No Brasil, o curso de medicina é tradicionalmente o mais concorrido nos vestibulares. Ser médico é um sonho compartilhado por centenas de milhares de alunos, de Norte a Sul do país. Mas o que espera os futuros estudantes de medicina depois do nome na lista de aprovados? Gustavo Astur, médico psiquiatra, apresenta aos leitores um universo pouco conhecido - por vezes frio, caótico e desolador, mas também excitante e igualmente vivo, rico em aprendizado e relações - por onde transitam estudantes, jovens médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e professores de um Hospital Universitário. Com seu olhar empático e, ao mesmo tempo, atento às minúcias da vida, retrata em 22 contos o dia a dia, as paixões e os dilemas mais secretos dos pacientes e profissionais envolvidos no serviço público de saúde.
Letras, memórias e sentimentos é um livro que reúne 22 contos acerca de histórias e dilemas do dia a dia em um hospital universitário. Acompanhamos vários personagens - funcionários, médicos, alunos, professores e pacientes - em um ambiente rico, cheio de vivacidade e repleto de aprendizados, mas que também pode ser hostil e opressor para aqueles que constantemente são confrontados pelas dificuldades da medicina.
Ficamos imersos e profundamente impactados pelas histórias retratadas ao longo da obra, que podem ou não ter conexão uma com as outras. O leitor nota facilmente a animação de alunos que acabaram de entrar em um dos cursos mais concorridos do país, misturado as inseguranças e a pressão que decorre de lidar com vidas, como também percebe que a idealização do curso é tão grande que questões menores como a própria capacidade do indivíduo de acompanhar toda a jornada de trabalho, e não ser sugado pelo ambiente depressivo e cansativo, é algo que pode cobrar seu preço futuramente.
Os contos também retratam a perspectiva de jovens médicos e residentes, muitas vezes desanimados e se sentindo incapazes quando apresentados a diagnósticos difíceis e irrefutáveis. Alguns conseguem manter uma fina película entre a vida profissional e quem são eles fora do hospital universitário, mas em sua maioria, eles são impactados pelo dia-a-dia áspero e conflituoso em que trabalham e levam consigo dores e aprendizados que moldam suas vidas e a forma como a enxergam.
Pais orgulhosos e pouco presentes às vezes podem ser mais cegos que as pessoas que mais te desprezam.
Todos esses sentimentos repletos de expectativas, anseios, medos e inseguranças são transmitidos em cada conto, alguns mais leves e tranquilos de ler, dando um ar mais esperançoso a obra, e outros mais intensos e impactantes.
O autor é médico e percebemos que possui uma grande propriedade para falar do assunto, trazendo uma variedade de informações a respeito de patologias e termos da medicina que compõe todo o cenário da obra, mas a narrativa permanece firme, singela e empática. Você sente todas as emoções dos personagens, desde o funcionário que limpa o chão, até o médico mais importante do hospital, e tudo isso vira um ressoar interessante que vai nos envolvendo ao longo das páginas.
Eu gostei muito da obra porque você claramente consegue se inserir dentro das histórias. São várias perspectivas, com protagonistas e formas de narrativa diferentes, o que traz uma experiência completamente nova a cada conto que você lê. Você não sabe o que esperar quando virar a página, e isso é muito legal porque cada história é única. Eu adorei o livro e é uma ótima opção para quem precisa de algo mais reflexivo, mas que pode ser intercalado com outras leituras. O livro está disponível no Kindle Unlimited e eu super recomendo!
Como gosto de séries de drama médico esse universo me atrai muito. Pois é único, cheio de possibilidades, carregado de emoções.
ResponderExcluirGostei de serem contos.
Adoro esses livros que dão para intercalar com outros e ainda trazem reflexões (estranhamente, eu não gosto de livros de contos, mas não sei explicar)! As vezes da até vontade de ler o livro aos pouquinhos, só para não acabar e absorver tudo melhor. Interessante o autor escrever sobre assuntos que domina e trazer várias perspectivas.
ResponderExcluirBeijos
Olá,
ResponderExcluirCaramba, parece muito interessante.
Não sou da área da saúde, mas achei bem legal a premissa desse livro.
