Indicando livros dos meus gêneros literários favoritos!


Oi gente! Vocês já devem saber quais são meus gêneros literários favoritos né? Mas se você é novo por aqui, vou elucidar um pouco sobre eles indicando um livro para cada um. Todos são bem conhecidos e eu super recomendo. O vídeo desse post sairá semana que vem lá no canal, então se inscreva se você ainda não o fez.

Romance

Vocês já sabem que eu sou completamente cadelinha dos romances. É o gênero que eu mais leio porque eu amo final feliz. Se for pra ler coisa triste, é só olhar pra minha vida mesmo, então é sempre bom dar uma variada nas histórias e por isso nunca me canso, apesar de que eu acho que muitos de vocês possam achar repetitivo. Mas enfim! Dentre os romances, eu gosto de três subgêneros, sendo eles:

Romance de época

É um dos que mais leio e com certeza mais consumo. Acho que são poucos os que eu ainda não li, e só não fiz por pura preguiça. Se você quiser conhecer mais do gênero, você pode ler esse post que eu fiz explicando porquê amamos romances de época. Escolhi aqui Como se casar com um marquês, que pra mim é um dos livros mais legais da Julia Quinn. A obra é muito divertida, então se você quer gargalhar e se encantar com os personagens, leia essa obra.

Romance erótico

O segundo gênero que eu mais gosto no gênero romance, é o erótico. Desde que eu li Cinquenta tons de cinza, a minha visão sobre os livros que abordam sexo como tema principal, mudou completamente. Eu sou muito apaixonada, e vocês sabem que eu defendo muito essas obras - apesar de que até em algumas coisas não consigo passar o pano. E pra um bom amante do gênero, não poderia deixar de citar a minha trilogia favorita da vida, que é Peça-me o que quiser, da Megan Maxwell. A trilogia vai focar no casal mais louco, divertido e briguento (e sexy) que eu conheço, Jud e Eric, e vai explorar troca de casais e voyeurismo. Nem preciso dizer que amo né?


Romance contemporâneo/chick-lit

E por último, temos os romances atuais e chick-lits. Ambos são categorias diferentes, mas eu acho que se complementam de alguma forma. Gosto muito dos chick-lit porque tem personagem femininas que estão se desenvolvendo profissionalmente de alguma forma, e ainda por cima são muito divertidos. E os romances contemporâneos são gostosos, porque não necessariamente teremos foco no romance. E apesar do que muitos acham, ás vezes eu me canso de romance também hahaha escolhi então um livro que tem uma pegada mais tranquila, Um mais um, da Jojo Moyes. Aqui temos uma protagonista que é mãe, que está passando por dificuldades financeiras e fará de tudo para conseguir realizar os sonhos de seus filhos. E é uma leitura incrível, com vários aprendizados e personagens maravilhosos. 

Agora vamos para outro gênero que eu amo: os NAs e YA's!

New adults (novo adulto?)

A diferença de um para o outro é simples: a faixa etária. New adults tem personagens que estão entre 19 e 24 anos, geralmente. E o que eu percebo é que as obras em sua maioria acontecem na faculdade e contém uma boa dose de carga dramática. Não é o padrão de todos, mas são os que mais leio. Além disso, também podem ser divertidos. E vamos a indicação do maior clichê em NAs que é O acordo, da Elle Kennedy. Eu sei que todo mundo já ouviu falar, mas é sério, se você ainda não leu você não sabe o quanto é bom! Eu fico completamente apaixonada pelo que essa autora escreve, e os personagens dela são perfeitos de tão bons. Então se você gosta de new adult, leia!

Young adult (Jovem adulto)

E os YAs acontecem quando os personagens geralmente tem 14 a 18 anos... ou é 16, sinceramente não sei. A maioria das histórias, se não todas, se passam no período escolar, onde os personagens ainda estão se descobrindo na adolescência, e podem ter temas variados, podendo ser ou não dramáticos. E é óbvio que eu amo um tema dramático e por isso vim indicar Quando tudo faz sentido, que pra mim é um dos melhores livros do gênero. O tema abordado aqui é o suicídio e o bullying, de uma maneira crua, leve mas nem um pouco desleixada. É maravilhoso!

