A DEMONIZAÇÃO DO DARK ROMANCE E SUA PROBLEMÁTICA

A discussão sobre livros de dark romance dura há muito tempo e eu acho que a gente sempre bate na mesma tecla sobre a problemática desse tipo de história. Eu que gosto de dark romance e sou uma leitora até que bem conhecida do gênero, também me preocupo com certos apontamentos que os leitores menos amistosos levantam. 

O primeiro ponto: relacionamentos abusivos sendo romatizados. Eu acho que esse é o ponto mais óbvio desse tipo de literatura. Não querendo entrar na discussão sobre se isso é válido ou não, eu sempre reitero que livros sombrios tem a obrigação de abordar a linha tênue entre certo e errado. Se o personagem principal toma todas as decisões certas, isso não é um dark romance e sim um romance qualquer. A ideia do dark romance nasceu de quebrar e desconstruir o padrão do romance perfeito. Tirar as lentes cor-de-rosa que os romances com finais felizes colocaram em nós e mostrar algo distorcido e sombrio.

Como leitora de romance dark de muitos anos, eu sempre sei diferenciar a ficção da realidade. Eu já li tantos livros, seja eles mais sombrios ou não, que eu já tenho gravado em mim aquilo no texto que pode ser passível de aceitação ou não. É por esse motivo que o dark romance sempre me fascina. Porque às vezes eu quero ler algo diferente, algo que não seja tão politicamente correto e que me faça ver uma situação de um ângulo diferente. Quer dizer que eu apoio romances abusivos, homens possessivos, cenas de sexo com sangue e outras esquisitices? Não. Gostar de ler dark romance não quer dizer concordar com o tema e as atitudes dos personagens retratadas ali.

Porém, eu também concordo que há leitores, e muitos deles mulheres, adolescentes e jovens, que idealizam esse tipo de relação no livro como algo legal e interessante para se viver na vida real. E sim, isso é um grande problema que o dark romance gera e precisa enfrentar. Porque escrever sobre homens que stalkeiam, sequestram, matam e estupram e depois se redimem com tanta facilidade, é problemático sim! Falta responsabilidade tanto dos autores quanto dos próprios leitores para consumir o dark romance. 

Escrever dark romance virou um negócio muito lucrativo. De repente todo mundo lê livros sombrios e no outro dia, um monte de livros estão sendo lançados. Quanto mais chocante, melhor. O importante é estar no Top100 da Amazon. E de repente você se vê lendo sinopses bizarras, personagens mal construídos, romances pobres que se baseiam em sexo e dez mil avaliações no dia seguinte dizendo que a história foi incrível. Fica claro para mim que quem escreve dark romance hoje nem sequer se importa com o gênero e com o que ele representa e sim uma forma de ganhar dinheiro. 

E eu acredito veemente que nem todo mundo deveria ler livros assim. Se você não consegue separar ficção da realidade e muito menos ver a problemática dos livros que lê, desculpe, mas você não deveria estar lendo dark romance. Porque pra consumir esse tipo de história você precisa ter maturidade e o mínimo de discernimento para entender o que é certo e errado.

E a falta desse discernimento de alguns leitores faz com que todos acabem rotulando o gênero dark romance como o chernobyl dos romances, englobando todos os tipos de histórias em um saco só e rotulando aqueles que leem o gênero como doentes. O bizarro é que a gente sabe que tem diversos gêneros que abordam o mesmo, mas que são comumente aceitos simplesmente porque estão rotulados de outra forma. É uma hipocrisia gigante pra mim.

Eu acho que se você não gosta de algo, não consuma. Eu não gosto de suspense, nem terror e nem autoajuda, e eu não leio livros desse tipo, e muito menos falo mal ou recrimino quem os lê. Por que te importa tanto o que as pessoas estão lendo? Não é melhor cada um voltar o olhar pra si e focar naquilo que gosta, e simplesmente esquecer o outro? São coisas que eu definitivamente não consigo entender. Mas sempre vai surgir um bastião do certo e errado pra dizer o quanto esse gênero é problemático. 

Por isso, eu acho válido as discussões acerca do dark romance, de como os autores usam o gênero apenas para lucrar, sem responsabilidade alguma com seus leitores, assim como os próprios leitores endeusam o gênero e normalizam problemáticas que estão sendo descritas ali. Mas também entro no ponto de que cada um tem sua individualidade e liberdade para escolher ler aquilo que quiser ler. Dizer que o dark romance é um gênero de pessoas doentias e sem escrúpulos todos os dias no twitter, desculpe, pra mim é muito raso. Essa discussão é muito maior do que apenas isso, mas quanto mais tivermos preconceito e menos informação a respeito do que estamos falando, mais vai ser difícil encontrar um meio-termo para solucionar essa questão.

0 comments