Tag Sobre Minha Faculdade

Eu quase nunca falo sobre a faculdade aqui no blog porque não é uma coisa usual, mas eu encontrei uma tag incrível no Lamusiando e eu resolvi responder também, ainda mais agora que estou na reta final do curso. Então vamos lá!

1.Qual seu curso de graduação?

Eu curso Administração - Bacharelado, na Universidade de Brasília.

2.Quanto períodos ele tem? E em qual você está?

O curso tem oito períodos, completando quatro anos. Eu estou no oitavo (na teoria) mas na realidade estou no décimo porque enrolei um ano pra me formar.

3.Por que você escolheu esse curso?

Eu escolhi Administração porque achei que seria um curso fácil que me faria passar na universidade. A verdade é que eu queria fazer Direito, mas sabia que não tinha pontos suficientes pra passar na chamada. Então coloquei Administração porque na época eu achava que tinha tudo a ver com o curso que eu queria e posteriormente eu poderia fazer a migração, mas nada saiu como eu imaginava e descobri que só existe duas matérias em comum nos cursos shausahs

4.Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?

Jamais, eu escolhi Administração na hora que fui fazer a inscrição para o PAS, então não sabia nada sobre a área.

5.Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?

Eu estava mega assustada porque não entendia bem essa nova fase, e para piorar minha primeira aula era Cálculo I, a pior matéria que eu já fiz e que eu não sabia nada. Acho que minha principal dica pra se adaptar bem é fazer logo novos amigos, porque tem muita gente que já está há anos na faculdade e pode dar dicas imprescindíveis a respeito de matérias e professores, coisa que eu não tinha quando entrei, tanto que eu não sabia nem o que era trancar matéria.

6.Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?

Comecei a fazer esse semestre, e meu tema é sobre o comportamento do consumidor, mais precisamente como as resenhas de livros tem impacto sobre a intenção de compra do consumidor.

7.Você se considera uma boa aluna(o)?

Depende da matéria. Tem umas que eu realmente me interesso e me esforço e outras que tô meio nem aí, mas agora na reta final eu tô mais pra fazer tudo de qualquer jeito porque quero meu diploma.

8.Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?

Quando eu entrei pra Administração eu senti que não tinha absolutamente nada a ver com o curso, e por muito tempo quis trocar, fazer um vestibular, mas aí já teria perdido 2 anos de estudo e acabei me conformando. Com o tempo eu aceitei que escolhi esse curso e que vou fazer algo nessa área mesmo.  

9.O seu curso tem algum material específico que não tem em outros cursos? (ex.: estetoscópio e calculadora científica)

Acho que o mais interessante seria a calculadora científica e a calculadora financeira (que custou os olhos da cara por sinal).

10.Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?

Sim, o pessoal de Administração é bem animado e fizeram trote quando eu cheguei, mas não participei. Mas eu acabei participando do que fizemos para os nossos calouros que estavam entrando no segundo semestre. Foi bem divertido, mas sinceramente, pra mim sempre é uma perda de tempo.

11.Seu curso tem muita matemática?

Não, na verdade tem mais matemática na teoria. Claro que pra fazer análise financeira precisa entender um pouco de contábeis e finanças, mas eu nunca vou entender porque diabos precisamos fazer Cálculo I no curso. Eu peguei essa matéria três vezes e até hoje não entendi direito Derivada e Integral e tenho certeza que vai ser algo que eu não vou usar no futuro.

12.Geralmente nas faculdades existem o "ciclo natural de desistência “a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?

Já no primeiro semestre vi muita gente desistindo, indo pra outros cursos. Sendo bem sincera, a UnB é muito difícil. As pessoas acham que só porque a faculdade é federal tem bagunça, mas tem matérias que conseguem acabar com a gente, é muita pressão, trabalho e não dá pra administrar tudo tão bem assim, por isso as desistências.

13.Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?

