Por decreto - Izabella Mancini | Resenha

Tudo aquilo que Lorena acreditava ser real em sua vida era uma mentira! Sua história não passava de uma farsa inventada em nome do poder... E do amor.

Lorena Marcondes tinha apenas dezoito anos quando foi entregue em casamento ao filho do maior aliado político de seu pai. Ao ter os sonhos destruídos pela imposição de se casar, a moça jurou a si mesma que jamais se permitiria sentir amor por Henrique Savoia, seu misterioso marido que a todo custo buscava se manter distante dela e da pequena filha de ambos, Maria Catarina.

Henrique sempre amou Lorena em silêncio. Erros do passado fizeram com que seu coração se afastasse da esposa que tanto o odiava, mas a chegada do segundo filho trazia consigo uma nova esperança. Além da possibilidade de ter o sonhado filho homem, o advogado político também via na chagada da criança uma chance de conquistar o amor da esposa que sempre desejou em segredo. Aceitando finalmente a ideia de salvar o casamento com Lorena, o destino lhe prega uma peça dolorosa e talvez seja tarde demais para recomeçar.

Um acidente muda completamente a vida de um jovem casal com uma história conturbada e faz a esperança renascer entre eles. Será o amor capaz de nascer no limite da infelicidade?

Uma história que vai te surpreender de todas as maneiras imagináveis, trazendo no final uma valiosa mensagem e valores relacionados ao casamento e verdadeiro amor. Lendo a história de Lorena e Henrique, se emocionar não é uma opção!

Lorena é uma esposa troféu. Seu casamento com Henrique Savoia que já dura cinco anos é uma completa fachada. Ela foi praticamente obrigada pelo pai a se casar com ele, e agora se arrepende amargamente da ideia. Acontece que o marido mal passa tempo em casa, deixando ela e a filha, Maria Catarina, de apenas quatro anos, completamente sozinhas. 


A ausência do pai é compensada com muita atenção, mas agora que Lorena descobriu que está grávida de novo, parece que tudo pode piorar. A família Marcondes Savoia sempre desejou um neto homem, e Lorena se sentiu muito frustrada quando deu à luz uma menina, que mesmo sendo bastante amada, ainda assim é o símbolo do seu fracasso.

Não te amei no começo da história, mas certamente irei te amar até o final. Até o final.

O problema é que a relação com o marido está mais desgastada que antes, e ela não sabe até quando conseguirá lidar com o descaso dele. O que Lorena não sabe, é que Henrique é completamente apaixonada por ela, mas um fato em seu passado o faz manter-se distante. Mas ele aproveitará a nova gravidez da esposa para enfim se aproximar, mas será que é o bastante?


Por Decreto é um livro que apesar de parecer clichê nos surpreende indo para o dramático. Vi algumas resenhas negativas sobre a trama, mas eu gostei bastante, e acredito que o momento em que li foi um dos motivos que me fizeram absorver a história de outra forma. 

Lorena e Henrique é um casal que tem vários problemas conjugais. Na verdade boa parte dos problemas deles se deve a mal entendidos e interpretações erradas, só que chegou em um momento que simplesmente conversar não adianta mais. São anos de desencontros, descasos e isso magoou muito Lorena, que ficou bastante fragilizada com essa situação. O fato de Henrique também não ser um pai presente aumenta mais ainda o ressentimento da mulher por ele.


Além disso, temos outro fato: Lorena está grávida. Uma gravidez repleta de riscos e que pode definir toda a relação dela com o marido. A pressão constante da família para ter um herdeiro homem também é algo cansativo e que cobra seu preço na saúde mental da mulher. E se você acha que o drama para por aí, é só ler mais do livro pra ver que só tá começando.

O primeiro passo para um relacionamento dar certo é colocar na cabeça que o divórcio não é uma opção. Enquanto houver respeito, carinho e amor, insista. Não deixe tudo acabar por um simples detalhe ou crise de orgulho.

Como falei, a obra tem uma carga dramática bem pesada. Quando achamos que as coisas vão se resolver, mais merdas acontecem. Isso pode soar cansativo em algum momento, mas eu sinceramente gostei de todo o drama envolvendo a maternidade porque é um dos plots que gosto de ler.


É notável o quanto os personagens crescem na trama, principalmente Henrique, que precisa mudar sua postura se quiser reconquistar a esposa. E não é fácil, viu? Imagina tentar mudar a imagem que você vendeu a alguém durante cinco anos da sua vida?? Mas o personagem tem força de vontade e não vai desistir fácil.


Lorena passa por mutias coisas... sério! Ela sofre demais, meu Deus. Se não fosse Maria Catarina pra dar apoio a mulher, eu acho que ela teria sucumbido. E é muito legal ver as interações da menina na trama. Deixa tudo mais emocionante e traz leveza também.


O livro é narrado em terceira pessoa, uma das coisas que eu estranhei, já que estou acostumada a ler histórias desse tipo em primeira pessoa. Mas depois que você acostuma fica fácil acompanhar a trama, que por sinal eu amei.


