e cores, que fica impossível escolher qual a mais bonita para sentar-se.

SALA DE ESTAR

Se o escritório é o ambiente dos homens, a sala de estar com certeza é das mulheres. Os romances de época sempre enfatizam que as convenções sociais de uma mulher se resumia a hora do chá para jogar conversa fora com outras damas. E qual o melhor móvel para ajudar nisso que não o sofá? O sofá é uma peça imponente que pode mudar a decoração de qualquer sala e deixá-la muito mais bonita e charmosa. 
E se você também tem curiosidade a respeito de alguns outros móveis interessantes, se liga nessas informações. 
1º Os berços para os bebês não tinham somente uma benefício funcional, mas também eram usados para a decoração do quarto da criança, feitos do mesmo material que as poltronas e as cabeceiras de cama e entalhados a mão. 
2º Até os pets eram importantes naquela época e tinham sua própria cama de luxo com estampas lindas. Juro, as camas pets são perfeitas e causam inveja até em nós seres humanos! 
3º O genuflexório é usado até hoje nos casamentos para que os casais possam ajoelhar e rezar durante a cerimônia, e como sempre, é sinônimo de bom gosto e qualidade.

E se você gostou de algum dos móveis citados acima ou quer conhecer outros, você pode entrar no site do Atelier Clássico e conhecer os produtos disponíveis. O legal é que eles são todos personalizáveis, ou seja, você customiza a seu gosto!

É isso gente! Espero que tenham gostado do post e me contem: qual o móvel favorito de vocês e qual vocês super teria na sua casa?

Comentários

  1. nossa que coisa mais linda esses móveis clássicos! realmente são a cara dos romances de época, dá até pra imaginar os personagens em ambientes com esses móveis

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia
      São lindos mesmo né? Eu fiquei apaixonada toda vez que pesquisava um para o post!

      Excluir
  2. Olá
    Amei esses móveis clássicos, um mais lindo que o outro. Eles realmente lembram os romances de época e sempre quis ter um puff desse
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi, que bacana essa postagem, às vezes eu tenho mesmo dificuldade de visualizar a ambientação dos romances de época. Adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Quanta coisa linda,hein?
    Adorei os móveis... Dá até vontade de comprar e sair distribuindo pela casa ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Genteeeeeeeeee!
    Quero essa cama de pet urgente para o meu cachorro, hahaha.
    Lindos os móveis!
    Muito legal o post, Mika.
    Nunca tinha lido nada parecido.
    O que eu sempre procuro ver quando leio algum livro de época é as roupas.
    Por exemplo: Como eram os vestidos de Londres de 1832?

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

Formulário de contato