Kit Kombo Novela

Eu sou noveleira assumida porque sim (desde que parei de ter aula a noite, a minha vida fica muito menos complicada) e eu adoro as tramas, algumas bem bobinhas e outras muito complexas, deixa a gente apaixonada (e nem me fale nas mexicanas, que apesar de toscas são as melhores!). E eu tava analisando alguns enredos e reparei que sempre tem um kit kombo novela, que é aqueles plots que nunca podem faltar se não a trama não flui. E vou comentar alguns com vocês pra que a gente possa se divertir e rir muito.

Sempre tem um triângulo amoroso 

Novela não é livro de fantasia, mas bem que poderia ser. TODA TRAMA tem um triângulo amoroso. Não é mentira não! Para pra analisar... todas novelas que você pensar agora sempre tem uma mocinha que fica dividida entre dois boys. Quando o protagonista é homem (mesmo que raro), ele fica dividido entre duas mulheres também, e sempre um deles é bonzinho e outro ruim. Aí a gente sempre torce pro personagem bom ficar com o protagonista, depois começa a sentir simpatia pelo boy ruim e não sabemos mais pra quem torcer. Resta saber como vai terminar a trama e qual casal vai ser formado.

A novela tem que ter duas fases

Não é tão comum, mas toda novela das 21h agora parece que tem duas fases. A primeira onde os personagens são mais jovens e tals, e a segunda geralmente passam 20 ou 10 anos depois e é aí que a obra vai se desenrolar. O engraçado é que a primeira parte sempre tem uns enredo muito nada a ver e louco que serve só pra embasar a segunda parte, senão não tem história.

A protagonista é sonsa e só se ferra

Aí gente... cansada! Desde Chocolate com Pimenta, onde tinha a Aninha que só se lascava, parece que todas as personagens também só se fodem nas novelas. Nunca vi uma mocinha pra ser dona de si, conseguir o que quer sem se ferrar no meio do caminho (exceto Teresa né mon amour). Não tem uma novela onde isso acontece! As personagens conseguem ser sonsas até metade da trama e isso deixa o público louco porque parece uma eternidade até ela se tocar e tomar as rédeas da situação.

Protagonista pobre e humilde

Porque pra uma novela funcionar de verdade, tem que tacar uma protagonista pobre mas gente boa e do coração grande que todo mundo já ama. É claro que ela vai virar rica no final, mas até lá vai comer o pão que o tinhoso amassou e sempre responder as adversidades com um sorriso no rosto, porque além de pobre e sofredora tem que tá sempre feliz e de bom humor.

O vilão é sem graça ou rouba toda cena

Das duas uma! Quando a protagonista é muito boa, o vilão tende a perder um pouco do crédito. Acho que também é pela escolha dos atores porque tem cada ator sem graça que esse povo coloca pra fazer vilão... que cruzes! Mas graças a Deusa que sempre tem aqueles vilões que conseguem dar um show de interpretação e muitas vezes são os melhores personagens, mesmo que muito errados. Acabamos até torcendo pra eles no final de tão legais que eles se tornam KKKK

Tem que ter um bordão/risada/cena marcante

E pra finalizar, uma novela só é uma novela quando a gente se lembra de algo épico que aconteceu (e que dê pra usar nos memes) anos depois de sua finalização. E geralmente quem protagoniza essas cenas marcantes, são os vilões, os verdadeiros protagonistas da trama. 

Misturou tudo dentro do caldeirão e pronto, você tem seu kit kombo novela e já pode se tornar a nova Gloria Perez das novas das 21h! Fica a dica pra quem quiser investir na dramaturgia.

Comentários

  1. Olá...
    Eu também sou bem noveleira e concordo com tudo que você mencionou no post, exceto sobre as novelas mexicanas rsrs, prefiro as globais. Tá assistindo Bom Sucesso? É ótima e tem várias referencias literárias... Estou adorando!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane
      Eu adoro as mexicanas KKKKK Mas também gosto de algumas globais. Tô assistindo sim, mas de vez em quando não dá pra ver.

      Excluir
  2. Olá, Miriã.
    Eu sou noveleira assumida desde criancinha hehe. Gostava das mais antigas, mas de vez em quando aparece alguma boa. Não é a toa que todo atriz quer ser a vilã e não a mocinha porque a vilã só se dá mal no ultimo capitulo e olhe lá quando não sai de boas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil
      Siiim, vou até fazer um post depois sobre final de vilãs porque sempre é o mesmo né. Eu tava sentindo falta de novela boa, mas até que agora tem umas legais.

      Excluir
  3. Oi Mi! Eu já gostei mais de novelas, não vou mentir, mas sempre paro pra ver uma cena ou outra, confesso que quando a protagonista é burra de mais eu me irrito rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Eu também kkkk não gosto disso nem nos livros, imagina as novelas aff

      Excluir
  4. Oi, Mi

    Das novelas de hoje em dia poucas se salvam, infelizmente. Mas realmente teu combo tá muito acurado. Hahahha Só acho uma heresia a Teresa estar aí, já que ela é a cópia mal feita da minha diva Rubi! Hahahahhahaha


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami
      Eu coloquei ela porque ela não se ferra no final, a Rubi quase morre tadinha KKKK e fica horrorosa!

      Excluir
  5. Oi, Mika!

    Confesso que não curto nem um pouco novela, as noveleiras aqui em casa são minha mãe e minha vó kkk e as poucas que assisti, realmente seguem esse esquema que você comentou, triângulo amoroso eu já detesto naturalmente, então hahaha sei lá, prefiro bem mais ver séries que não seguem esse padrão, são de gêneros diferentes e sempre prendem bastante a atenção

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol
      Eu já não curto tanta série, assisto só aquelas que me chamam realmente atenção. Eu odeio triângulo amoroso também, mas em novela até que relevo, agora em livro...

      Excluir
  6. Oie
    Confesso que já fui noveleira, mas hoje em dia eu prefiro ler, porque é o único horário que tenho para ler ou assistir série. Mas sempre que dá assisto.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa
      Eu prefiro ler também, mas adoro ver uma novela de vez em quando.

      Excluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

back to top