Últimos posts

Vale a pena fazer trocas no Skoob?

Como vocês sabem, eu faço muitas trocas pelo skoob (já enviei 72 livros e recebi 86), mas infelizmente já passei por muitos perrengues que só Deus sabe. Ai fica a questão: vale a pena mesmo fazer trocas por lá? Se você não sabe como faz, é muito simples. Você precisa ter habilitado essa opção nas configurações do seu skoob, e assim você se torna um Plus Amarelo. Para solicitar um livro você precisa ter créditos, que podem ser conseguidos comprando ou fazendo trocas, que é quando você disponibiliza algum livro para troca. Após sua primeira troca, você se torna Plus Azul. E pronto! Super fácil né?

Enfim, separei em vantagens e desvantagens, e vamos lá!

Vantagens

  • Acervo imenso
O Skoob é muito útil porque podem ser feitos todos os tipos de trocas. Então você consegue pegar livros, HQs, mangás, ensaios etc. E além disso você encontra livros que já saíram de circulação das livrarias, seja porque pararam de publicar ou outros motivos. Então o acervo imenso e variado é uma grande vantagem.

  • Mais barato que comprar livros
Quando você ganha créditos, você pode fazer trocas que vão de 1 a 2 créditos no Skoob, e ás vezes você consegue um livro super caro ou em uma edição difícil de conseguir por apenas 2 créditos, que convenhamos, é muito fácil de conseguir. 

  • Livros em bom estado
A maioria dos livros disponíveis no Skoob geralmente são livros usados que já foram lidos, mas tem muitos que são novos e/ou que estão em ótimo estado, então não tem problema de achar que o livro virá "zuado".

  • São várias pessoas trocando
O bom de ter muita gente trocando livros é o que acervo aumenta e as opções também, então se existe um livro que você queira, mas que não está nas condições que você espera, você pode encontrar ele com outras pessoas que estão trocando o mesmo livro, mas em condições melhores.

  • Você não paga o frete
Diferente de comprar um livro online onde você tem que arcar com o frete, aqui no Skoob é a pessoa que disponibilizou o livro que terá esse custo. Então sem problemas quanto à isso! Somente se você for enviar os livros, você terá que pagar.

Desvantagens 

  • Falta de informações
Apesar de ter a opção de escrever na descrição o estado do livro, nem todos os usuários do Troca Plus fazem isso, e ficamos no escuro sem saber como o livro está. Tudo bem que você pode usar o chat pra conversar com a pessoa, mas ás vezes ela demora pra responder, o que faz você perder tempo.

  • Reservar para outra pessoa
Se tem uma coisa que mata o skoob são as pessoas, e o fato de ter que lidar com elas é uma das coisas que mais me irrita. Primeiro que tem aquelas que disponibilizam o livro, mas quando você vai solicitar elas dizem que já está reservado para outra pessoa. Então por que diabos disponibilizam gente?

  • Demora para enviar os livros
Não é o caso de todos, mas tem muitos usuários plus que aceitam sua solicitação, mas demoram anos para enviar o livro. Alguns avisam e tudo bem, imprevistos acontecem, mas e aqueles que nem se dignam a explicar o porquê? Aí tu tem que acabar desistindo da troca e perde um tempo imensurável esperando.

  • Solicitantes que não leem as informações
Quando você disponibiliza para troca, você deve colocar o estado do livro na descrição, como é de se esperar (mesmo que muitos não façam isso). Mas mesmo que você coloque, algumas pessoas ainda tem dificuldade para ler o que tá escrito porque acabam solicitando, não perguntam nada a respeito do estado do livro e quando você envia, acabam reclamando de alguma coisa (como o livro não ter orelhas, por exemplo) e fazendo uma péssima avaliação da troca sendo que a culpa nem foi sua. Estou falando isso porque já aconteceu comigo e isso me irritou horrores. 

