Vou para de usar as redes sociais?

Esse ano foi um ano de muitas mudanças que acabaram por colocar muitas coisas em perspectiva para mim, e uma delas é o meu espaço nas redes sociais. Já tem um tempo que eu tenho estado bem insatisfeita com a entrega dos conteúdos, e já percebi que para você conseguir se manter relevante em alguma plataforma, principalmente no instagram, você precisa criar muito conteúdo em vídeo. Se você não faz isso, é como se eles te punissem por não trabalhar para eles, e você acaba literalmente num limbo onde nenhum conteúdo é entregue e parece que você tá falando com ninguém. E se você resolve se render ao que o algoritmo te pede, acaba virando refém de uma máquina que te faz criar mais e mais conteúdo, sem tempo para pausa. E ai se você deixar de postar reels em um dia... seu alcance já caiu pela metade de novo.

É como se fosse um ciclo vicioso onde você só perde e perde. E eu entendo quem queira se estabelecer nas redes sociais e condicionar a vida toda para fazer isso, mas desculpa aí instagram, eu tô um pouco cansada Eu tô na internet desde 2015 e caramba, quanta coisa eu já fiz. É post pro blog, vídeo pro youtube, foto pra resenha, post no canva... Caramba, ninguém pensa o quanto isso é desgastante? 

Sinto que eu cheguei no meu auge. Desde o início do ano eu tenho lutado contra a vontade de simplesmente parar. Sair de vez das redes sociais e focar só no canal no youtube. Até fiquei umas semanas fora do instagram em maio e olha, foi bem difícil no começo. Parece que eu tava numa reabilitação contra drogas de tanto que eu me sentia perdida sem poder entrar nas redes sociais. Só que esse tempo fora foi passando e com ele a abstinência também, e o que ficou foi o entendimento de que eu não preciso voltar para um lugar que só suga a minha energia e não me dá nada em troca.

E eu confesso que sim, desde que eu dei essa pausa das redes sociais, mais eu tenho vontade de sair de vez e nunca mais voltar. A questão é que eu não consigo mais me conectar com esse tipo de conteúdo. Aquela animação e alegria de poder falar com as pessoas sobre livros ou qualquer outro assunto, foi embora tem tempo, mas só agora eu me dei conta. É como se eu tivesse me desencantado das bookredes. Aquele conteúdo não me representa mais, ele não me chama mais atenção. Eu entro no tiktok e a vontade é de sair em seguida porque tudo parece o mesmo. As mesmas pessoas, os mesmos estilos de indicação, as mesmas publicidades. Entramos numa maré de mesmice que fez perder todo o encanto que eu via ali. E se eu não quero nem mais consumir isso, por que eu deveria criar conteúdo então?

O instagram é pior ainda. Se você vê um estilo de post fazendo sucesso, passa uma semana e já tem quinhentas pessoas fazendo o mesmo. Agora é uma febre com feed organizado feito no canva. Cadê a autenticidade? Parece que todo mundo perdeu a identidade que colocava ali e criou uma vitrine só pra vender publicidade. 

Essa frustração que as redes sociais têm colocado sobre mim acaba por afetar não somente minha relação com os livros, mas a minha vontade de aparecer. O prazer de surgir nos stories e fazer recomendações? Ele sumiu. Eu mal apareço hoje em dia e quanto mais eu fico sem postar, menos eu quero. E infelizmente eu sinto que a comunidade que eu criei ali, nem vai se importar. Porque amanhã vai surgir uma outra leitora fazendo o que eu faço e vai me substituir. É assim que a internet funciona e eu tô um pouco farta disso.

Eu já diminui bastante a minha presença tanto no instagram quanto no tiktok, menos eu posto, menos eu falo com meus seguidores e eu acho que o que eu tô vivenciando vai seguir para o abandono total das redes sociais. Nem serviços com autores eu quero mais fazer. Parece que eu estagnei e não tô conseguindo mais me encontrar. Eu só não paro de vez agora porque eu tenho parceria com editoras e eu preciso entregar meus conteúdos, mas se não fosse por isso, eu já teria desativado todas as minhas contas. Eu não consigo mais me reconhecer como leitora que acompanha outros criadores, assim como não me vejo mais como uma criadora de conteúdo de livros. Espero que seja apenas uma fase sombria da minha vida, mas eu sinceramente não me sinto confortável de ficar ali hoje em dia.

Vou continuar no youtube porque é onde eu me sinto mais eu mesma e você pode me acompanhar por lá, caso um dia eu suma das outras redes. Também tentarei estar mais presente aqui no blog, que é minha casa original e que tem me ajudado bastante nesse tempo que eu tô meio desconexa dos livros, sabe? É como eu sempre digo: vocês jamais me verão dizendo adeus. 

3 comments

  1. Por vezes vivemos em função das redes sociais e esquecemo-nos de viver! dar uma pausa ou abrandar o consume o de conteúdos pode ser uma mais valia.

    Quanto ao comentário que deixaste no meu post sobre precisar de estudar e não teres vontade, penso que o meu post de hoje te possa apresentar uma sugestão, para te ajudar.

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é exatamente isso. Condicionados tanto o nosso tempo para as redes sociais que não conseguimos aproveitá-lo fora delas. É difícil quebrar esse ciclo e acho que estou caminhando para isso.

      Excluir
  2. Oi, Mika! Tudo bem? Desde de abril perdi a constância de entrar no bookstagram e ela se tornou zero em torno de junho a agosto, esse mês resolvi ser ativa novamente, e me assustei quando não encontrei seu perfil, pois era um dos meus favoritos. Mas, concordo totalmente com você, as bookredes perderam sua essência, e hoje vivemos em um loop onde posts sem originalidade são criados, e caimos na mesmice, esses dias me deparei com uma colega que estava acusando outra pessoa de copia-lá e quando você comparava o post em questão, era um conteúdo mais simples que qualquer pessoa com bookrede já criou nessa vida. As vezes também desejo abandonar tudo e começar de novo, mas minha preguiça é maior, rs. Agora vou continuar te acompanhando por aqui e no youtube. ♥ Sucesso!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!