Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.Ao mesmo tempo divertida e emocionante, Daqui a cinco anos é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro.
Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan leva uma vida extremamente planejada. Ela irá se casar com David, conseguirá se tornar sócia do escritório de advocacia corporativa que trabalha e terá sua melhor amiga Bella ao lado desfrutando de todas as suas conquistas.
Mas bem no dia que David faz o tão esperado pedido, Dannie tem um sonho: nele, ela está com outra pessoa, um homem desconhecido em um apartamento em outro lugar da cidade. Acreditando se passar somente de um sonho, e não uma possível previsão do futuro, os anos passam e Dannie segue sua vida ao lado de David.
Isto é uma coisa importante nos relacionamentos: a gente não precisa dizer tudo.
Quatro anos e meio se foram e Dannie está exatamente onde achou que estaria. Só que ela ainda não se casou com David. Mesmo não admitindo, o sonho de anos atrás refletiu sobre suas ações, o que fez com que ela sempre adiasse a data do casamento. E parece que seus receios se tornarão realidade quando ela conhece o tal homem, Aaron Greg, o novo namorado da sua melhor amiga, Bella.
Olho para Aaron. Consigo ver o amor nos olhos dele. É o mesmo que está nos meus.
Daqui a cinco anos é o mais novo lançamento da Editora Paralela, e será lançado em e-book hoje (29/06) na Amazon. Recebi a ARC antes em uma ação da editora e isso me fez ficar bastante ansiosa por essa leitura, que causou um mix de sensações. Apesar do que temos no enredo, o livro vai muito além do que está visivelmente propondo, mas é o tipo de livro que devemos descobrir aos poucos e quanto mais informações eu solto, menos impactante será a sua experiência. É por isso que não vou me estender muito nesta resenha e vou tentar não revelar nada dessa obra, para que vocês possam apreciá-la tanto quanto eu.
gente, eu escrevi errado me desculpem (não deu pra corrigir) |
O livro todo é narrado pela Dannie. E apesar de ter gostado muito da escrita da autora, eu achei o tom da narrativa muito melancólico, o que me deu a sensação de que a qualquer momento algo ruim poderia acontecer. Esse aperto no peito, essa ansiedade que para alguns podem ser boa, para mim é agoniante. Isso me faz ficar angustiada e é um sentimento que eu particularmente não gosto, porque deixa de ser uma leitura leve e me faz sentir claustrofobia. Mas isso não quer dizer que o livro seja ruim! É porque eu realmente não consigo lidar com toda essa carga dramática que temos na história (coisas que eu preciso trabalhar ao longo das minhas leituras).
Às vezes você precisa fazer sacrifícios para realizar seus sonhos.
E isso foi um dos motivos que me fez demorar a simpatizar com Dannie. Ela é uma personagem bastante controlada, que gosta das coisas ao seu jeito. Mas nas primeiras cem páginas da obra foi muito difícil sentir empatia por ela, ou entender seus dramas. Isso também não quer dizer que Dannie fosse uma pessoa ruim, só que eu não a achei tão interessante. Pelo fato de não ter me conectado com a protagonista inicialmente, a leitura se tornou bastante arrastada e tive que parar várias vezes para tentar ler outra coisa.
Mas depois da metade da obra, há uma reviravolta. E é ela que vai guiar todos os 40% restantes dos livros. A partir desse momento, foi ficando mais fácil me conectar com os personagens que eram apresentados e entender pra que rumo a história estava indo.
Mesmo que a ideia seja de um romance, o livro vai muito além disso. É uma história sobre amizade. Sobre Bella e Dannie, que se conhecem há vinte cinco anos e que agora tem um problema que precisam resolver. Bella é suave, livre e leve, enquanto Dannie é racional e mais metódica. Ela é o óleo para a água de Bella. Apesar de tão diferentes, se complementam e tem uma amizade linda, que vai passar por muitas provações.
Sou forte. Aguento o tranco. Mas não sei se Bella consegue.