  • Não existe uma opção para expor os problemas
A gente sabe que no Skoob tem uma espécia de comunidade onde as pessoas fazem trocas por fora e comentam algumas coisas, mas a plataforma no geral não tem nenhum lugar onde você pode "bloquear" ou "expor" um usuário que foi mal intencionado ou mal educado. Isso já foi bastante tema de debate no Twitter, e é incrível o quanto eles ainda não pensaram nisso.

De forma geral, o problema do Skoob são as pessoas! Que acreditem, conseguem ser insuportáveis e muito desaforadas. ,Mas no geral, eu até gosto de fazer trocas por lá e fora os citados acima, eu não tive maiores problemas, mas parte de você pesar o que é mais interessante ao fazer trocas pelo sistema Plus. E se você ainda não me segue no skoob, faça isso!

Comentários

  1. Oiê!
    Sempre quis fazer trocas por lá mas sempre fui muito perdida no assunto. EU AMO TANTO AQUELA REDE SOCIAL!
    Estou te seguindo por lá <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu troco pelo plus e livro por livro no skoob, até hoje deu certo, eu já enviei 23 livros se não me engano, agora eu tenho pontos no plus para solicitar, mas por conta da pandemia a maioria das trocas estão pausadas.
    Pelas minhas experiências até agora vale a pena a troca.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Miriã!
    Eu sempre via essa opção no Skoob mas nunca consegui entender direito como funcionam as trocas. Logo, agradeço o post esclarecedor, as informações estão super completas.
    Particularmente, eu tenho um certo receio de fazer essas trocas, pois sou meio neurótico com fraudes e golpes (a gente sabe que em todo lugar tem gente bem intencionada, mas sempre tem as exceções, né?).
    A maior vantagem com certeza é achar livros que não tem mais nas lojas, mas o Skoob já deveria ter melhorado a comunicação tanto entre os trocadores, quanto com a plataforma em si.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Passei a usar essa fermenta pouco mais de dois anos (meus números são mais modestos, enviei 17 e recebi 15) e em meio a alguns problemas, tipo um livro em condições não muito boas, mas que deixaram de mencionar, também consegui aquisições maravilhosas como Damas de Honra da Jane Costello que veio até com os brindes da caixinha da Carina Rissi, fiquei mega feliz e isso tudo por apenas 1 dilma (risos)! Além de conseguir completar minha coleção de Outlander com as capas originais, nossa, depois de muitas tentativas, enfim, encontrei o livro 2 com a capa original, fiquei tão feliz e o livro está em ótimo estado!!! Definitivamente o problema da plataforma são as pessoas, colocam o livro para troca, para depois descobri que na verdade eles querem dinheiro (helloooo), fora isso de colocar para troca e quando eu solicito, eles cancelam sem dar nenhuma satisfação, enfim, espero fazer novas aquisições em breve.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nunca tentei trocar livros pelo skoob por dois motivos:
    1- Sou um pouco apegada aos meus livros kkkkkk
    2 - Tinha medo de não ser confinável
    Não sei algum dia vou tentar, mas gostei no post, pois esclareceu muita coisa pra mim.

    ResponderExcluir
  6. ingriD Figueiredo23.5.20

    ahh skoob... já fiz tantas trocas por lá...
    era quase praxe: assim que terminava a aula, eu passava na papelaria (que tinha no caminho e, plus, era do lado dos correios) comprava o envelope e mandava enviar o livro que tinha acordado dias atrás. Ia tanto que já conhecia os funcionários (e acho que eles a mim kkkk).

    Sempre tem o receio de cair num golpe, mas quando se habitua a fazer trocas por lá vc meio que consegue identificar as pessoas que são honestas e as que tentam passar a perna (lembro que existe até um grupo chamado Black list - pessoas que sofreram calotes não só relatam o que aconteceu mas também colocam tooodos os dados que o infrator deu, lembro que uma característica que sempre aparecia era: os infratores colocavam livros demais para troca e/ou colocavam livros "lançamentos" - livros que mal tinham saído da gráfica e já tavam querendo fazer troca? hum... suspeito. Outro detalhe era quando a pessoa demorava demais para dizer que tinha enviado o livro, ou enviava sem o registro módico.