Por decreto, apesar do clichê inicial, é uma obra que fala sobre perdão, recomeço e amor. É um livro que pesa em alguns momentos mas entrega várias mensagens importantes e reflexivas. A obra tem no Kindle Unlimited e eu super recomendo!

Por decreto | 375 páginas | Editora Amazon | Nota: 5/5


18 comentários

  1. Miriã!
    Os romances que trazem tantos desencontros em um relaionamento e dramas profundos como aqui, são interessantes principalmente se no final, tudo acaba entrando nos eixos e o casal acaba se reencontrando e dando tudo certo. Adoro quando tem finais felizes, ainda mais quando tem criança envolvida.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Logo quando comecei a ler a resenha, só pensei: Esse livro deve ser muito ruim, nunca que vou ler.
    Como terminei a resenha: adicionando o livro no Skoob
    KKKKKKKKKKKK
    Eu acho que não iria ler se fosse só pela capa e pela sinopse, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Já to com pena dela, depois de você falar que ela sofre muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi

    Não conhecia o livro. Bateu a curiosidade de saber qual o motivo da ver pro comportamento "antes eu sofria, agora sou fria" do cara.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi!
    Como a capa de um livro engana a gente, né? Imaginei uma coisa totalmente diferente do que realmente é ;P
    Achei super interessante e com certeza leria! Amo quando tem um bom drama, e adoraria descobrir o que levou o casal a ter tantos problemas assim..

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Durante a resenha fiquei pensando como estar a cabeça dessa mulher, o marido ausente, filha para cuidar, grávida e ainda tem a pressão da família à espera de um menino, nossa eu não aguentaria.
    Fiquei muito curiosa para ver como se desenrola a história, o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto lia senti vontade de ler e ao mesmo tempo senti raiva tanto de Lorena quanto de Henrique.
    Como a relação chegou a esse ponto? E como ter um outro filho em um casamento assim?
    Para entender eu previsões não é Mika? Então add na wishlist

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi,
    Nunca tinha visto nada a respeito desse livro, mas confesso que fiquei curiosa para saber como esses desencontros se desenrolam, apesar de não ser normalmente o tipo de história que eu leio. Adorei saber que ta no Kindle Unlimited, já me ajuda muito haha

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi, eu curti a premissa e o fato de ser ais dramático numa história clichê pode ser muito bom. E ah, gostei que c trocou o layout, eu não gostava do anterior rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Quanta coisa ruim essa mulher tem que enfrentar, hein?! É raro eu ler livros como esse, mas eu gostei o fato do crescimento dos personagens durante a leitura. Além disso, a carga dramática desse livro me deixou curioso.

    ResponderExcluir
  10. Miga, eu até gosto de personagens que sofrem um bocado, mas me incomoda muito quando só sofrem a história inteira, sabe? Nem uma nesguinha de felicidade, Ave Maria. kkkkkk Fiquei curiosa realmente para saber o porquê de Henrique se afastar da Lorena, mesmo gostando dela!

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Miriã.
    Eu fiquei bastante interessada no livro. Mas fiquei com um pé atrás porque no momento estou fugindo de livros com essas pegadas mais dramáticas. Mas vou deixar anotado aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. ola
    gosto de romances assim ,quando mostram um pouco da realidade de muitos casais que não tem dialogos e que por isso muitas vezes quase poe tudo a perder .é preciso reconhecer os erros pedir, perdão . adorei a resenha
    e já anotei a dica

    ResponderExcluir
  13. Oii Mii!
    Parece ser aquele dramalhão intenso. A premissa parece ser bem interessante, me chamou bem atenção, talvez eu leia em algum momento.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Depois de ler sobre a premissa do livro, achei mesmo que o drama pararia por lá hahah coitada da moça. Estou um pouco enjoada de livros desse tipo, mas são muito bons.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii,
    Aiii parece lindo.
    Ainda não o conhecia, mas já quero.
    Amo livros que o casal precisa recomeçar, se reconquistar e perdoar e esse parece ser muito bonito e emocionante.
    Além de ter criança e gravidez, elementos que também gosto nos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá! Aquele livro que você sabe que vai destruir seu emocional, mas que mesmo assim, quero muito ler, justamente por isso, diga-se de passagem. Chega até ser engraçado como esses enredos despertam meu interesse e pelo visto vou ter que preparar meus lencinhos logo no começo da leitura mesmo neh. Vai ser bem difícil simpatizar com o nosso protagonista, mas espero ler e entender o motivo de suas escolhas.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Nossa que enredo sofrido e maravilhoso porque tem crianças. Deve ser complicado esse casamento, viver uma mentira por 5 anos não é fácil.
    Estou curiosa para saber se deu certo no final, beijos.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que fiquei bastante curiosa com esse enredo. Principalmente para descobrir qual é esse segredo do Henrique, que o mantém distante e o impede de sentar com a esposa para conversar e resolver todo o mal entendido. Estou morrendo de curiosidade para descobrir se eles vao ficar bem no final haha

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!

Capítulo Treze. Design by Berenica Designs.