Tem horas que a gente precisa perceber quando parar.
Já vi muitos posts de despedida de blogs antigos que foram desativados. O contexto geral é que as pessoas tinham parado de usar os blogs e migraram todos para as redes sociais. Mas o meu caso é diferente. Eu tô voltando ao blog e deixando as redes sociais de lado.
Tem muito tempo que eu já venho contemplando essa ideia, de como seria se eu simplesmente parasse de postar ou desativasse minhas redes sociais de vez. Será que eu conseguiria passar esse tempo longe? As pessoas iriam sentir minha falta? Como seria os meus dias sem a parte mais importante de mim, falar de livros?
Quando nós somos mais jovens e apaixonados pelas coisas que fazemos, nós passamos pelas adversidades do nosso "trabalho" com mais resiliência. Instagram não tá entregando os posts? Deixa eu tentar mudar o design no canva pra ver se melhora. Não deu certo? Vou investir em reels para aumentar o engajamento. Tudo sempre tinha uma solução e se você se esforçasse o suficiente, até que funcionava a longo prazo. O problema é quando essas soluções param de funcionar. O que eu faço quando os reels continuam não entregando, os posts perdem mais curtidas do que ganham, os seguidores estagnaram e eu não consigo mais crescer? O que fazer de diferente que pode me ajudar sendo que tanta gente faz a mesma coisa e não passa pelo mesmo problema?
São essas questões que começaram a me fazer perceber que as redes sociais são ingratas. Você se esforça, você muda seu estilo de escrever, você perde o seu tempo todo dia ali, e ainda assim ela não faz questão de entregar nenhum post que você levou horas para fazer para pelo menos 100 seguidores seus. Foi essa percepção tão cruel sobre a plataforma que me fez entender que ou eu sigo a maré e faço o que todo mundo faz ou eu não vou conseguir sobreviver aqui. E chegou no ponto que eu não quero mais ter o conteúdo igual a todo mundo.
Continuo tirando minhas fotos dos livros autorais, continuo fazendo posts do canva no estilo que eu acho bonito, continuo aparecendo meio louca nos stories. Eu não quero mudar isso! Eu não aguento mais ver os mesmos estilos de reels, de indicações, de diário de leitura, de publicidade, de feed organizado no canva... parece que não existe um pingo de autenticidade ali. Uma coisa dá certo para alguém, e no dia seguinte já tem mais dez perfis fazendo a mesma coisa. Eu sinto que ninguém mais tem identidade própria, ninguém é mais reconhecido por ter uma característica única.
Todas essas coisas criam um sentimento de inadequação exorbitante sobre mim. Eu não me sinto mais pertencente a esse grupo de leitores. Sabe quando você se sente fora da bolha e não consegue mais se ver ali em nenhum conteúdo? É isso que eu sinto quando entro nas redes sociais. Seja twitter, instagram ou tiktok, parece que meu tempo ali já passou. E é por esse peso de não conseguir mais me conectar com aquilo que eu amava, atrelado ao fato de que as redes sociais boicotam o nosso trabalho constantemente e aumentam mais ainda nosso desânimo e insatisfação, eu decidi que por enquanto, eu vou sair das redes sociais.
Desativei meu perfil no instagram tem uns dias, e confesso que fazer isso me deixou mais aliviada do que pesarosa. O twitter está inabitável no momento, então já foi mais fácil dar adeus, e o tiktok eu sempre odiei. O único lugar que eu tô presente de verdade é o blog, que tem me ajudado muito nesse momento que eu tô agora, e o YouTube. Já pensei até em criar uma nova conta e começar do zero, mas sério, a gente realmente precisa iniciar tudo novamente e se render a um algoritmo que daqui a uns meses vai nos deixar no mesmo limbo de antes? Será que vale a pena voltar? Minha resposta no momento é não.
Não sei quando vou voltar as redes sociais e nem sei se quero fazer isso. Eu tenho estado tão desiludida com tudo que minha vontade maior agora é dar adeus a este universo e focar em melhorar de vida, que eu ganho mais. Mas amanhã pode ser que eu queira voltar novamente também... isso vai depender dos próximos dias.
É amiga, eu te entendo super..As vezes fico nessa questão de querer fechar tudo, sumir e só seguir minha vida como apenas uma leitora normal. A gente percebe muito que só subimos ali se estivemos na mesma bolha porque fora dela é impossivel. Foi muito custoso eu chegar a 200 inscritos no canal e por mais que eu esteja feliz com isso, eu sei que as visualizações não é boa, mas continuo lá, mesmo falando com as paredes porque é algo que gosto. ultimamente estou bem mais focada em criar pro Pinterest porque ali pelo menos tenho uma parceria com a plataforma e tenho um bom engajamento e conhecimento.
ResponderExcluirEstarei aqui acompanhando você e no youtube.. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Entendo o teu desabafo, só não some do YouTube e do blog, principalmente a proposta de fazer os vlogs tem sido muito legal!
ResponderExcluirOi, Ingrid! Eu espero que esse desânimo de postar nas outras redes seja apenas uma fase, mas enquanto isso, eu vou continuar no youtube. Vou tentar gravar mais vlogs também, mas ainda tenho um pouco de dificuldade de fazer esse tipo de vídeo, então pode ser que demore mais pra ter. Mas obrigada pelo carinho!
Excluir