    Tem algumas coisas que podiam (e precisam) ser melhoradas, mas em suma, o skoob é um ótimo site... o problema mesmo, como vc disse, são as pessoas kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Eu já fiz muitas trocas no Skoob. Hoje em dia, dei uma parada. Não por problemas lá não..rs(só tive um caso de perda) No mais, sempre foi tudo muito certo. Livros recebidos certinho e fazia questão de enviar os meus também no capricho!rs
    Hoje em dia, troco com uma garota da minha cidade. Ela me manda a lista dela e eu mando a minha e a gente entra num acordo) Minha última troca com ela me rendeu 03 livros de Jane Austen e eu claro, amei!
    Mas super recomendo o Skoob sim para trocas!!!
    Amei as dicas.
    Beijo

    *Já enviei convite lá*

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  8. Oi sua linda!! Tudo bem? Fui correndo te seguir e te add como amiga no skoob haha.
    Eu também faço trocas por lá, e concordei com todos os pontos levantados, desde as vantagens às desvantagens.
    Pra te falar a verdade, tive problema uma única vez. Um livro veio bem acabadinho, fiquei triste, mas li, e a leitura foi tão perfeita que não tive coragem de desfazer rs.
    O problema são as pessoas, realmente. Eu não coloco nada na descrição, pq sempre envio exemplares novinhos. Mas, se tem um autógrafo, ou uma pintinha que seja, faço questão de abrir o jogo.
    Amei o post.
    Beijos
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,
    Eu não utilizo esse recurso, tenho amigas que adoram trocar, mas eu não tive boas experiências com trocas, então fico receosa. Mas amo o aplicativo do skoob, o uso muuuuito!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estava conversando essa semana com uma amiga sobre as trocas no Skoob. Eu nunca fiz, mas sempre tive muita curiosidade. Honestamente, as desvantagens me desanimam um pouco.
    Amei seu post! Super informativo <3.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  11. Olá, Miriã!

    Eu nunca troquei livros por lá, eu não sei e tenho certo receio rsrs. Eu sou muito azarada com essas coisas! Olhando as vantagens dá um certo ânimo, porque a gente sempre tem alguns livros parados na estante, que poderiam ser trocados por outros. Em contrapartida, as desvantagens, caso aconteça algumas delas, seria bem ruim! Enfim, gostei muito do post, bem informativo e tirou muitas dúvidas!

    Beijos!
    Literatura Querida

    ResponderExcluir
  12. Oii! :)
    Menina, faz um bom tempo que eu tento me decidir entre habilitar o skoob plus ou não hahah. Morro de vontade de trocar alguns livros que eu tenho, mas e o medo de dar errado?


    Beijos!
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Esse post foi bastante útil pra mim, pois, ultimamente fiz um balanço na minha estante e descobri que tinha muuuuitos livros que não fazia mais sentido ficar guardando, então, resolvi separar alguns pra troca... Ainda não disponibilizei lá no Skoob, mas, pretendo fazer isso em breve!
    Já troquei livro duas vezes no Skoob e foi uma experiencia bem legal! Acho bem interessante trocar livros que ás vezes a gente não curtiu, ou não acrescentou nada em nossa vida de leitora, por outras novas experiencias. E sempre fica aquela de que o que não foi bom pra mim pode se tornar o favorito de alguém, né?
    Amei o post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. • يوضع كوب من الماء في زجاجة ذات بخّاخ، مع إضافة ملعقتين من زيت شجرة الشاي، مع الرج. ثمّ يرشّ في أرجاء المنزل، ما يعطّر الجوّ ويقضي بفعالية على الفيروسات والميكروبات. كما يستخدم الخليط عينه، من أجل تعقيم الأغراض المستخدمة بشكل متكرّر، كلوحة مفاتيح الحاسوب، وألعاب الأطفال، ومقابض الأبواب والخزائن.
    شركة تعقيم بالرياض
    شركة مكافحة حشرات بالرياض
    شركة مكافحة حشرات بالدمام