Não tenho como evitar que ela passe por isso, nem passar por tudo junto com ela.
E falando em Bella, apesar de também ter gostado da personagem, senti o mesmo problema com Dannie: não me conectei com ela. Parecia que a coisa toda estava se desenrolando com outras pessoas, como se eu estivesse a mil anos de distância de seus sentimentos e emoções. Talvez não fosse o momento certo de fazer a leitura, porque infelizmente até os capítulos finais tive essa sensação.
Na minha vida, Bella é a pessoa que me faz sair da rotina.
Mas, com um grande emaranhado de emoções, a obra vai seguindo um final latente. Tudo fica mais intenso, mais dinâmico e mesmo quase não crendo, eu consegui no fim sentir empatia por Dannie, me colocar em seu lugar, sentir suas dores e perdas. E meu Deus, foi arrasador! Chega me dá vontade de chorar enquanto estou escrevendo isso, porque foi tão emocionante que é impossível segurar as lágrimas. A Rebecca conseguiu sair do óbvio e entregar algo totalmente diferente. Esperamos uma coisa mas ela nos entrega outra, mostrando uma lição muito importante. Toda a questão do futuro fica em segundo plano quando o que realmente importa está sendo trabalhado pela autora (não falarei o que é por motivos de spoiler haha) de uma maneira fenomenal e bastante reflexiva.
Apesar dos percalços e da minha dificuldade com o começo, Daqui a cinco anos foi uma linda história. Triste? Com certeza, mas entrega muito sobre lealdade, amor e amizade. Recomendo!
Ahhh!!!
ResponderExcluirTenho visto nas redes sociais da editora muito sobre Daqui a Cinco Anos e apesar de não curtir muito tanto drama assim, me interessei muito pelo livro.
Não consigo me imaginar na situação de Dannie.
Tomara que lancem em formato físico logo
Olá...
ResponderExcluirAdorei a sua resenha!
Esse livro está na minha lista de próximas leituras e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais...
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Que capa mais linda. E eitaaa ele é o namorado da melhor amiga dela!! Prevejo muitas confusões. O nome do livro me faz pensar bastante. Depois da sua observação quanto a narrativa, fiquei com medo de não gostar também, embora pelos quotes tudo pareça muito interessante. Acho que consigo entender a carga de drama da personagem, pois não deve ser nada fácil a situação em que ela se encontra. Fiquei muito curiosa e com certeza irei ler quando tiver a oportunidade.
ResponderExcluirBeijos,
Amanda Almeida
Oiii Mi
ResponderExcluirEssa carga dramática me deixa receosa, geralmente não gosto de livros assim, que me fazem sentir essa angústia que você comentou, mas esse final de reviravolta,s imprevisto me deixa curiosa e a leitura parece ser tão marcante. Não sei ainda se vou ler ou não, talvez eu leia aos poucos, intercalando com uma outra leitura mais leve.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Oi, Mi! Tudo bom?
ResponderExcluirA reviravolta no meio da história me deixou completamente SEM CHÃO, nunca que imaginava que ia seguir naquela direção. E foi tão maravilhoso a autora fazer isso, porque mudou toda nossa perspectiva da história e ainda entregou aquele final fechadinho e emocionante. Uma surpresa atrás da outra esse livro!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá Miriã!
ResponderExcluirPrimeiramente deixa eu falar dessa capa...SIMPLESMENTE LINDA, COM ESSA REPRESENTAÇÃO DE NOVA YORK. Compraria o livro só por isso rsrsrsrs.
Mas a trama, apesar de notadamente ser um pouco arrastada, parece trazer uma mensagem bem pertinente para reflexão, uma vez que é comum planejarmos nossa vida e do nada tudo mudar completamente. Além disso, essa reviravolta que acontece mais para a segunda metade do livro movimenta as coisas e até nos distrai dos personagens, que aqui infelizmente não despertam empatia no leitor. Dessa forma, o saldo final acaba sendo positivo justamente pela forma com a qual Serle nos surpreende ao seguir um rumo inusidado.