Vou dar a dica que eu daria pra mim. Não adianta chegar querendo Administração se você não gosta de nenhuma área que tem  no curso. Eu tive esse problema e por isso foi tão difícil escolher um tema  para o TCC porque eu não me identificava com nenhuma área. Sempre é bom pesquisar antes sobre as áreas de cada curso, as matérias que terão pra não ficar perdido depois.

14.Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?

Eu já reprovei algumas matérias, no total três: Cálculo I, Instituições de Direito Público e Privado e Estatística. Depois que reprovei nessas eu tentei não ficar reprovando tanto, então sempre me esforçava ao máximo para passar ou então trancava porque senão meu índice de rendimento acadêmico ia pro ralo. Eu não estudo muito, essa é a verdade. Gosto de fazer mapa mental pras provas e só.

15.Faça um resumo básico do seu curso para quem estiver interesse em fazê-lo.

Administração é um curso híbrido porque fala de tudo um pouco, e ele não fica somente nas quatro áreas mais conhecidas da ADM, pelo contrário, tem estratégia empresarial, legislação, processos, projetos e tantas outras que é muito fácil o engajamento do aluno, só precisa escolher com qual se identifica mais e vai na fé.
  1. Oi Mi, bacana as perguntas. Espero que vc ache um emprego bacana na área! Eu nunca passei pelo trote, ainda bem rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Você tem cara de que foi bem quietinha na faculdade KKK

      Excluir
  2. Também "escolhi" ADM meio na cagada. Nunca soube que curso fazer e tive que escolher alguma coisa. Não gosto do curso, mas estou no último semestre... Continuei somente por ter tirado boas notas até agora, mas não me identifico com a área... Só espero que o diploma não seja inútil na minha vida, pq são 4 anos de estudo, né?
    Adorei essa tag, me identifiquei muito!
    Seu tema de tcc também é muito bom, parabéns =D Também tentei conciliar algo que eu gosto com o tema XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dora
      Eu gosto muito da área de estratégia, é o que quero mexer se caso puder trabalhar na área. Eu só espero conseguir terminar esse tcc KKK

      Excluir
  3. Oi Mi,
    Eu fiz ADM (me formei em 2013) e minha escolha foi totalmente consciente. Na verdade, sofri muito preconceito na época pq diziam que quem não o que fazer escolhia ADM e comigo foi totalmente o oposto.
    Meu plano inicial era fazer ADM com pós em gestão de pessoas para trabalhar mais na area de psicologia empresarial, PORÉM descobri que odiava psicologia e amava os números e fui para a área financeira. Atuo nela há 8 anos e estou bem feliz!
    E ao contrário de você, minha faculdade teve MUITA matemática: estatística, custos, financeira... Até em logística tinha matemática, rs.
    Beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Alê, que novela! Aqui até hoje tem esse preconceito. Eu odeio a área financeira, sou bem ruim, exceto em Macroeconomia que eu gostei bastante. Pretendo trabalhar na área de estratégia eu acho.

      Excluir
  4. Oi, Mi

    Eu também fiz ADM, mas antes eu cursava Fármacos. Troquei por diversos fatores e era melhor ter seguido na área de ciências biológicas, que eu amo, mas na vida às vezes a gente tem que pensar mais com a cabeça e menos com o coração.
    Na época da minha antiga faculdade eu também reprovei em cálculo, mas em compensação tirei 10 nas duas AVs quando cursei novamente. Eu passava o dia inteirinho estudando Cálculo e fazendo exercícios. Hahahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami
      Só Deus sabe o que eu passei pra conseguir cursar Cálculo, porque na minha universidade era muito difícil e eu tive que me desdobrar em três semestres pra conseguir um reles MM

      Excluir
  5. Que legal, amei a tag :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Miriã.
    Nunca tinha visto essa tag e achei bem legal saber um pouco mais sobre você. Gostei do tema do seu TCC tem tudo a ver com a gente hehe. Acho que ADM é um curso que dá para trabalhar em várias áreas, essa é a vantagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir