Imagina ficar presa dentro da história do seu livro favorito. É essa a premissa de A novel love story, um romance de realismo mágico que me encantou completamente nos últimos dias.
Elsy é uma mulher marcada por uma grande decepção do passado. Desde então, ela se refugiou nos livros, em especial a série de romances Cachoeiras Quixotescas, sua favorita. Por causa dessa série, ela e a melhor amiga criaram um clube de leitura online para falar sobre os livros e todo ano eles viajam para uma cabana onde se encontram e passam a semana juntos.
Mas esse ano as coisas não saem como planejado. Imprevistos acabaram fazendo todos do clube cancelarem a viagem, deixando Elsy sozinha no momento em que ela mais precisava. Disposta a ir mesmo assim, a personagem parte em uma viagem de carro, mas acaba se perdendo no meio da estranha. É quando ela se vê em uma pequena cidade onde deverá passar a noite.
No dia seguinte, Elsy vai perceber que as pessoas e os estabelecimentos dali não são tão desconhecidos como imaginava. E como num passe de mágica, ela descobre que está em Eloraton, a cidade fictícia dos seus livros favoritos. Ao conhecer intimamente os personagens que tanto ama, a mocinha vai percebendo que todos os dias são iguais, como se eles estivessem presos na mesma narrativa, já que a autora morreu antes de terminar o último livro da série. E talvez terá que ser ela mesma a escrever um final feliz para todos.
Eu gostei muito desse livro porque é um romance adulto, com questões adultas sendo retratadas. Eu amo histórias que sejam mais leves e divertidas, mas para além de uma diversão, é sempre bom mergulhar em um livro que aborde questões mais reais e dramáticas do nosso cotidiano, e mesmo com essa pitada de realismo mágico, a autora conseguiu tratar os assuntos aqui de uma maneira responsável e bem interessante.
Elsy é uma personagem claramente machucada, com mágoas do passado. A sensação que dá é que ela estagnou na vida e deixou todas as decepções moldarem o seu caminho. O que ela precisa é de um sacode, alguém que a faça ver mais do que a própria situação, e estar presa no drama de outros personagens foi esse tapa na cara que ela precisava. O crescimento da mocinha é enorme e é impossível não torcer por ela ao entender o que a levou a ser quem é. Eu queria por muitas vezes gritar e sacudi-la para reagir, fazê-la tomar as rédeas da situação, mas também entendia que ela precisava encontrar as respostas por si só, e foi maravilhoso acompanhar todo esse desenvolvimento da personagem ao longo da história.
Esse livro é recheado de amor aos livros. É uma história que celebra o poder da literatura, dos autores responsáveis por criarem universos e personagens que nos encantam. Acho que ler uma história que fala tão bem daquilo que a gente tanto ama, faz o leitor se sentir parte do enredo, pois compartilhamos a mesma paixão. Eu me senti abraçada lendo essa história e me imaginando dentro do próprio livro, conhecendo esses personagens e tentando entender a dinâmica deles na série original.
Temos um romance para acompanhar aqui que também mexeu muito comigo. O interesse amoroso da protagonista é bem misterioso e eu demorei um pouco a gostar dele por isso, mas acho que esse romance ganha mais força no final da história. Apesar de ser um romance bem morno, eu ainda fiquei aflita com os caminhos do enredo e até chorei bastante. Parecia que tudo tava dando certo, mas errado ao mesmo tempo, e eu já não sabia o que esperar. O plot acabou sendo previsível, mas nem isso conseguiu estragar minha experiência. Foi aquele tipo de história que demorou pra engrenar, mas depois foi só alegria. Eu fiquei viciada, só queria saber de ler!
Espero demais que alguma editora traga o livro para cá porque eu amei demais e queria que vocês também conhecessem essa preciosidade.
0 comments
Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤
Comentários PLAGIADOS NÃO SERÃO ACEITOS!