Beijos.
Olá,
ResponderExcluirSó lendo a sinopse eu fiquei querendo muito ler esse livro!
Mas depois de ler a resenha, me desanimei muito ;/
Achei bem legal a premissa do livro e tudo mais, só que o cara é o namorado da amiga dela? Não gosto nenhum um pouco
Não sei se vou querer ler :/
Beijos
A premissa do livro já me chamou a atenção, mas eu fiquei ainda mais curiosa por que você diz que ele é muito mais profundo.
ResponderExcluirUma pena que você não conseguiu se conectar com as personagens, eu tenho essa base para "aguentar" leituras dramáticas e mais pesadas, então, creio que não teria essa mesma dificuldade que você, na verdade, geralmente, acho livros leves muito superficiais, o que não é ruim, mas nem sempre funcionam comigo.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Olá Miriã!
ResponderExcluirPela sinopse a gente acha que vai ser um clichê bobinho, mas se você diz que há algo mais na história eu acredito. Que tudo receber o livro antes! Eu ia ficar me achando a pessoa mais importante do mundo hahaha. O título da obra por si só é bem reflexivo, fiquei bem curiosa sobre o final da história, principalmente devido a amizade de Bella e Dannie ser posta a prova com toda a situação do plot desse livro. Realmente é difícil manter a leitura quando não há empatia com a protagonista, mas que bom que no final deu tudo certo. Eu gosto muito de sentir a emoção da história, essa sensação de angústia e as lágrimas derramadas ao finalizar o livro que você citou me deixaram com muita vontade de ler Daqui a Cinco Anos.
Beijos
PS: erros acontecem, a foto ficou ótima!
Olá,
ResponderExcluirNão se conectar com o personagem é bem ruim, isso no geral atrapalha muito meu envolvimento com a leitura. Mas fico feliz que o final tenha sido arrasador, pois a premissa é muito boa.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Oi Miriã.
ResponderExcluirEu me interessei quando li a sinopse, mas lendo sua resenha e sentindo a sua dificuldade em se conectar as personagens e sabendo o tanto de drama e sofrimento que essa história trás, já sinto que não é uma leitura para mim. Ainda mais neste momento que estou vivendo. Mesmo assim, tive uma certa curiosidade sobre essa reviravolta e esse final tão fora do esperado.
Bjus
Olá Mii!
ResponderExcluirSó pelo fato de você fala do livro, já fiquei com vontade enorme de ler. A premissa parece ser muito interessante, e a historia triste, mas no momento estou pulando livro assim. haha Talvez em breve eu leia!
blog: Tempos Literários
Oiii ❤ A sinopse desse livro é do tipo que deixa qualquer leitor maluco kkkk, achei tão legal que a personagem tem um vislumbre do futuro e anos depois encontra o homem que tinha visto nele.
ResponderExcluirEstou tão curiosa para saber como vai ser para Dannie encontrar a pessoa do vislumbre que teve e para saber como isso vai influenciar sua vida.
Acho que também ficaria incomodada com o tom melancólico da narrativa, pois não gosto de me sentir angustiada.
Mas adoraria fazer essa leitura.
Beijos
Miriã!
ResponderExcluirO livro está sendo bem badalado nas redes sociais e quando isso acontece, fico sempre om um pé atrás, porque cria grande expectativa e quando vamos ler, nem é essas coisas todas.
Na verdade fiquei intrigada com esse sonho premonitório que a protagosnita teve e depois descobre que é o namorado da melhor amiga, então... é de se pensar.
Fato é que quando ahá amor e amizade, sempre me interessa.
cheirinhos
Rudy
amei a sua resenha pelas suas palavras esse livro é bem emocionante
ResponderExcluirrealmente tem livros que faz a gente se sentir assim tensa
gosto de um drama e assim que tiver oportunidade quero adquirir porque ele contem elementos que gosto em um romance que é amizade amor lealdade .