    ResponderExcluir
  15. Oiii MI

    Já fiz muitas trocas no Skoob, a maioria valeu super a pena e através destas trocas também fiz duas amizadesbem bacanas. Por outro lado já tive uma experiência ruim, que foi uma pessoa que recebeu o livro de demorou séculos para liberar o crédito, tanto que eu achei que nem fosse liberar mais e eu fosse ficar a ver navios...rsrs. Este ano não estou fazendo trocas porque mudei de casa, e daqui do sul o frete volta a ficar um pouco mais caro, agora com a quarentena nem saio de casa praticamente então as trocas tão nulas, nem sequer conferi se tem algo bacana disponível. Mas pretendo retomar no Plus em breve quando me organizar mais por aqui.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Miriã!
    Eu nunca fiz trocas no skoob e fiquei interessada no assunto quando você o citou no post anterior haha.
    As pessoas são sempre o problema de tudo, né? Haja paciência ><
    Mesmo assi, achei a plataforma bem legal e mais pra frente vou testá-la! A postagem ficou super completa, adorei <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  17. Miriã!
    Nunca fiz nenhuma troca pelo skoob, por vários motivos, mas o principal é não ter paciÊncia de ficar procurando os livros que realmente desejo.
    Mas até acho válida as trocas por lá.
    Quem sabe um dia farei?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  18. nunca troquei livros por lá porque não sabia como funciona direito
    gostei do seu post colocando as vantagens e desvantagens
    acho que não tenho paciencia porque como voce os problemas lá são as pessoas ,imagine se eu fizer algo errado ? mas as vantagens são bem atrativas ,já vi pessoas que acharam livros que fizeram excelentes trocas por la

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Não sou muito de fazer troca pelo Skoob mas já fiz uma vez e foi uma experiência ótima. Vale muito a pena fazer!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  20. Só uso o Skoob para marcar os livros que leio ou os que tenho na estante. Mas quando vi que tinha essa opção de troca tinha me interessado bastante. Até tinha posto alguns livros para troca mas acabei desistindo.

    ResponderExcluir
  21. Eu amei a utilidade do post em informar sobre o Skoob! Alguns anos atrás eu frequentava muito a plataforma, mas nunca cheguei a fazer trocas. Meu receio de fazer trocas era o livro vir não tão bom quanto parecia, pois tenho amigos que já passaram por isso. Mas, em geral, eu acho que vale a pena fazer trocas, principalmente porque tem livros que já nem vendem mais nas lojas.

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca fiz uma troca no Skoob. Já coloquei alguns pra troca uma vez, mas acabou não dando em nada. Aí acabei dando os livros embora, mas pra mim tudo bem. Então, eu acho que acaba tendo mais vantagens do que desvantagens... É uma opção muito útil no Skoob, a gente pode conseguir alguns livros mais raros por um "valor" bacana... Mas igual você falou, ter que lidar com pessoas pode ser uma coisa complicada (e sim, a gente sabe muito bem que a maioria não lê descrição de produto nenhum). Gostei muito do post miga, é bem esclarecedor pra quem quer começar a usar o serviço.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu tenho muitos livros que gostaria de trocar, mas eu não entendo muito como funciona o lance com os correios, como preços, método de envios etc. Uma vez fui enviar um presente e o preço de frete/envio (sei lá) saiu mais caro que o próprio presente!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Que ótimo post! Gostei e tirou minhas dúvidas.
    Eu amo o skoob para registrar o que li e quero ler, mas como tá caro o frete nunca troquei por lá.
    Já troquei em sebos e gostei muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca tentei trocar livros pelo skoob e achei interessante, claro que temos que balancear o positivo e negativo. Talvez eu tenta fazer trocas pelo skoob, na realidade estou precisando, pois tenho muitos livros lido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!

Form for Contact Page (Do not remove)