Ressaca literária, e agora?

Oi gente! Ultimamente estou passando por uma ressaca literária desgraçada que tem me feito atrasar todas as leituras do mês de Março, mas se tem uma coisa que eu aprendi com todos esses anos de leitora foram alguns macetes para passar por esse problema tão chato. Então se liga nas dicas!

  • Não force a barra

Se a leitura não está fluindo, não fique forçando. Isso só irá fazer com que você canse do livro e tenha uma péssima experiência com ele. O ideal é que você vá lendo aos poucos, sem exagerar até que o seu ritmo volte normalmente. 

  • Faça outras atividades

Se os livros não estão sendo uma boa opção no momento, o melhor a se fazer é procurar outras coisas para fazer. Vá jogar, ir a academia, ouvir música, limpar a casa (mas cuidado com o corona vírus, sejamos responsáveis!).

  • Descanse a mente

Ás vezes estamos de ressaca porque nossa mente simplesmente não está descansando e trabalhando 24h. Por isso desanuvie sua mente, relaxe o máximo que você puder. Quando o seu corpo já estiver mais tranquilo, à vontade de ler voltará a surgir.

  • Leia livros leves e curtos

O melhor jeito de voltar a ler é ir de pouco a pouco, por isso sempre opte por livros mais leves e simples, sem muito drama ou densidade. Os curtos também são indicados! Assim você não fica presa em livros muito grandes e tendo trabalho para terminá-los.

  • Faça um cronograma de leitura

Mesmo que a leitura não esteja fluindo, se obrigue a ler ao menos algumas páginas durante o dia. Isso ajudará a sua rotina de leitura a voltar, mas sem forçar demais, hein.

Abaixo vão algumas indicações de livros leves e divertidos para te ajudar com a ressaca literária:

Comentários

  1. Olá,
    Adorei as dicas! Quando estou de ressaca sempre pego para ler romances de época já por serem leituras leves e até mesmo divertidas. Sempre ajuda rs.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Eu tento seguir essas regrinhas básicas a risca quando estou de ressaca (o que está acontecendo no momento), o ruim pra mim é que nada acaba fluindo, mas sigo tentando. rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  3. Que post mais completo, amei. Já li varios posts ressaca literária, mas achei este bem completo.
    Eu estou saindo de uma ressaca literária de três meses, final de faculdade e esse inicio de vida nova de adulta não é nada fácil, mas vencemos tudo neste mundo, a vida é assim.
    Já tinha visto alguns destes livros mas tinha esquecido que queria lê-los, principalmente Uma pitada de amor, li uma resenha faz tempo e fiquei apaixonada pela história.

    Beijos, amo o seu blog.
    Garota, Era uma vez

    ResponderExcluir
  4. Oi Mika! Minha vida é resumida em dois períodos: lendo ferozmente e em ressaca literária. É um saco, mas o que eu posso fazer? Concordo com você, os livros mais leves e curtos ajudam MUITO a se recuperar desse período, mas acho válido a pessoa apostar em outro tipo de entretenimento também: filmes, séries... O importante é não se forçar demais e nem ficar se sentindo mal com algo normal.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  5. Olá, Miriã.
    Eu não estou de ressaca, mas por causa desse nervosismo dos últimos dias não estou conseguindo me concentrar nas leituras. Já tentei três livros diferentes e todos me parecem chatos. Vou tentar ler algum dos indicados para ver se vai hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

back to top