Fantasia

E por último, não menos importante, temos as fantasias! Quem diria que em pleno 2020 eu iria voltar a gostar desse gênero, né? Eu espero sinceramente que não seja só uma fase e que eu realmente leia mais livros de fantasia por aqui. E não poderia não indicar uma das minhas fantasias preferidas que é Um tom mais escuro de magia, da Victoria Schwab. Eu nunca gostei tanto de um livro como eu gosto dessa história. Apesar dos começos serem lentos, é uma obra que é muito bem conduzida, e os personagens são carismáticos, misteriosos e ousados, além de inseguros. É perfeito demais!


Me conta aí, qual o gênero favorito de vocês??

21 comentários

  1. Miriã!
    Apesar de gostar de diversificar a leitura com todos os gêneros literários, meu coração pulsa mais forte pelos romances e de todo tipo, adoro. Dei um time no Yas porque estava achando tudo muito igual, mas amo todo tipo de romance.
    Adorei as indicações.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy
      Realmente os romances são perfeitos né?? Sou completamente apaixonada por eles e agora estou começando a sair um pouco da zona de conforto, e tá sendo incrível!

      Excluir
  2. Olá! Ahhh que meu gênero favorito também são os romances e se for de época então (suspiros), o meu favorito do gênero é Agora e sempre. Eu também gostei bastante de peça-me o que quiser, mas para ser sincera os livros com o ponto de vista do (babaca) Eric me fizeram desgostar um bocado dele, por isso prefiro Surpreenda-me. Fantasia também me agrada bastante, mas nunca consigo eleger um favorito (risos).

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou cadelinha dos Romances Mika! Rsrsrs e se for de época e bem clichê então.....
    JQ rainha perfeita! Como Casar Com Um Marquês é ótimo.
    Eróticos não leio tanto assim mas curto.
    Chick lit é um dos meus gêneros literários preferidos também e pra mim Sophie Kinsella é perfeita.
    O Acordo eu amo.
    Já fantasia...leio muito pouco e até hoje nenhuma que li arrebatou meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Eu amooo thrillers psicológicos, mas amo um romance também. Tento sempre intercalar os dois para não ficar aquela coisa pesada. Não li nenhum dos livros que você indicou, bom que agora conheço outras possibilidades de leitura (alguns eu já tinha visto por aí, mas não tinha lido sobre).
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Apesar de não ler tanto romances, eu me vi interessado em Um Mais Um e Quando Tudo Faz Sentido. Já faz um tempo que tenho vontade de ler algo da Jojo Moyes, pois tudo que ela lança parece ser bom, pelos comentários sobre suas obras que eu ando lendo ultimamente.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu aaaaaaaaamo Um tom mais escuro de magia. Na real, eu vivo e respiro tudo que a Schwab escreve. Ô mulher genial pra criar história perfeita!
    Agora que a Record anunciou o lançamento do último, finalmente posso ler o 2 em paz.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Miriã.
    Nossa me identifiquei muito com duas coisas na sua postagem. Também amo um final feliz. Tem coisa melhor do que dar tudo certo no final hehe. E outra coisa que também acho esse livro da Julia um dos melhores dela. Meu gênero favorito são os livros de suspense porque adoro ficar morrendo de vontade de olhar o final hehe. Em segundo vem os romances de época e em terceiro fantasia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de romance, mas daqueles bem água com açúcar mesmo, estilo Sessão da Tarde, sabe? Não sou tão fã assim de romance erótico e até hoje não encontrei o romance de época que realmente conquistasse o meu coração. Agora, meus gêneros preferidos mesmo são YA e infantojuvenil... Eu gosto de new adult também, mas às vezes acho os temas muito pesados e esses trem mexem demais comigo. Já li Quando Tudo Faz Sentido e também gostei muito! Me surpreendi bastante com a escrita da autora.

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei as indicações.
    Eu amo os romances contemporâneos e suspense. Mas geralmente escolho os livros mais pelo título ou capa do que pelo gênero.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ola Miriã gostei do post
    meu genero favorito são os romances de epoca ,romance contemporaneo adulto ,drama e suspence .

    ResponderExcluir
  11. Não tenho o costume de diversificar os gênero que leio, que são fantasia e romance, que aliás esse último é o que mais tem, sejam eles romance de época ou contemporâneo. Mas, estou precisando sair da minha zona de conforto, ler um de terror, ou até mesmo um romance erótico.
    Amei os livros indicados, vou procurar por eles.

