![]() |
O ano está chegando ao fim e já bate aquela nostalgia pra gente relembrar todos os livros que li ao longo desses doze meses. 2025 foi o ano que mais li dos últimos três, e eu fiquei muito feliz de ter conseguido bater minha meta pessoal de 100 livros lidos. Não sei exatamente o número correto porque o ano ainda não acabou, e algumas leituras ainda estão acontecendo, mas acho que a gente já pode falar dos melhores livros né? Aqueles livros que se destacaram pra mim, me deixaram apaixonada e que com certeza merecem estar nesta lista.
Apesar de ter vários livros favoritos nesse ano, eu escolhi apenas 10 para recomendar a vocês. Eles foram os livros mais interessantes que li entre todos, que me marcaram de alguma forma e que eu levo comigo para a vida. Alguns são mais levinhos e clichês, e outros têm um aprofundamento a mais. De toda forma, acredito que eles podem te surpreender também.
Vamos então à lista com os melhores livros de 2025!
![]() |
Começando com Uma vida e tanto, de Emily Henry. Eu li esse livro em um dia e fiquei completamente envolvida com essa história. Não gosto tanto de livros que voltam no passado e no presente, mas acho que aqui funcionou bastante. Amei os dramas familiares presentes na história e fiquei muito interessada na trama paralela que ia se desenrolando. Esse se tornou o meu livro favorito da autora!
Katábasis da R. F. Kuang foi também uma grande surpresa para mim. Eu nunca tinha lido nada dessa autora então estava bem curiosa para ler o novo lançamento dela. A trama de Katábasis tem uma genialidade impressionante. Mesmo que em alguns momentos eu tenha achado que a narrativa tenha se tornado repetitiva e cansativa, eu não conseguia largar essa história querendo saber como terminaria a jornada de Alice. É uma experiência e tanto essa leitura, e eu acho que cada leitor pode ter uma ideia diferente sobre essa obra.
Uma das minhas autoras favoritas é a Ali Hazelwood e esse ano foi marcado por vários lançamentos dela. Entre eles, dois se destacaram profundamente pra mim. Parceira é a continuação de Noiva e foi uma grande surpresa. Eu não gostei tanto do livro anterior, então achei que não fosse curtir essa história, mas acabei me surpreendendo. Eu amei a trama, os personagens e o doce slow burn que temos aqui. Com certeza é uma história bem pautada no omegaverso e isso foi um ponto super positivo.
O segundo livro da autora que eu amei foi Um amor problemático de verão. Sei que não foi todo mundo que gostou desse, mas ele me pegou em um momento perfeito. Eu achei a história leve, divertida e torci muito pelo casal. É o tipo de livro que eu sempre vou recomendar porque acho que vale para qualquer momento.
A vida é muito curta foi uma leitura recente que eu fiz e que acabou sendo uma das melhores desse ano. Eu gosto de todos os livros da Abby Jimenez, mas esse daqui me conquistou pelos personagens e seus dramas, principalmente a protagonista. Vanessa é uma mocinha que precisa equilibrar todos os problemas e mais um pouco em suas mãos, e é impossível não se comover com a jornada dela. Com certeza é um dos meus livros favoritos da autora.
Nesta lista temos dois livros nacionais e que não poderiam ser mais diferentes entre si, mas que conquistaram igualmente um pedacinho no meu coração. O peso do pássaro morto foi meu primeiro contato com a Aline Bei e foi uma experiência muito diferente. Não costumo ler ficção, mas esse ano saí bastante da zona de conforto e esse foi um dos livros que acabei lendo por isso. E que livro aterrador! Eu amei a forma como a autora escreve, a delicadeza e também o impacto que a prosa desse livro causou. Emocionante do início ao fim.
Já o segundo nacional que eu amei foi O roteiro do Amor da Ray Tavares. Fazia muito tempo que eu não lia um livro da autora e que bom poder voltar a ler com essa história. Esse foi um romance muito divertido, cheio de referências a brasilidades e memes da internet, mas também com um toque de drama e um romancinho delicioso. Amei demais!
Mais um romance bom demais da conta esse ano foi Medium, mas pouco da Sarah Adler. Foi o primeiro contato que tive com a escrita da autora e não poderia ter sido melhor. Aqui temos um romance leve, divertido mas também com lições de vida e um crescimento interessante dos personagens. Me diverti bastante com essa leitura e quero muito que alguma editora traga esse livro pra cá.
Aliada do vilão foi outro grande favorito desse ano. Tudo que é atrelado a essa série em especial, eu amo e aqui não foi diferente. Acho que a história está caminhando bem e tenho adorado acompanhar a dinâmica desse grupo improvável. É como receber um abraço quentinho delicioso no final do dia.
O último livro que acabou entrando na lista foi Quando menos se espera da Cara Bastone. Quando comecei a ler esse livro, eu jurei que não fosse gostar, mas estava completamente enganada. Me envolvi com o drama da personagem principal, seus dilemas e escolhas e principalmente com o romance que foi super fofo. Com certeza uma leitura que fechou essa lista com chave de ouro.
Esses foram os dez melhores livros que eu li esse ano e que eu super recomendo para vocês.
O que acharam desses títulos? Já conheciam? Me conta abaixo quais foram os livros que vocês mais amaram ler em 2025!

.png)
0 comments
Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!