![]() |
Parece que foi ontem o dia que eu resolvi tentar novamente com o blog...
Lá em 2015, eu criei meu primeiro blog de livros, e não, ele não durou nem três meses haha. Eu fiquei tão frustrada com a falta de visitas que desisti e o excluí. Mas chegou 2016, mais precisamente, março, e eu tomei a decisão de tentar outra vez. Criei O Reino Encantado de uma Leitora, meu primeiro nome oficial, e comecei a visitar outros blogs pra ajudar a divulgar o meu. E depois ele se transformou apenas em Leitora Encantada, que mudou pra Suddenly Things, e enfim chegou a Capítulo Treze, que é o nosso nome desde então.
O blog passou por muitas fases. Desde aquele começo difícil, até ter muitos acessos, vários comentários, até a caída em câmera lenta das visitas, o abandono total de outros blogs que eu amava acompanhar, e até mesmo a minha falta de vontade de continuar aqui. As redes sociais mudaram tudo e eu migrei todo o meu trabalho para o instagram. Postava lá quase todos os dias, enquanto o blog continuava aqui, meio esquecido e vendo moscas.
Mas o engraçado é que eu nunca excluí esse perfil. Mesmo deixando de escrever, eu sempre deixei o blog ativo, paguei meu domínio anual, porque eu tenho um apego tão profundo a essa parte da minha história, que não consigo abrir mão. O mesmo aconteceu com meu tumblr, que eu tenho desde 2012, e até hoje tá vivo, mesmo que eu não use ele há mais de 10 anos.
O que eu entendi é que o tempo pode passar, a tecnologia mudar, as pessoas migrarem, mas o Capítulo Treze sempre vai existir. E esse ano que passou foi um ano transformador e de muitas mudanças, e ele me fez perceber que enquanto tudo ruía ao meu redor, quando as dúvidas sobre meu trabalho na internet começaram a bater com força, eu ainda podia usar o blog pra me expressar e pra falar com quem quisesse me ouvir.
Tem mais de seis meses que eu desativei meu instagram de livros, e desde então, eu voltei ativamente a escrever para o blog. Não que eu tenha magicamente voltado a produzir como produzia em 2016, mas eu voltei a enxergar esse lugar como minha primeira casa, meu primeiro lar. É aqui que eu me sinto a Mika mais jovem, que tinha um desejo de compartilhar seu amor e opinião sobre livros. Aquela pessoa que não se importava com fazer sucesso, apenas contar o que sentia e pensava. Que não se vendia por publicidade e nem caía na mesmice de falar sobre as mesmas coisas pra agradar os outros.
Voltar a escrever aqui é como voltar no tempo, a diferença é que não tem mais toda aquela gente pra ler o que eu escrevo, mas ainda me traz a mesma sensação de antes: de alívio. Poder sair das bolhas das bookredes e saber que meu conteúdo pode ser diferente, mesmo que tudo pareça tão igual.
E amanhã completamos nove anos dessa história, e eu não tenho nem palavras pra expressar o quanto estou feliz de tudo o que eu vivi em toda essa jornada. Que venham os 10, os 11, os 12... o que importa é que ainda estou aqui, e essa é a minha marca deixada no mundo.
Espero que vocês que continuam aqui me acompanhem novamente em mais uma aventura, e que possamos juntos descobrir o significado de blogosfera.
Amo vocês!
Parabéns, Mika, pelo seu blog! O capítulo treze... 9 anos é muito tempo! Que venham muitos outros!
ResponderExcluirBeijos!
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/