    ResponderExcluir
  12. Essa pandemia revelou em mim, um lado que não conhecia. O lado por coisas pesadas rs e confesso que nos últimos dez dias, que me pressionei a largar disso um pouco, pois estava me afetando.
    Daí, pulei de 8 para 80 e me fez bem, apesar de ter começado o primeiro livro meio na marra, mas valeu a pena.
    Diversificar é o caminho sempre, intercalar.
    Eu preciso voltar a ler romances de época urgente!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Meu gêneros literários são quase os mesmos KKKKK
    Eu gosto muito de Romances de época, só que quando fui olhar só li um esse ano!!! E foi em janeiro, KKKKKK Acho que é porque fica muito repetitivo, sempre a mesma fórmula, e por isso, apesar de eu curtir ler, se forem muitos me cansa, sabe?
    Gosto de Romance erótico, e já li esses que você falou.
    Fantasia é meu amor, e tenho tantos favoritos KKKKKK

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mi!
    Young Adult tem sido o meu gênero favorito acho que desde sempre haha adoro como mesmo que as histórias pareçam ser simples, sempre tem algum tipo de lição e algo que faça com que a gente se identifique e se sinta visto. Ultimamente, tenho apostado muito mais em Fantasia também, e tenho dado chance pra Ficção Científica, que eu conhecia super pouco!
    AMO Um Tom Mais Escuro de Magia, tô doida pra ler logo o segundo livro e esperar o lançamento do último.
    Amei o post!

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá, Miriã! Pessoalmente, adoro um romancinho, porém não tenho costume e nem curto ler histórias que retratem e falem SOMENTE de romance. Eu gosto quando o livro aborda outros assuntos e tem uma dose de romance de aquecer o core (às vezes até inesperada) no meio, sabe? hahahah
    Acredito que os gêneros que mais li na vida foram fantasia e YA, então acho que posso dizer que são meus favoritos. É sempre gostoso descobrir novas histórias que te cativam, e esse ano tive boas surpresas: os dois que mais curti ler, por enquanto, foram "Um Lugar Só Nosso" (Maurene Goo) e "Ouro, Fogo e Megabytes" (Felipe Castilho).
    Muito legal conferir sua lista super diversa. Não conhecia nenhum dos que você indicou, vou procurar saber mais sobre o "Quando Tudo Faz Sentido" e o "Um Tom Mais Escuro de Magia" :D Abraços!

    Blog Trívia

    ResponderExcluir
  16. Oii Mii!
    Menina, acho que é sempre bom ler os livros com finais felizes porque a vida ta complicada em. kkkkk
    Amei demais as suas indicações, a maioria conheço e quero demais ler.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  17. Oii,
    Aii gostei demais das suas indicações. Ainda esse ano quero ler pelo menos uns dois livros de cada gênero, porque eu só tava lendo romance histórico e fantasia kkkk
    Ai hot acho que pra mim não vai. Mas um que quero muito ler é de época. Pelo jeito vou de Julia Quinn, sempre a mais indicada kkkk
    New adult também tem vários que quero, da Elle Kennedy quero todos mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Como conheço o blog faz uns 2 meses romance de época e fantasia eu tinha certeza que eram uns dos gêneros que você gosta.
    Mas preciso ler mais romance de época e erótico, estou em falta com eles.
    Eu gosto de todos esses gêneros e ainda acrescento os thrillers que amo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Adoro todos esses gêneros, mas já faz um tempinho que não leio Young Adult e Fantasia.
    Conheço a grande maioria dos livros listados, apesar de não ter lido nenhum deles. Mas tenho muita vontade de ler o livro da Julia Quinn e da Elle Kennedy.

    ResponderExcluir
  20. Ei, tudo bem? O gênero favorito de leitura é de longe fantasia, então "um tom mais escuro de magia" chamou a minha atenção eu já tinha ouvido falarem bem desse livro, você é mais uma. Estou me tornando adepta dos romances de época a pouco tempo, mas estou gostando bastante. Foram ótimas indicações, tem para todos os gostos! Beijocas e sucesso!


    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!

Capítulo Treze © . Theme by STS.