10 outubro 2018

Os 5 livros mais abandonados do Skoob!

Abandonar um livro é uma questão que muitos defendem e que outros criticam. Eu já fui daquelas que não conseguiam deixar um livro de lado sem terminá-lo, mesmo que ele fosse horrível, o que aconteceu com o Teorema Katherine. Mas quando a gente cresce e acho que vai aprendendo a se desapegar das coisas, fica mais fácil para o leitor deixar e abandonar uma leitura que não está lhe fazendo bem.

Outra coisa que queria comentar aqui que não tem nada a ver com o intuito do post, é que os livros que leio recebem a nota pelo que eles me fazem sentir naquele momento. Não fico pensando no “ah, aquele livro prega isso e isso”, ou “tem cenas eróticas demais, machistas demais”, essas coisas. Eu julgo um livro pelo que me faz passar, independente disso. Se eu gosto de ler aquela história mesmo que ela seja pesada ou tenha um cunho moral duvidoso, eu vou julgá-la pelos sentimentos e emoções que ela me trouxe, nada mais. Se eu passei raiva com ele, óbvio que minha nota será menor, mas se eu gostei dele mesmo com tantos motivos para não gostar, não sei por que eu teria que detonar a história. Me entendem?

Enfim, dito isso eu fui no Skoob procurar os livros mais abandonados pelas pessoas, e confesso que não me surpreendi com a lista, até porque eu mesma já abandonei alguns deles, então vou comentar quais são. Será que vocês adivinham?


Em primeiro lugar encontramos A menina que roubava livros com 15.321 pessoas que abandonaram a leitura, e eu entendo perfeitamente porque fui uma dessas. Se a gente fosse julgar essa história pelos primeiros capítulos dela, todo mundo a detestaria. Ô livro chatinho! É claro que eu vi muitas resenhas positivas sobre ele mas acho que o fato das pessoas terem o abandonado se deve ao começo lento, e não é todo mundo que tem vontade de passá-lo para ir até o final, então não estou surpresa com o número de abandono.
Com 13.995 abandonos temos A cabana, outro livro que não me surpreende porque eu também abandonei. Acho que essas histórias com cunho religioso e muito drama não é pra todo tipo de leitor. Eu assisti o filme e adorei, apesar de ter chorado muito, mas não gostei do livro. É um começo arrastado e dá muitas voltas depois que o personagem chega na cabana.
Em terceiro lugar temos O mundo de Sofia com 10.174 abandonos. Apesar de nunca ter lido eu vi muitas pessoas comentarem que o livro é denso, e convenhamos que não são todos os livros de filosofia que agradam todo mundo. Junte isso ao tamanho das páginas, que já assusta qualquer um (eu também não leria de fato).
A Hospedeira está no top 5 com 7.520 pessoas que abandonaram essa leitura. Confesso que se eu pegasse esse livro para ler hoje em dia, eu provavelmente seria uma dessas pessoas porque eu não curto mais distopias/fantasia como curtia antes, mas como li esse livro há anos, eu amei ele de todo coração, e pra mim é o melhor da autora. Acho que a maioria das pessoas que abandonaram A Hospedeira foi porque é da mesma autora que Crepúsculo, e querendo ou não, as pessoas associam e criam esse preconceito com as obras dela. Segundo também porque acho que visualizar o cenário que a autora apresenta pode ser difícil para alguns leitores. Eu não tive esse problema e li a obra duas vezes, inclusivo indico para vocês.
E por último temos As crônicas de Nárnia com 6.321 abandonos. Eu acho que a história funcionou nas telinhas mas não teve muita adesão nas leituras, por isso o número de abandonos. Sinceramente, eu também nunca tive vontade de ler as crônicas, então talvez seja a falta de interesse mesmo que fizeram as pessoas abandoná-lo.

E abaixo tem os demais livros abandonados pelas pessoas no Skoob:
  • 6º O morro dos ventos uivantes: Nem todas as obras citadas nos livros que lemos são realmente boas de se ler.
  • 7º Cinquenta tons de cinza: Não me surpreende já que as pessoas tem preconceito com a temática envolvida mas acho engraçado que ele está em 7º lugar no ranking, apesar de muita gente meter o pau na história sem ter lido.
  • 8º Crepúsculo: Já teve seus momentos de glória mas hoje em dia, quem realmente quer ler?
  • 9º O teorema Katherine: Só posso dizer que as pessoas que leram essa obra são guerreiras porque pro tanto que esse livro é ruim, achei que teriam muito mais abandonos.
  • 10º Morte Súbita: Ocorre aqui o mesmo problema que A garota que roubava livros. É um livro com começo denso, monótono e confesso que a J.K. só acertou em Harry Potter mesmo porque as outras obras dela...

E vocês estão surpresos com esse ranking ou já suspeitavam?