Oi Miriã, que ideia legal a desse livro, adoro tudo relacionado a sonhos!! Eu também tenho dificuldade em me conectar com livros melancólicos, mas a história deve ser muito boa já que você gostou mesmo com todas as dificuldades kkk.
ResponderExcluirOlá, Miriã.
ResponderExcluirEu peguei o livro para ler mas então comecei a ler os comentários do povo e acabei deixando para depois. Eu não estou querendo ler livros que me deixem com esse sentimento nessa quarentena, estou dando preferência para os livros mais alegres ou bem fora da realidade. Mas quero ler mais para frente.
Prefácio
Olá! ♡ Ahhh, eu adorei essa capa!
ResponderExcluirAchei a premissa bem interessante, é o tipo de leitura que eu provavelmente adoraria fazer, não nesse momento, já que a narrativa do livro é bem melancólica e no momento estou preferindo leituras mais leves.
Que situação complicada essa que Dannie está enfrentando, estou curiosa para saber mais sobre esse sonho e ver qual é a resolução de tudo isso.
Beijos! ♡
Oii,
ResponderExcluirGostei demais da sua resenha e vou querer ler com certeza!
Parece ser um livro muito intenso e que nos traz muitas reflexões sobre amor e amizade.
Porém, por esse drama ter te dado agonia, me deu um medinho porque sinto às vezes, e detesto!, a leitura perde o gosto. Kk
Bjs
Oi, oi! Tudo bom?
ResponderExcluirGostei muito da premissa do livro, a trama despertou o meu interesse. Fiquei muito curiosa para saber o que há por trás desse sonho misterioso, e como ficará a relação da protagonista com o homem do sonho, a amiga e seu noivo. É uma pena que, por causa desse tom melancólico da historia, você não tenha curtido a leitura tanto quanto poderia... é algo com que eu não me importo, contanto que a história me prenda. Já anotei a dica aqui, e espero ter a oportunidade de ler em breve.
Beijos, blog Mais um Capítulo . ♥
Nossa eu amei!! É um dos livros que com certeza eu irei amá-lo ao ler. O lance do sonho, podendo ser uma previsão do futuro, faz com que o leitor devore o livro pra ver o que acontecerá a cada página. E o livro é recheado de emoções, né?! haha Vou colocar na minha lista de compras
ResponderExcluirOlá! Eita que eu também não me sinto confortável com essas leituras que acabam trazendo essa carga grande de angústia a cada virada de página! E esse pseudo triângulo também não me agrada, por isso, não é uma leitura que eu faria num primeiro momento, mas quem sabe mais frente eu não me anime mais em relação a história!!!
ResponderExcluirO enredo me chamou muita atenção, já quero ler só para saber o que o futuro reserva para a Dannie e se de fato a 'visão' dela irá realmente acontecer.
ResponderExcluirImagina o que ela deve sentir ao se deparar com o homem que há quatro anos e meio sonhou estar junto!?
quando comecei a ler a resenha fiquei "isso aqui não parece Lembra de mim? da Sophie Kinsella" claro que assim que prosseguia entendia que não dava pra ser mais diferente
ResponderExcluirdeixe a Dannie, ela é aquariana kkkkkk
mas sério, uma pena vc não ter se conectado com a protagonista, mas fiquei curiosa sobre o final e pq a protagonista sonhou com o homem lá
Eu estou com o livro para ler, mas ainda não sei quando vou faze-lo. Vi muitos comentários positivos, sua resenha me deixou intrigada, só que no final quando disse que foi uma história triste, sei não... fiquei meio receosa, mas ainda estou curiosa com "a reviravolta". Bem, só lendo mesmo para saber.
ResponderExcluirAbraços,
Gisela
Ler para Divertir
Já havia lido uma resenha sobre o livro, entretanto não tinha tão convencida, mas agora fiquei interessada em ler para saber mais sobre a história. Além também da capa se linda. E essa pergunta eu nunca tinha me feito antes, agora pensando nisso, mas o importante é aproveitar o presente.
ResponderExcluir