Tempestade de Ônix - Rebecca Yarros

Tempestade de Ônix foi um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs de romantasia dos últimos meses, e é claro que eu também me coloco nesse meio. A terceira parte da saga O Empíriano que acompanha a história de Violet Sorrengail, uma jovem cavaleira de dragão, se inicia do mesmo ponto que Chama de Ferro, o livro dois, termina.

Após ter canalizando da terra para salvar a vida de Violet, Xaden lentamente está se transformando em Venin. A prioridade deles é esconder isso de todos em Basgiath, enquanto Violet procura desesperadamente uma cura para sua situação. Xaden acaba colocando uma distância autoimposta de Violet para protegê-la, o que não agrada em nada a namorada.

Enquanto isso, Andarna quer descobrir mais sobre sua família e pede para que Violet investigue a sétima raça rara de dragão, essa que pode ajudar a criar as Édiges que protegem os territórios de Navarre contra ataques de Wyvern. Porém, fazer paladinos e cavaleiros trabalharem juntos está sendo mais difícil do que todos imaginavam. Navarre não quer Poromiel como aliado, e os próprios alunos de Basiagh que sobreviveram aos últimos ataques, se mostram reticentes em chamar os aretianos e paladinos de colegas. 

Mas se eles quiserem proteger todo o Continente dos Venin, eles precisam chegar a um acordo, que vai ou fortalecer essa aliança, ou colocá-la em xeque de vez.

Resumidamente, essa é a trama de Tempestade de Ônix. Vamos acompanhar os conflitos internos do relacionamento de Violet e Xaden, além dos conflitos entre os alunos da escola de guerra que começam a treinar junto com os paladinos, e é claro, a viagem de Violet e seus amigos em busca dos iridescentes, a família de dragão a qual Andarna pertence. Esse é um livro bem grande, quase 900 páginas, então muita coisa acontece, mas o ritmo de leitura é confortável e linear, seguindo um pouco o estilo de Chama de ferro.

A relação de Xaden e Violet está mais solidificada nesse volume. Eles estão até pensando em casamento, veja só! Eu gostei de como eles se transformaram num casal seguro de seus sentimentos, apesar das incertezas que estão surgindo quanto à guerra. Mas definitivamente esse é o livro em que eles passam mais tempo separados do que juntos, já que Xaden morre de medo de canalizar de Violet e está fazendo de tudo para evitá-la. Além do mais, ele acaba se tornando um dos professores da escola, o que causa mais empecilhos para esse casal, já que namorar um professor quebra todas as mil e quinhentas regras que existem ali.

A procura por uma cura é o que deixa Violet esperançosa de ter o seu Xaden de volta, mas a falta de respostas vai minando essa esperança a medida que as páginas passam. Entretanto, quando eles partem na missão para encontrar a sétima raça de dragões e em busca de aliados nas Grandes Ilhas, lá Violet vai descobrir mais sobre si mesma e os estudos de seu pai, que tem muito a ver com o que aconteceu há mais de 600 anos, no último conflito militar. Além disso, ela vai descobrir que talvez seu pai tenha a preparado para algo muito mais perigoso do que ela e seus irmãos imaginam, e quanto mais ela busca respostas, mais as coisas se complicam.

No geral, eu gostei bastante dessa trama, apesar de que em alguns momentos eu tenha ficado perdida (como sempre acontece). Mas eu senti que a escrita da Rebecca deu uma amadurecida nesse livro, ela soube explicar melhor algumas coisas e as cenas de ação são melhor descritas, na minha opinião. O livro poderia ter menos páginas? Com certeza, mas estamos falando de uma romantasia com vários arcos sendo desenvolvidos, então dá pra desculpar a autora nesse sentido.

Eu tô adorando ver os amigos da Violet e o espaço que eles estão ganhando na história, como Garrick, que tem se tornado um aliado muito capaz e o máximo alívio cômico pra trama, além do Alaric, o herdeiro perdido do trono de Navarre, que parece esconder muitos segredos. A própria Andarna foi bem engraçada, com tiradas sarcásticas bem de uma dragão adolescente, e apesar no final ter me matado algumas decisões suas, eu amo essa personagem, com certeza uma das minhas favoritas. 

Esse é um livro repleto de emoções, com momentos cruciais e mortes inesperadas, apesar de que não tão impactantes. Creio que a autora está preparando as piores mortes para os próximos volumes. Mas ainda assim, eu chorei e me emocionei com essa história, e terminei o livro totalmente obcecada. O final foi super interessante e eu tô doida por respostas. 

0 comments