20 comentários:

  1. Oi Mi. Eu nunca tinha pensado em conferir uma lista dessas, mas achei super interessante. Eu também não abandonava leituras até um tempo atrás, mas nesse ano descobri que não vou ter um "pirapaque" se deixar um livro sem concluir, mas posso ter um se me forçar a ler algo que não está sendo agradável ou me acrescentando nada, além de me fazer perder tempo porque vou terminar a leitura frustrada. Eu li "A Cabana", não abandonei e recomendo, mas entendo porquê muitas pessoas deixam a leitura inacabada. Os outros livros não li, mas tenho interesse em ler "A Menina que Roubava Livros", enquanto "O Mundo de Sofia" passo longe.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri
      Eu nem me importo mais porque eu leio tanto livro ruim, ás vezes é complicado terminar, nem sempre consigo. Eu já tentei ler A menina que roubava livro duas vezes mas em ambas parei no capítulo 8, não funcionou comigo.

      Excluir
  2. Eu tô chocada com Narnia, mas pode ser porque essa edição tem todos os livros juntos e demora bastante terminar rs Mas é um livro que eu adoro. O mundo de sofia eu só não abandonei porque era leitura obrigatória na escola, mas vontade não em faltou rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Nárnia nunca me interessou, tanto que os filmes eu nem assisto, mas eu nunca quis ler O mundo de Sofia. Meus amigos só leram porque também era obrigatório ahah

      Excluir
  3. Desses daí só tenho e li As crônicas de Nárnia... E olha, achei chato pra caramba! Lutei bastante para não abandonar...
    Os personagens não tem carisma, as histórias são sem graças e há um excesso de analogias religiosas que não dá nem vontade de continuar lendo, pois parece mais uma cópia da Bíblia do que qualquer outra coisa... Bem diferente do amigo de C.S Lewis, meu querido Tolkien, que mesmo tendo suas inspirações religiosas não deixou seus livros serem apenas cópias, mas criou um maravilhoso universo em cima de todo o conhecimento que adquiriu em vida <3
    Enfim, me alonguei muito, mas entendo quem abandonou esse livro XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dora
      Infelizmente o Tolkien não rolou comigo. Achei o começo de O senhor dos anéis extremamente difícil, muito confuso e logo abandonei.

      Excluir
  4. Oi Mika,
    Eu sou das pessoas que abandonou Morte Súbita, A menina que roubava livros e O mundo de sofia. O único livro da sua lista que pretendo ler é As Crônicas de Nárnia, mas acabei de ler o comentário da Dora logo acima e vi que o jeito é não entrar na leitura de cabeça. Gostei do post e espero não abandonar Nárnia para não acabar entrando na estatística.

    Beijos, Enjoy Books ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice
      Espero que você consiga ir até o final, eu nunca me interessei pela obra.

      Excluir
  5. Oie
    Eu já li 3 vezes A menina que roubava livros, fiquei surpresa por ele estar en primeiro lugar.
    O mundo de Sofia e O morro dos ventos uivantes eu tentei ler varias vezes e não deu.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa
      Acho o começo da história muito lento, as coisas demoram pra acontecer e acho que muita gente teve dificuldade com isso.

      Excluir
  6. Olá, Miriã!

    É muito difícil ver os meus dois livros favoritos nesta lista hahah, mas eu super entendo. O Mundo de Sofia, por exemplo, é o meu livro favorito, mas sei que é uma história bem extensa e que nem todo mundo tem saco para ler. A história vai muito além de informações sobre filósofos, mas até chegar a uma parte diferente, você tem que gostar muito para avançar até la. Enfim, gostei da proposta do post! Beijos

    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia
      Eu fujo de livros assim! É um livro muito denso e pesado, é pra quem realmente gosta desse estilo de escrita e não é pra qualquer um.

      Excluir
  7. Posso te dizer que eu nunca li nenhum desse livros kkk. E fiquei chocada com "O teorema Katherine", eu achava ser um livro tão bom, é que pelo fato de eu não ler nenhuma resenha ou algo do livro antes de ler ele todo, eu tinha essa certeza na minha cabeça que ele seria bom. Mas bom saber de todo viu, uma das coisas que eu mais odeio é livro lento, é uma tortura.


    Chata Moderna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana
      O livro é muito chato, Jesus! Nada de interessante acontece, é uma filosofia e teoria sem fim, insuportável.

      Excluir
  8. Olá, Miriã.
    Eu queria conseguir abandonar um livro, mas não consigo hehe. Dessa lista do skoob eu só não li O Mundo de Sofia. A Hospedeira eu gostei e os outros três eu amei. A Cabana é um livro lindo demais. A menina que roubava livros é maravilhoso e As Crônicas de Nárnia é uma referencia aos livros de fantasia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil
      Você é uma das guerreiras maravilhosas porque pra aguentar tudo isso, só você mesmo haha

      Excluir
  9. Olá, Mika!
    To bem surpresa, li a maioria deles e os únicos que não gosto da lista é Cinquenta Tons e O Teorema Katherine.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  10. Omg como assim? Eu amo a rapariga que roubava livros é um livro perfeito e único por ser a morte a narrar. Tipo ahhhhhhhhhhhhhh eu choro tanto e por mim fazia um altar a este livro.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum desses e só pelas sinopses que li por aí, já tenho total certeza que não farão o meu tipo. O único da lista que desejo ler é O Morro dos Ventos Uivantes, pois, gosto muito do filme, então ainda tenho esperança =D

    ResponderExcluir
  12. Amoooo A Hospedeira e também super indico!
    Xero...

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