Acho bem bacana tudo que tem ao redor da área médica, chama muito minha atenção.
Beijos
Essa resenha me lembrou muito de Grey's Anatomy. Eu amei esse livro pelo fato de conter diversos contos. Como você citou, por ele ter várias perspectivas, ele acaba sendo um livro que não cansa o leitor. Para quem tem o sonho de ser médico, que não é o meu caso, esse livro é ideal para ser lido.
ResponderExcluirOi miga!
ResponderExcluirAcho que é a primeira vez que te vejo lendo um livro de contos, que bacana! Achei bem interessante, me lembrei de uma série da Globo que eu amo que fala exatamente o mesmo que o livro, que é o dia-a-dia dos funcionários nos hospitais brasileiros, chama Sob Pressão. Engraçado que a gente que tá de fora quase nunca percebe as dificuldades deles lá dentro, sem contar que a maioria das pessoas só sabe criticar, né? Inclusive: DEFENDAM O SUS!
Bjs!
https://www.roendolivros.com.br/
Oii,
ResponderExcluirAii amo livros de contos e acho que vou amar esse!
Imagino os perrengues, dores e sucessos desses jovens médicos. Ainda mais o autor também sendo um, ele deve trazer sua experiência, tornando a narrativa cheia de emoção.
Vou querer ler sem falta!
Bjs
elvisgatao.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu amo contos e achei os temas desse muito interessantes, com certeza vou dar uma conferida.
Beijão!
Lumusiando
Oi, Mi! Tudo bom?
ResponderExcluirEu só curto livro de contos de ficção mesmo, preferencialmente fantasia e terror que são os que mais me fisgam. Ou de romance. Então deixo essa dica passar porque não funcionaria pra mim.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá! Confesso que não conhecia o livro, mas gostei bastante, ainda mais por se tratar de contos, o que definitivamente chamou ainda mais minha atenção, afinal o tema ao mesmo tempo que me agrada e daqueles que eu fujo (vai entender), em minha defesa não consigo lidar muito bem com cortes, machucados, sangue em geral, mas pelo visto o livro vai além disso e nos mostra um mundo bem diferente do que eu imaginava.
ResponderExcluirOii Mii!
ResponderExcluirAdorei o livro! Eu não sou muito fã de contos mas alguns me agradam e até resolve ler. Fiquei um tanto interessada por esse, parece trazer varias reflexões para nós de alguma maneira.
Blog: Tempos Literários
Olá!
ResponderExcluirAmo séries médicas, mas nunca tinha visto esse livro de contos relacionados com medicina.
Gostei da premissa, quero muito poder ler.
Beijos
Olá, Miriã.
ResponderExcluirEu não sou muito fã de livros de contos. Mas nesse eu fiquei muito interessada. Desde que assisti House eu gosto de histórias que envolvam medicina e ainda mais escritas por um médico o que torna tudo mais interessante. Assim que der vou ler ele.
Prefácio
Esse universo da medicina não me atrai, mas admiro as pessoas que a seguem. Sobre o livro quando eu o vi pensei que fosse outra coisa, mas fiquei com uma certa curiosidade.
ResponderExcluirNão sou uma grande fã de contos e nem de histórias de não ficção, então tenho quase certeza que a leitura não seria para mim. Mas o tema tratado é bem interessante, e acho que a leitura seria importante para quem pretende entrar nesse universo.
ResponderExcluirMiriã!
ResponderExcluirSempre acho interessante podermos aproveitar uma leitura de um mundo diferente do que vivemos em nossa realidade, porque sempre trazaquele sentimento do inusitado e do conhecimento.
cheirinhos
Rudy
Não conhecia esse livro, estou surpresa com a carga de conteúdo dele.
ResponderExcluirNão é muito a minha área quando se trata de medicina, mas super me interesso por qualquer tipo de drama e pelo visto irei encontrar isso no livro.
Jardim de Palavras
Oiii Mi
ResponderExcluirTenho um problema enorme com contos, dificilmente me encantam e me prendem, mas fico feliz em saber que este livro te envolveu e deu pra se conectar com as estórias.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com