Sabe quando você tenta iniciar uma leitura e por mais que a história até esteja sendo boa, você não tem muiton ânimo de continuar? As páginas passam lentamente e parece que você empacou de vez? Isso é claramente um sintoma de ressaca literária! Se você ainda não passou por ela, saiba que em algum momento a ressaca vai te pegar. Ela é mais comum na vida dos leitores do que você imagina e na minha, parece até que tá fazendo escola de tanto que a danada tá dando as caras.
Já faz muito tempo que eu tenho reparado meu ritmo de leitura diminuir. A cada ano eu tenho lido menos livros e parece que eu tô passando mais tempo reclamando disso do que de fato lendo. Acontece que a vida tem dessas. Tem momentos que a gente vai ler muito, mesmo que o nosso dia seja cheio de coisas para fazer, trabalho, escola, horas no buzão. Sempre vamos arranjar um tempinho para dar uma folheada naquele livro e por incrível que pareça, a leitura vai fluir tanto que você piscou e já foram 30 páginas. Mas tem momentos também que o tempo vai ser seu melhor amigo. Você vai tê-lo de sobra, mas nem com reza braba você vai conseguir avançar naquela leitura que iniciou lá no início do mês. Bom, se não ficou óbvio, essa é a minha fase agora.
Agosto tá sendo um dos piores meses do ano em relação a leitura. Eu finalizei até agora três livros, sendo que um deles é uma graphic novel que eu li super rápido porque 1º a história é muito boa e 2º porque tem mais ilustrações que palavras. Mas o que eu quero dizer é que esse ano tá sendo uma prova de fogo. Eu tenho visto meu ritmo de leitura despencar tanto que toda vez que acontece, eu me desanimo mais ainda. Não é por falta de querer não. Eu tenho mais de 400 ebooks no kindle para ler, mas parece que nada funciona, nada é bom o bastante pra me chamar atenção. Eu tenho andado tão frustrada com isso que até minha vontade de aparecer nas redes sociais diminuiu também. Afinal, se eu não leio, para quê vou postar indicações lá?
Esse negócio é tão louco e afeta tanto a nossa mente que eu já iniciei várias leituras só para não ficar sem ler nada, mas ainda assim, não tem funcionado muito. É triste e cansativo lutar contra nosso corpo e nossa mente quando claramente eles não querem fazer algo. E isso me leva a pensar que talvez seja o momento deu descansar mesmo. Parar de forçar histórias que não estão dando certo, tentar me reconectar com os livros e a leitura para voltarmos a ser uma relação confiável e prazerosa, longe de cobranças, excessos e comparações.
Acho que quando você entende o que precisa fazer, fica mais fácil lidar com as frustrações que a ressaca literária acaba trazendo. E por isso eu tenho deixado a vida me levar. Claro que quando me dá a mínima vontade de ler, eu deixo tudo de lado e tento focar apenas nessa tarefa, mas também tenho respeitado meu tempo e minhas limitações do momento.
Eu acho que esse texto todo foi uma forma de desabafar e também dizer para você que estiver lendo, saiba que a leitura é algo inestimável, mas se não mantermos uma boa relação com ela, isso nos cobra um preço. Por isso não se force, não se compare, não leia apenas por ler. Desfrute da leitura como se fosse um dia de verão no parque, cercado de amigos em um piquenique. Aprenda que pausas precisam ser feitas e não adianta tentar ir contra porque quanto mais você força, menos isso te ajuda.
Espero que esse desabafo tenha te ajudado de alguma forma, porque com certeza escrevê-lo me ajudou ;)
ah ah ah nem me digas nada! nada pior que ler um livro fantástico e chegar ao fim! Ainda hoje (depois de tantos livros lidos), ainda não sei lidar com isso!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram