Total imprevisto - Helô Delgado | Resenha

31 de janeiro de 2021

Uma vida perfeita e certa.

Até que tudo se desmorona.
Catarina tem tudo o que sempre quis: uma carreira de sucesso, uma casa maravilhosa, carros, marido, uma
gata e um cachorro. Tem o pacote completo, ou o que pensa ser uma vida feliz. Sua rotina se resume a se
dedicar ao seu trabalho e ao seu casamento. Filhos estão completamente fora dos seus planos. Na verdade,
sabe que uma gravidez seria um grande empecilho, por isso nunca cogitou ser mãe.
Tudo corre perfeitamente bem, até que se encontra no meio do olho de um furacão ao receber notícias um tanto
quanto complicadas de serem aceitas. Sentindo-se traída e pisando cacos de vidro, batalha para se adaptar a
uma nova realidade, um novo desafio e, por que não, um novo amor.

Livro cedido em parceria com o autor para uma resenha sincera

Imagina se toda a sua vida tivesse uma mudança drástica, e tudo aquilo que você acreditava não passasse de uma mentira? Esse é o problema que Catarina, nossa protagonista, irá enfrentar em Total Imprevisto. 


Catarina tem a vida perfeita: tem um bom emprego e um ótimo salário, um marido acolhedor e que sempre a apoia, uma casa grande e com tudo o que ela sempre quis, e dois pets que fazem a sua vida ser melhor. E se tem uma coisa que ela não sente a menor falta é de filhos. Desde que casou com Vinícius há dez anos, o desejo de ser mãe nunca passou pela sua cabeça, e se depender dela, irá continuar assim.


Mas a vida tem tantas surpresas e a qualquer minuto as coisas podem mudar. E foi exatamente isso que aconteceu quando Vinícius sofre um acidente de carro e fica entre a vida e a morte. O pior nem foi isso! Mas sim descobrir que ele estava com a amante que morreu na hora com quem teve duas filhas, sim, isso mesmo que você leu, e que agora estão na responsabilidade de Catarina! Pois é, e isso mesmo. O imprestável do marido não somente traiu Catarina, mas teve duas filhas fora do casamento e ainda por cima incumbiu a ela a responsabilidade de cuidar das crianças caso algo grave acontecesse com ele.


O turbilhão de emoções que atinge Catarina é bem forte. Ela fica arrasada ao descobrir as traições do marido ao mesmo tempo que precisa lidar com duas crianças que mal conhece, e que infelizmente não tem culpa das atitudes dos pais. Juliana de 4 anos e Alice de 5 meses são duas crianças fofas, que entram nesse vendaval de acontecimentos sem saber direito o que vão encontrar, e cabe a Catarina ajudá-las nesse processo, até que Jack, o tio delas, venha dos Estados Unidos cuidar das crianças. 

Total imprevisto é um livro repleto de emoções. Sério. Você começa o livro achando tudo legal, depois leva o maior tombo com o drama que a autora propõe e no fim termina com muitas gargalhadas e momentos ternos. Eu fiquei completamente revoltada com as atitudes do marido de Catarina, suas justificativas e o ódio foi tanto que eu torcia para que ele morresse KKKKK Mas também torcendo pra vida devolver com o karma. Senti na pele as aflições da personagem, a tristeza de descobrir a traição e que toda a sua vida foi uma mentira. Foi impossível não chorar porque eu fiquei realmente bem sensibilizada com o momento que Catarina estava passando.


Mas o mais interessante aqui é que apesar de toda a dor, a personagem jamais se deixa abater. É claro que ela tem seus momentos de surtos, gritos e muito choro, mas ela sempre levanta a cabeça e tenta seguir em frente, sabe? Ver a sua postura me fez admirar mais ainda a personagem, e torcer para um final feliz. Porém, ela precisa deixar a pose de durona e aprender que nem sempre a vida que levamos é a melhor vida que poderíamos ter. Catarina precisa de descontruir, rever suas prioridades e só assim descobrir a verdadeira felicidade.


Juliana e Alice são duas crianças fofas que chegam mudando totalmente a dinâmica na vida da mulher. Ela que nunca quis ter filhos se vê desempenhando o papel de mãe substituta, e não é que mesmo errando, ela consegue se sair bem? Você sente o envolvimento que Catarina tem com as duas meninas, apesar de ambas lhe lembrarem de sua situação delicada. 


Temos também o misterioso Jack, o tio que virá dos Estados Unidos socorrer nossa protagonista. E caramba, pensa num homem daqueles! O primeiro encontro entre ele e Cat não é nada legal, mas a convivência entre eles vai mudando a relação dos dois, o que nos deixa ansiosos para saber até onde essa história irá ir.


Eu amei demais esse livro! Ele foi meu primeiro contato com a autora, que já tinha visto alguns livros no KU mas não tinha lido, e com certeza não poderia começar melhor. A Helô escreve tão bem e sua narrativa é tão gostosa que você lê o livro voando. Ela consegue te levar de risadas à lágrimas em pouco tempo, e te deixa num vai e vém de emoções tão intensos que você não consegue sair dessa história sem se sentir impactada. Recomendo muitíssimo!


Total imprevisto | 350 páginas | Editora Qualis 


4 comentários

  1. Oi Mi, eu adoro histórias com crianças e bebês, me derreto toda! E já li muitos elogios a escrita da autora, vou colocar na lista de leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Miriã.
    Posso ser chamada de insensível pra cima mas eu nessa situação não ia ficar com as crianças não. Primeiro que nem quero ter filhos meus, imagine criar os das pessoas que me traíram então hehe. Mas me interessei pelo livro e já até coloquei no meu KU.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Jamais esperava esse plot twist!!!! Socorro Mika!!!!!
    E esse Jack hein.... 😏

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,
    Sou fã da Helô. ELA É MARAVILHOSA!
    A obra é divertida e ao mesmo assim deixa uma mensagem super positiva sobre família. Fico feliz que tenha gostado!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!