Capítulo Treze

Aqui você encontra resenhas críticas e indicações de livros.

Declarar - Nina Lane | Resenha

O livro que encerra a trilogia apaixonante de Nina Lane.
O casamento de Dean e Olivia West sobreviveu a segredos, desilusões e uma tragédia devastadora, persistindo mais forte do que nunca apesar das mais inimagináveis ameaças, até que uma simples mentira inventada por uma pessoa cruel e vingativa se mostra capaz de colocar tudo a perder.
Separado de seu lar pelo oceano Atlântico, Dean comanda uma escavação na Itália enquanto luta para salvar sua vida profissional. Mas a distância de sua esposa e do mundo à parte que construíram juntos é mais difícil do que ele imagina, principalmente quando ele descobre que Liv está passando por uma crise vinda do passado – um passado terrível do qual ele sempre tentou salvála... Mais forte e confiante do que nunca, Liv está determinada a andar com as próprias pernas e, acima de tudo, defender seu marido daqueles que desejam derrubálo. Mas a visita inesperada de sua mãe traz à tona uma série de questões mal resolvidas que a assombram há anos.
No último e mais explosivo volume de Espiral do Desejo, Dean e Liv terão que superar os obstáculos mais difíceis de suas vidas enquanto respondem à clássica pergunta: há, afinal, força maior do que a de um grande amor?
Esta resenha contém spoilers dos demais livros da série  

Declarar é o último livro da trilogia Espiral do Desejo que conta a história do casal Liv e Dean. Após os acontecimentos do segundo livro, Dean teve que sair do país para acalmar os ânimos, enquanto Liv ficou em Mirror Lake para enfim encontrar seu caminho. Desde o livro anterior a personagem cresceu e percebeu que quer andar por conta própria. A proteção excessiva de Dean foi benéfica um dia, porém se tornou sufocante e Liv quer conquistar algo por mérito próprio.

Esse tempo separado faz com que os personagens se redescubram como casal. Depois de tantos altos e baixos nos últimos anos, Dean e Liv estão enfim voltando ao início de tudo, quando se conheceram, onde o sentimento ainda era forte e terno. Mas nem isso é capaz de fazer todos os problemas do casal irem para debaixo do tapete. A cada dia que passa, a iminente acusação de assédio contra Dean ganha mais força e seu emprego corre risco. Paralelamente a isso, Liv começa um novo empreendimento, que traz medo e excitação para ela.
Desde o primeiro livro vemos como o casamento de Liv e Dean aparentemente era perfeito, porém, nem tudo são flores e a cada capítulo vemos a confiança ruir entre eles. Depois de sentir muita raiva pelas atitudes impensadas de Liv, parti para o segundo livro com a esperança de uma reconciliação entre o casal que eu tanto amei. Dean ainda se mostra um cavaleiro de armadura brilhante que faria qualquer coisa para salvar sua amada, mas ao mesmo tempo vemos que Liv não quer isso. Ela dependeu tanto de Dean que acabou se escondendo por detrás dele, e agora quer fazer tudo por conta própria. Tudo corria bem, segredos eram revelados, mas uma acusação grave de uma aluna contra o professor faz com que os acontecimentos do terceiro livro se desenrolem. 

A obra é lenta e isso deixou o livro um pouco cansativo, mas estava tão desesperada a procura de uma resolução que não me importei e praticamente engoli o livro. Dean está mais impotente do que nunca e ficava cada vez mais irritada ao ver para onde as coisas estavam indo em relação a acusação de assédio. Sabemos que ele é inocente, mas o fato é que tudo estava contra ele. Todas as alternativas acabavam com ele sendo demitido e sua carreira sofrendo sérias acusações. A autora segurou esse suspense até o final, onde enfim descobrirmos o que ela resolveu a respeito do personagem e confesso que me surpreendi (porém não tanto). Dean foi meu personagem favorito com certeza. Acho que gostei mais dele justamente por causa da segurança que ele transmitia para Liv, mesmo que ás vezes isso soasse um pouco preocupante e possessivo demais. Mas o mais legal foi ver ele apoiando-a em todos os momentos, mesmo quando queria fazer algo por ela. 
Agora Liv foi uma força da natureza. Sempre percebi a personagem muito tímida e nada segura de si. Ela realmente dependia do marido para tudo, mas desde o segundo livro vemos seu desenvolvimento e o quanto ela busca para se encontrar. Sua relação com a mãe também é posta em xeque, e pensa numa mulherzinha meia boca, mas ok. Gostei dela ter se descoberto à medida que se redescobria com o marido. A relação deles estava tão abalada, mas aos poucos e com muita dedicação eles vão reconstruindo toda a confiança um no outro. Sem contar que juntos possuem muita química. Esse casal praticamente explode!
Ame aquele que prova que, felizes para sempre é apenas o começo.
A narrativa da Nina Lane é muito sentimental e cheia de emoção, talvez seja por isso que transpareça ser um pouco lenta. Perdemos tempo demais analisando os pensamentos dos personagens antes de entendermos a cena, porém foi algo que me acostumei desde o primeiro livro, mas não sei se seria agradável a todos. E eu também adorei acompanhar esse casal, principalmente porque o primeiro livro foi um grande baque ao casamento deles, e vê-los se reerguendo como pessoas e no relacionamento foi incrível. Eu indico para quem gosta de livros que trabalham questões familiares e também adora um romance adulto.

Espiral do Desejo #3 | 320 páginas | Editora Paralela | Nota: 4/5

Comentários

  1. Oi Mi, eu acho a premissa desse livro tão boa, mas algumas resenhas negativas me desanimaram. Agora voltei a me interessar! Parece um ótimo romance!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. AH que livro lindo. Peguei o final mas tudo bem haha
    Eu amei saber dele, eu nem tinha visto nada sobre os outros livros, acredito que a história seja linda e com muitos problemas no decorrer do relacionamento deles. Achei muito interessante o que disse da escrita da autora, acho que vou gostar muito porque curto esse tipo de escrita mais sentimental. A resenha saiu muito boa, me sinto como se estivesse conversando com você bem aqui na minha frente sobre o livro, sua escrita é maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Miriã!
    Eu li umas resenhas negativas sobre esses livros e acabou que não me interessei muito a ler, mas que bom que deram certo com vc!
    Às vezes faz falta ler uns romances mais adultos, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

back to top